E com essas mudanças é comum que o logotipo deixe de representar aquilo que a empresa se tornou com o tempo.

E aí entra a necessidade de um redesign de logo que faça sentido para o novo momento da empresa.

O redesign de um logo não é um processo simples, sendo sempre recomendado a contratação de profissionais experientes para a realização do serviço.

E mesmo com a contratação de profissionais às vezes acontece do resultado ser ruim, ou ainda os fãs da marca não simpatizarem com o novo logo.

Para que isso não aconteça com o redesign do logo da sua empresa, separamos alguns casos de sucesso e fracasso de redesigns de marcas famosas para analisarmos.

1- GAP

Para quem não conhece, a GAP é uma loja de roupas que atua em diversos países, inclusive no Brasil.

A GAP é conhecida por ser uma loja de roupas casuais, mas não menos caras, que tem como público-alvo principal, mulheres de classe alta.

Em 2017 a GAP apresentou ao mundo uma nova marca que desagradou tanto, que eles desistiram de usá-la algum tempo após o anúncio.

O logo da GAP possui tipografia serifada (com pezinhos), condensada, em caixa alta que transmite uma sensação de simplicidade e luxo.

O grande erro da equipe que propôs o novo logo foi ter deixado de lado essas sensações para criar uma alternativa moderna e minimalista.

Nessa opção foi escolhida uma fonte sem serifas (sem pezinhos), não condensada e com apenas a primeira letra em caixa alta, o que faz com que o logo seja muito genérico.

Agora pense que um dos motivos que levam as pessoas a comprar na GAP é a exclusividade de vestir essa marca. Mas como passar esse sentimento se a marca é genérica?

Ainda por cima, a nova marca sobrepõe a tipografia na cor preta com o quadrado azul gerando pouco contraste entre os elementos.

Para piorar ainda mais, o degradê de azul utilizado no quadrado lembra muitos os efeitos padrões dos programas do pacote Office da década passada, anulando a tentativa de criar a sensação de modernidade.

2- Aol.

Nós já tocamos de forma breve sobre o fraco redesign da Aol. (se escreve com ponto mesmo) em nosso post sobre a necessidade de um logotipo para sua empresa.

A empresa é conhecida como uma das mais antigas empresas que tem como principal fonte de renda a internet, nascendo quase no mesmo período que a Google, Yahoo! e outras gigantes do setor.

E a empresa decidiu inovar em sua marca trocando a tipografia com cantos arredondados pela famosa fonte helvética. O nome também mudou de “AOL” para “Aol.”

A helvética é considerada a melhor fonte do século XX e muitas empresas a utilizam em suas marcas. Porém, justamente esse alto uso da Helvética fez com que ela se tornasse muito genérica.

Mas o grande problema do redesign de marca da aol. não é a tipografia, mas sim a tentativa de aplicar o logo sobreposto em imagens.

O objetivo dessa ação era mostrar como a empresa é flexível com seus clientes, porém algumas imagens utilizadas não contrastam bem com a tipografia, além de serem muito clichês.

Inclusive, a simpatia do logo antigo, com seus cantos arredondados também já gerava um sentimento de flexibilidade, então não havia motivos para uma mudança tão radical assim.

3- Pepsi

Diferente do seu principal concorrente, a Pepsi costuma fazer redesigns de sua marca de forma constante e falaremos sobre o último, que ocorreu em 2009.

O redesign da Pepsi não é de todo ruim. Há uma alteração na tipografia que agora utiliza fonte arredondada e fina em caixa baixa e também no desenho que agora possui um formato que lembra um sorriso.

Porém o que mais choca nesse caso é que a Pepsi pagou 1 milhão de dólares nesse redesign. Na sua opinião esse logotipo vale tudo isso? Na nossa humilde opinião não.

A tipografia traz uma sensação de saúde, remetendo até mesmo às bebidas gaseificadas e refrescos sem açúcar.

Isso seria muito bom se o público-alvo principal da empresa fosse pessoas “fitness”, algo que duvidamos bastante.

A tentativa de estilizar a letra “e” do texto “pepsi” atrapalha um pouco a legibilidade do texto, fator que deve sempre ser testado pelo profissional antes de propor a opção ao cliente.

O desenho antigo do círculo da pepsi, lembra o formato ying-yang que gera uma sensação de equilíbrio, remetendo a uma bebida perfeita no ponto certo.

Já o novo desenho gera uma sensação de jovialidade com o smile. Outro ponto é que a linha branca flui para cima como um rio, o que remete a constância e a história da empresa.

Pelo preço que foi pago, a Pepsi merecia algo muito mais inovador do que o que foi apresentado.

4- Uber

Um redesign de marca simples, porém muito efetivo para a plataforma de compartilhamento de automóveis, o Uber.

O primeiro logo do Uber passa a sensação de exclusividade e luxo, com tipografia em caixa alta e um maior espaçamento entre as letras.

Já a tipografia do novo logo dá uma cara mais amigável para a empresa, evidenciando que o Uber é acessível a todos.

Esse redesign foi muito importante para a empresa, visto que o principal motivo das pessoas utilizarem o Uber é a economia e a rapidez no transporte urbano.

Com diversos concorrentes como 99taxis e Cabify surgindo, a decisão pelo redesign, com certeza fez diferença para que o Uber continuasse sendo a maior plataforma de compartilhamento de automóveis do mundo.

