Abaixo listamos as diretrizes e comentamos.

1. Faça com que seja fácil comprovar a informação que está em seu site

Você pode construir uma boa credibilidade fornecendo apoio de terceiros, como depoimentos, referências, de onde obtém as informações que você apresenta. Mesmo que as pessoas não entrem nestes links, você demonstra confiança em seu material.

2. Mostre que existe uma empresa por trás dele

Mostrar que seu site é para uma organização legítima irá aumentar a credibilidade do site, a maneira mais fácil de fazer isto é exibir um endereço físico.

3. Enalteça o conhecimento especializado (expertise) desta empresa sobre o conteúdo e serviço oferecidos

Você tem especialistas em sua equipe? Eles são contribuidores ou são autoridades em determinado assunto como prestadores de serviços? Certifique-se de exibir as credenciais. Você está filiado a uma organização respeitada? Procure deixar isso claro.

4. Demonstre pessoalidade ao longo dos textos

Faça com que o usuário saiba que existem “pessoas físicas” por trás da empresa ou projeto. Forneça dados de contato (nome de pessoas, telefones e e-mail) para maior credibilidade. Responda os contatos sempre que forem demandados pelos endereços eletrônicos presentes no site.

5. Faça com que seja fácil entrar em contato com os responsáveis pelo site

Uma maneira simples de aumentar a credibilidade do seu site é tornar as suas informações de contato claras: número de telefone, endereço físico e endereço de e-mail.

6. Utilize um design que mostre que o site é profissional

Ao projetar seu site, preste atenção ao layout, tipografia, imagens, problemas de consistência e muito mais. O design visual deve coincidir com o propósito e objetivos do site.

7. Faça com que seu site seja fácil de usar (usabilidade) – e que seja útil (relevante)

Estamos apertando duas orientações em uma aqui. A pesquisa mostrou que os sites ganham pontos de credibilidade por ser fáceis de usar e úteis. Alguns programadores esquecem os usuários quando eles servem para o ego da própria companhia ou tentam mostrar as coisas deslumbrantes que eles podem fazer com a tecnologia web, e isso mina a credibilidade de um site para os usuários.

8. Atualize o site periodicamente ou mostre que ele é revisado com frequência

Pessoas atribuem mais credibilidade a sites que mostram que foram recentemente atualizados ou revistos. Neste caso um site com CMS (Content Management System) é essencial. Aqui na Agência trabalhamos com o CMS Joomla.

9. Tome cuidado com publicidade em excesso

Sites que apresentam muitos anúncios são vistos como sites com pouco conteúdo relevante e isso espanta os usuários.

10. Revise periodicamente os conteúdos do site na busca de erros

Sites com erros são tidos como amadores e também tem o efeito de repelir os visitantes. Busque por links quebrados ou que apontam para sites ou páginas que não existem mais. Estabelecer a rotina de busca por erros é algo essencial.

Parece muito óbvio, não é? Mas antes de responder, navegue pelo seu próprio site, e também por outros sites na internet, e veja que, embora óbvio, muitos sites deixam a desejar em um item ou mais. A credibilidade é um fator decisivo quando um usuário parte para a ação final, seja solicitar um contato, contratar um serviço, comprar produto, etc.

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Até mais!