É muito comum que não seja dada a verdadeira importância ao briefing, por falta de tempo ou pelo cliente desconhecer a utilidade desta ferramenta. Sem um briefing bem feito, acarreta um processo mais demorado, ou seja, mais custoso para ambas às partes. Um briefing adequado é o primeiro passo para o sucesso de um projeto de website. A qualidade das informações iniciais é essencial para que os ideais, objetivos e estratégias de comunicação fiquem completamente claros, tanto para o contratante e contratado.

Listamos um resumo informações fundamentais no nosso processo de briefing;

Ramo de atuação da empresa (informações gerais)

Nesta etapa o cliente deverá apresentar o seu ramo de atividade, muitas vezes os desenvolvedores não conhecem de forma ampla o ramo de atividade do cliente, e coisas obvias para o cliente podem ser um mistério para os desenvolvedores. Explicitar o público-alvo de seu produto/serviço é fundamental para o desenvolvimento adequado da identidade visual de seu website.

Objetivos e informações do site

O que seu novo site deve apresentar, e como gostaria que ele funcionasse, a sua função (Comercial/ Institucional/ Prestação de serviços/Eventos etc..). Suas páginas descrevendo a informação da cada uma, redes sociais, formulários etc.

Concorrência e referência

Um bom estudo de mercado, verificando a atual situação dos websites dos concorrentes é uma boa maneira de se posicionar diante do mercado, verificar o que é feito de bom e de ruim. Também buscar por referências é uma boa dica para direcionar o desenvolvimento de seu site.

Levamos em consideração tudo que o cliente nos passa, para que o material seja elaborado em sintonia com os anseios do contratante. Não tenha medo de expor o que deseja, apenas deste modo você receberá o que precisa no tempo certo e sem desgastes.

É de estrema importância sabermos que o processo de comunicação não se valida apenas no que você fala, mas sim no que o outro compreende.

Até a próxima!