Criada por  Albert S. Humphrey  na década de 60, essa matriz ganhou muita popularidade no mundo dos negócios desde então.

O objetivo da análise SWOT é bem simples: descobrir os fatores que compõem as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças à sua loja virtual e analisá-los.

Talvez você já tenha ouvido falar da Análise FOFA. Pois saiba que ela na verdade é a "versão tupiniquim" da análise SWOT.

As siglas do termo SWOT significam:

S - Strengths - Forças
W - Weaknesses - Fraquezas
O - Opportunities - Oportunidades
T - Threats - Ameaças

Nesse caso, o termo FOFA tem a ordem invertida para que fique mais agradável ao nosso idioma:

F - Forças
O - Oportunidades
F - Fraquezas
A - Ameaças

Forças e Fraquezas

As forças de uma empresa são os fatores internos positivos da empresa. Veja alguns exemplos de forças que uma loja virtual pode possuir.

  • Boa plataforma de e-commerce;
  • Boa hospedagem para a loja;
  • Bons processos logísticos;
  • Bom custo-benefício de produtos;
  • Boa qualidade de produtos;
  • Atendimento bom e rápido;
  • Bom relacionamento entre funcionários;
  • Funcionários felizes e motivados.

Já as fraquezas se referem aos fatores internos negativos da empresa. Se você inverter os exemplos das forças, várias fraquezas surgirão:

  • Plataforma de e-commerce ruim;
  • Hospedagem lenta e instável;
  • Processos logísticos fracos;
  • Produtos com valores muito acima da média;
  • Baixa qualidade dos produtos;
  • Atendimento inexistente ou fraco;
  • Péssimo relacionamento entre funcionários;
  • Funcionários desmotivados e infelizes.

Citamos os mesmos exemplos em forças e fraquezas para que você note que ambos se referem aos fatores internos do negócio.

Oportunidades e Ameaças

As oportunidades são fatores externos ao negócio que indicam uma possibilidade de crescimento para a empresa. Veja alguns exemplos de oportunidades para lojas virtuais:

  • Bom momento econômico;
  • Novo pacto federal econômico com outros país;
  • Redução de impostos;
  • Encerramento das atividades de um concorrente;
  • Temporada do ano onde as vendas aumentam;
  • Alta do dólar (para vendas internacionais).
  • Baixa do dólar (para compra de fornecedor internacional).

Já as ameaças são os fatores externos que podem atrapalhar seus negócios. Se você inverter o exemplos anterior, também terá as ameaças.

  • Crise econômica;
  • Fim de um pacto econômico federal;
  • Aumento de impostos;
  • Um grande concorrente chegou ao país;
  • Temporada do ano onde as vendas caem;
  • Baixa do dólar (para vendas internacionais).
  • Alta do dólar (para compra de fornecedor internacional).

Ainda no caso das ameaças, sinistros são passíveis de acontecer, como acidentes de grande escala, desastres naturais, assaltos e roubos, entre outros.

Tudo isso é algo que precisa constar nas ameaças, visto que é necessário estar pronto caso um desses sinistros ocorram.

Por que realizar a análise SWOT?

A análise SWOT é uma ferramenta excelente para descobrir fatores que podem levar sua loja virtual ao sucesso, e também ao fracasso.

Porém, a análise SWOT não serve apenas para descoberta, e sim para a criação de estratégias e planos.

Por exemplo, vamos supor que você possui uma loja virtual que vende artigos de papelaria.

Uma das oportunidades desse mercado são as temporadas de volta às aulas, onde as vendas aumentam bastante.

Sabendo disso, é possível traçar estratégias para essa época e aumentar mais ainda o potencial de vendas.

Em compensação, em outras épocas do ano as vendas tendem a cair. Através da análise SWOT é possível identificar esses períodos e pensar em uma estratégia para vender bem neles também.

