Blog

5 dicas para melhorar experiência do usuário no seu site

Se você está antenado às novas tendências da web já deve ter ouvido falar do UX e UI. A experiência do usuário (em inglês User Experience - UX) e a interface de usuário (User Interface Design - UI) é algo que afeta todas as pessoas que navegam nos sites.

Primeiro é necessário esclarecer a diferença entre UI e UX. A UI é uma das partes que compõem a UX, são as ferramentas, os artifícios que utilizamos para fornecer ao usuário uma boa experiência, já a UX se trata de algo mais abrangente, englobando uma série de fatores que geram ao final um sentimento sobre aquele website ou conteúdo, geram uma experiência ao usuário.

Você já ficou extremamente frustrado por não conseguir clicar em um botão de algum site por ele ser muito pequeno ou quando uma pop-up de promoção toma conta da página inteira? Pois é, a experiência que o usuário tem ao acessar qualquer conteúdo na web pode ser uma experiência satisfatória ou frustrante.

Numa época de consumo rápido de conteúdo, o usuário não quer se preocupar em preencher um extenso formulário para ler apenas uma notícia em um website, por isso este assunto se torna hoje um dos mais importantes na área web. Como o conteúdo é produzido para um determinado público-alvo, que vai acessar de diferentes dispositivos, um dos nossos deveres é oferecer a melhor experiência possível para o usuário, esse é um dos motivos que nós da VR SYS Agência Digital damos prioridade a sites responsivos e com otimização para dispositivos móveis. Listamos para você cinco dicas que devem ser seguidas quando se trata de conteúdo web e UX:

1 - Evite formulários extensos que pedem informações desnecessárias

Nunca pergunte algo que o computador possa descobrir sozinho. Se caso surgiu uma necessidade de coletar informação adicional do usuário, procure adicionar campos a mais no formulário somente se for necessário. Você pode utilizar outros dados já coletados durante o processo para atender a demanda, e auxiliar com o preenchimento automático dos campos para que o usuário fique livre de preencher mais um campo no formulário. Evite adicionar campos desnecessários que só acabam arruinando a experiência do usuário. Como por exemplo, inserir um campo em um formulário pedindo o nome dos pais sendo que estrategicamente para o objetivo da empresa não irá contribuir.

2 - Diminua ao máximo a poluição no checkout

Essa dica é mais para lojas virtuais, e também envolve uma estratégia para aumentar as conversões. Se sua loja virtual oferece um checkout (página para finalizar a compra) com muitos anúncios e promoções de outros produtos, fica desconfortável para o usuário, é muita informação tirando a atenção dele do real objetivo: finalizar a compra. Ofereça um ambiente limpo, livre de distrações e desconfortos. E isso oferece uma porta para o usuário decidir não clicar no botão de compra e acabar vendo outro produto, ou seja, você pode até perder a conversão.

3 - Não impeça o usuário de navegar ao conteúdo, facilite

É importante fornecer opções adequadas para o dispositivo móvel, as áreas clicáveis devem possuir espaço suficiente e não oferecer dificuldade ao usuário, seguindo essa mesma linha, um assunto que também merece ser citado é o carrossel, por vezes os usuários se veem em uma situação em que não pretendiam, pois justo quando foram clicar no link apresentado no carrossel, ele mudou. Cada vez mais se vê a tendência de deixar parado o carrossel, se usuário quiser, ele mesmo avança as promoções ou o que esteja sendo apresentado.

4 - Anúncio que ocupa toda a página

Talvez esse seja o ponto que mais incomoda os usuários nos sites hoje em dia, não há nada que aborreça mais do que um anúncio impossibilitando o usuário de ver o conteúdo, principalmente quando acompanhado do item anterior, onde o botão de fechar é pequeno demais, essa situação até gerou um estudo de caso feito pelo Google, onde a situação foi determinante para a retirada do anúncio gigante. Podendo gerar altas taxas de rejeição no site, essa prática deve ser evitada.

5 - Um bom mecanismo de busca no site é essencial

Vários sites, principalmente lojas virtuais, se deparam com essa ferramenta, as boas práticas dizem que o campo de busca deve ser sempre visível e bem identificado, mas o mais importante é: ele é funcional?

Muitos mecanismos não estão bem adaptados às buscas feitas pelos usuários, gerando muitas vezes situações que vão do frustrante ao cômico. Um espaço pode fazer toda a diferença entre encontrar ou não um produto ou uma matéria, isso é extremamente desagradável para o usuário que deve adivinhar o termo correto para fazer uma simples procura.

Concluindo, sempre se coloque no lugar do usuário, estamos em um tempo de dinamismo e busca de facilidades nas coisas cotidianas, por isso não devemos impor barreiras com os usuários, uma dica adicional é sempre manter o ambiente familiar ao usuário ou cliente, isso pode fazer toda a diferença para seu conteúdo emplacar.

Gostou da nossa postagem? Compartilhe com seus amigos e siga-nos em nossa página do Facebook!

Até a próxima!

Gostou desse conteúdo? Ajude-nos compartilhando!

As etapas para se criar um web site! Do domínio ao SEO

As etapas para se criar um web site! Do domínio ao SEO

Falamos muito sobre aspectos detalhados de um website: cores, tipografias etc... Essas são postagens e dicas muito específicas, mas e o leitor que não sabe por onde começar na criação de um site? Muitas vezes você pode estar perdido e a falta de uma direção pode acabar frustrando a ideia do website e às vezes levando até a desistência.

Leia Mais

 

Recentes

As etapas para se criar um web site! Do domínio ao SEO

As etapas para se criar um web site! Do domínio ao SEO

Falamos muito sobre aspectos detalhados de um website: cores, tipografias etc... Essas são postagens e dicas muito específicas, mas e o leitor que não sabe por onde começar na criação de um site? Muitas vezes você pode estar perdido e a falta de uma direção pode acabar frustrando a ideia do website e às vezes levando até a desistência.

Leia Mais

Adquirentes e subadquirentes – Qual a melhor escolha para sua loja virtual?

Adquirentes e subadquirentes – Qual a melhor escolha para sua loja virtual?

Criar uma loja virtual, e adentrar no mundo do e-commerce pode parecer muito intimidador de início, são muitas informações novas que diferem do comércio físico. Além disso são muitas decisões a serem tomadas e sempre há prós e contras para todas elas, uma das maiores dúvidas pra que está iniciando a loja é utilizar um adquirente ou um subadquirente para os pagamentos. No post de hoje vamos explicar o que é cada um deles, suas diferenças e qual o melhor para sua loja virtual!

Leia Mais

Se interessou?! Veja mais postagens:

bolinhas
VR SYS Agência Digital - Todos Direitos Reservados © - 2017