Creio que de início nada muda, pois gestores e usuários precisarão de profissionais capacitados e prontos a darem o suporte aos usuários, mas a tendência é de redução de pessoal a médio e longo prazo ou à medida que se torne conhecida a tecnologia.

A principal área a ser afetada é o "suporte ao desktop", pois como é sabido, o software não mais rodará no desktop e sim em uma infraestrutura externa (nuvem), não sendo mais necessário suporte aos pesados sistemas locais. Para rodar um sistema na nuvem é necessário somente um navegador atualizado e uma internet de boa qualidade. Todas as atualizações e correções necessárias ficam a cargo da empresa contratada e são realizadas automaticamente sem que o usuário tenha que parar o seu trabalho para as atualizações em seu computador.

Esse novo paradigma até pode criar novas oportunidades, mas infinitamente menor do que as portas que serão fechadas nas empresas, portanto é necessário ficar atento às novas oportunidades que essa tendência mundial gerará para não ser pego de surpresa.