5- Dropbox

O Dropbox é uma empresa que oferece serviços de compartilhamentos de arquivos em nuvem e seu logo já estava precisando de um redesign.

O desenho do logo antigo tem os losangos da caixa em ângulos diferentes, algo que pode causar uma certa estranheza.

Já o desenho do novo logo é constituído de 6 losangos (5 azuis e 1 branco) de tamanhos e ângulos iguais, o que simplifica a forma tornando-a mais memorizável.

Houve uma mudança leve na tipografia que no logo novo possui uma fonte com maior variação na largura do traço.

Outro ponto importante desse redesign é a implementação da cor preta no texto “Dropbox”, assim separando texto de desenho e destacando-os.

Assim como o Uber, a Dropbox também está em um mercado cada vez mais competitivo, então o redesign vem em um bom momento.

6- Mailchimp

O Mailchimp é uma das maiores ferramentas de automação de marketing do mundo, mas nem sempre foi assim.

Até algum tempo atrás o Mailchimp era uma ferramenta bastante focada em e-mail marketing que com o tempo foi abrangendo outras áreas do marketing digital.

Com isso notou-se a necessidade de mudar a marca para representar a dimensão dos novos serviços da plataforma.

O desenho do novo logo é monocromático e possui um traçado mais liso e com menos detalhes que o antigo, o que faz com que a memorização fique mais fácil.

O Mailchimp também alterou de forma radical a sua tipografia, trocando sua tradicional fonte cursiva (escrita à mão) para uma fonte sem serifas.

O problema de fontes cursivas como a do Mailchimp é que elas não são tão boas em termos de legibilidade, então a troca foi uma boa decisão.

Ambas as fontes têm um aspecto brincalhão mostrando que a plataforma continua sendo voltada para jovens empreendedores de mercado mais “cool”.

O termo “MailChimp” foi alterado para “mailchimp”. O objetivo dessa mudança é tirar o destaque da palavra “mail” (e-mail em inglês) visto que o e-mail marketing já não é mais a única possibilidade dentro da ferramenta.

E assim como no caso de Uber e Dropbox, o Mailchimp também ganhou muitos concorrentes com o passar dos anos (busque no Google por “ferramenta de automação de marketing” e você entenderá).

Por isso o Mailchimp não mudou somente o logo, mas sim sua forma de se expressar com desenhos mais sujos e feitos com pouco apego à realidade.

Dicas para um bom Redesign

Confira agora algumas dicas para que a sua empresa não jogue dinheiro fora com um redesign de logo ruim.

Só invista em redesign se for necessário

Em geral, as pessoas não estão abertas à mudanças e por isso é importante que você só invista no redesign do logo da sua empresa se for mesmo necessário.

Uma das funções de um logo é fazer com que a pessoa associe os elementos visuais com a sua marca.

Isso significa que se você mudar o logo da sua empresa todo ano, as pessoas não terão tempo para guardar sua marca em suas memórias.

Alguns motivos para se fazer redesign são:

  • Mudança no mercado de atuação da empresa;
  • Mudança no serviço ou produto da empresa;
  • Mudança no posicionamento ético da empresa;
  • Necessidade de uma marca mais exclusiva;
  • Necessidade de um logo mais profissional;
  • Novas tendências de Design.

Confie sempre em profissionais

As chances de um redesign dar errado são muito menores se você confiar em uma empresa com profissionais especializados em Design.

Caso esteja procurando por serviços de criação de logo, não esqueça de checar o portfólio da empresa para ver se o pessoal é mesmo especialista.

É muito importante que você evite serviços com preços muito abaixo da média de mercado, visto que a qualidade não é nem um pouco garantida.

Outro tipo de serviço pra se evitar são os sites onde você faz seu próprio logo. Geralmente essas ferramentas são bastante travadas o que leva a resultados genéricos.

Além disso, muitas pessoas já usam esse tipo de site, então é natural que várias pessoas acabem com logos praticamente iguais para suas empresas.

Tudo começa com um bom Briefing

O Briefing é um elemento crucial para a execução de um bom serviço de redesign, visto que é através dele que você fornecerá informações importantes para a empresa que criará seu logo.

Por isso não tenha medo de exagerar na hora de respondê-lo, porque quanto mais informações a empresa tiver melhor.

Ouça o que a empresa tem a dizer

Apesar da empresa que você contratar ser responsável pela criação do logo, quem baterá o martelo será você.

Durante a apresentação das propostas, a empresa explicará o conceito de cada opção criada, fundamentado no Briefing que você preencheu antes da criação.

É importante que ao sugerir alterações você tenha critérios. Caso contrário, um trabalho muito bom pode ir por água abaixo por causa de gostos pessoais.

Por isso escute aquilo que a empresa tem a dizer. Caso alguma sugestão de alteração da sua parte não seja recomendada pelos criadores do logo, escute o motivo pelo qual eles não a recomendam.

Conclusão

Como você pode ver, nem mesmo as grandes empresas escapam de redesigns que dão errado e por isso é muito importante você se prevenir ao máximo para que o mesmo não aconteça com você.

O redesign é um investimento que renova a imagem da sua empresa, adequando-as para mudanças que ocorrem com o tempo e por isso é tão importante.

Sentindo que sua empresa precisa de uma cara nova? Entre em contato com a VR SYS Agência Digital ou conheça nosso trabalho!

Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.