Neste ano, Jobs ainda não estava de volta na Apple quando ele deu uma entrevista ao site da Wired, onde fez uma série de apostas sobre a internet e a tecnologia. Confira sete previsões acertadas de Steve Jobs:

1 - Web Onipresente

A maior previsão de Jobs era que a web seria onipresente. Muitas pessoas também previram esta evolução na Web. Jobs afirma “Haverá conexão de internet em todos os lugares. E tudo que é onipresente é interessante”.

2 - O grande poder do E-commerce

Quando Jobs foi questionado sobre os principais beneficiários da web, ele disse que seriam as pessoas que possuem algo para vender: “O Comércio. As pessoas vão parar de ir a um monte de lojas e irão comprar produtos através da Web!”. Ele afirmava que o comercio eletrônico se tornaria gigante.

3 - Maior aproximação com o cliente

“A melhor maneira de pensar na Web é como canal de distribuição direto para o cliente, tanto em informações ou comércio. A internet ignora todos os intermediários que tendem a desacelerar as coisas, e torná-las mais caras" disse Jobs.

Conferimos este fator no sucesso de startups, da polêmica entre taxistas x Uber, dentre outros.

4 - A queda dos desktops

Jobs previu que o mercado de desktops passaria por uma crise nos próximos 10 anos. O que de fato se confirma com a grande queda de vendas de desktops com o aumento de dispositivos móveis de pequeno custo.

5 -  Serviços de armazenamento em Nuvem

Uma grande tendência atual que temos é o uso de armazenamento em nuvem, também anunciada por Jobs em 1996. “Eu não armazeno mais nada, eu utilizo muito os e-mails, e não chego a guardar nada. Eu me utilizo do e-mail para me lembrar de fazer alguma coisa. Essa é a minha memória.” Afirma Jobs.

6 - Tecnologia nas escolas

Jobs foi um grande defensor da tecnologia nas escolas, mas mesmo em 1996, ele percebeu que a adição de tecnologia não significa automaticamente que as escolas seriam melhores. Defendendo mudanças mais drásticas no ensino.

7 - Sobrecarga de informações

Ele também argumentou que as pessoas já estavam vivendo em uma “sobrecarga de informações” e “a maioria das pessoas obtém muito mais informações do que eles podem assimilar.” Isso pode ter sido verdade e continua a ser verdade hoje, ainda mais com as redes sociais.

Certamente Jobs foi uma das grandes mentes por trás de toda a tecnologia que desfrutamos no nosso dia a dia, seja como inventor ou como empresário, são de mentes como a de Jobs que nos inspiramos para olhar para o futuro e nos prepararmos para novas vertentes e caminhos desse universo da web.

Forte abraço!

Via Business Insider