1 - A explosão dos sites “Mobile First”

Ter um site que não é projetado para visualização em smartphones é cada vez mais impensável. O usuário começa a preferir a praticidade dos dispositivos mobile cada vez mais e aliado a este fator, os websites responsivos possuem uma melhor posição nos rankings dos motores de busca. A Google, por exemplo, dá atualmente prioridade a sites “mobile friendly” nos resultados de busca.

2 - Iconografia ágil

O uso da iconografia vem com força, mais e mais designers estão dando prioridades aos ícones e seus variados estilos. O ícone facilita muito a navegação do usuário, além de sintetizar certos aspectos. Outra coisa que aparece neste cenário é o uso do formato SVG, permitindo o uso de ícones grandes com qualidade e sem peso no website.

3 - Vídeos institucionais

Uma das maiores barreiras entre o visitante e a compra, ou geração de leads é a confiança. E o vídeo é uma das melhores maneiras de passar isto ao seu público, podendo personalizar sua marca e apresenta-la de forma mais efetiva aos possíveis clientes. Há diversos tipos de vídeos que podem ser utilizados nas páginas, como vídeos de apresentação, animação, testemunhais, uso de produtos entre outros.

4 - Tipografia destacada e responsiva

O padrão Arial/Helvética já passou há muito tempo! Usando o serviço da Google Fonts ou puxando fontes externas pelo CSS podemos tornar a tipografia um elemento de forte expressão e criatividade em um website. O uso de Tipografias responsivas assim como o layout  é uma inovação que facilita muito a usabilidade.

5 - Uso de imagens grandes e impactantes

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras! Por isso a popularização de sites que usam uma grande imagem para valorizar seu produto vem se tornando um padrão com técnicas para diminuir seu peso e carregamento, as imagens grandes vem sendo aplicadas em conjunto de animações e vídeos no mesmo tamanho, geralmente na home do website, sendo o primeira visualização do usuário.

6 - Variações do estilo Flat Design

O Flat Design é um estilo de formas, objetos e desenhos, que utiliza elementos clean, sem sombras, elementos com relevos, texturas e gradiente, utilizando cores chapadas e estruturas simplificadas indo direto ao ponto, dando foco ao conteúdo. Já muito estabelecido, agora o Flat Design, mantendo boa parte da estrutura de Flat, vem retornando variações de  sombras, pequenas texturas e pequenas profundidades.

7 - As animações voltaram no processo de criação de sites

As tecnologias novas como as animações CSS estão tornando mais fáceis de usar e mais interativas, além de funcionarem sem a necessidade de um plugin e todos aquelas instalações desnecessárias e que o usuário morre de medo de instalar. A tendência é que isso se acelere com o uso de formas mais complexas em animação.

Todos os pontos que mostramos são técnicas com uma base já estabelecida no mercado atual, algumas mais utilizadas que as outras, porém todas com um grande potencial para contribuir cada vez mais com o desenvolvimento de websites modernos.  
Nos da VR SYS Agência digital estamos sempre nos atualizando com as mais novas ferramentas e técnicas e visuais para melhorar a otimização de nossos sites e para melhor atender nossos clientes.