O exemplo dado é bem óbvio, mas nem sempre as oportunidades e ameaças serão assim, e  por isso fazer a análise SWOT é tão importante.

Além disso, a análise SWOT posiciona as informações de uma forma que facilita a visualização dos dados.

Inclusive, é recomendado que a análise SWOT seja feita na parede ou quadro utilizando post-its para inserir as informações, dando mais visibilidade no ambiente de trabalho.

Dessa forma, a análise SWOT pode se tornar um exercício colaborativo, o que resulta em mais insights.

Como já disse, nem todas as forças e fraquezas serão óbvias, por isso fazer a análise SWOT com uma equipe será muito mais benéfico.

Como realizar uma análise SWOT?

  1. Recomendações;
  2. Geração de insights;
  3. Criação da matriz SWOT;
  4. Análise SWOT;
  5. Criação de estratégias;
  6. Documentação do processo.

1- Recomendações

Para realizar uma análise SWOT para sua loja virtual não é necessário altos investimentos em consultoria.

Uma das grandes vantagens da análise SWOT é justamente a sua simplicidade e a possibilidade de realiza-la sem investir grandes valores.

A quantidade de pessoas a realizar a análise varia de acordo com o tamanho do negócio.

Por exemplo, se você trabalha sozinho com uma loja virtual pequena, então pode realizar a análise por conta própria mesmo.

Agora se você possui uma grande loja virtual com muitos funcionários, o ideal é reunir pelo menos um integrante de cada setor para a realização da análise.

Não existe uma frequência recomendada por especialistas para a realização da análise SWOT.

Algumas pessoas fazem apenas na fase de planejamento de um novo negócio, enquanto outras fazem a análise todos os anos.

O que temos que pensar é que os mercados estão mudando cada vez mais rápido. A tecnologia que é revolucionária hoje, poderá ser obsoleta amanhã.

Ou ainda, um mercado de alto interesse hoje, poderá ser deixado de lado pelo público no futuro.

Por isso, ao nosso ver, é importante realizar a análise SWOT de tempos em tempos, ou pelo menos fazer uma atualização na primeira versão realizada.

2- Geração de insights

Chegar "cru" para a realização da análise SWOT pode ser muito perigoso. Por isso é recomendável que as pessoas que participarão do processo já pensem alguns dias antes nos tópicos.

Além disso, também é interessante fazer alguma dinâmica para que os insights aconteçam antes da montagem da matriz.

Uma das dinâmicas que podem ser feitas nesse momento é o Brainstorming, dinâmica em grupo para gerar ideias sem preconceitos.

Porém, em vez de ideias, o que será gerado são os insights de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da sua loja virtual.

Para fazer o brainstorming, é importante definir um tempo exato para que a atividade não leve muito tempo. De 30 a 45 minutos é uma boa duração para a dinâmica.

No brainstorming é importante anotar tudo o que for sugerido em uma folha de papel. Para isso, é interessante eleger alguém que terá a função única de anotar os fatores citados.

E lembre-se: no brainstorming não existe "opinião inválida". Tudo que for gerado deve ser levado em conta.

3- Criação da matriz SWOT

A criação da matriz SWOT talvez seja a parte mais divertida de todo o processo, visto que é nesse momento em que o trabalho visual começa.

Como já dito, é interessante fazer a análise SWOT em um quadro ou parede colando post-its com as informações.

A matriz SWOT posiciona os elementos da seguinte maneira:

Facilidade visual da matriz do SWOT

Como você pode perceber pela imagem o processo fica bem visual feito dessa forma, o que facilitará bastante a análise dos fatores entre si.

Além disso, existem diversas outras formas de criar a matriz SWOT.

Por exemplo, caso as pessoas não estejam no mesmo local, é possível criá-la online em tempo real através do Google Slides e algum aplicativo de ligação em grupo como skype ou hangout.
Não esqueça também de fotografar o resultado final ou ainda filmar todo o processo. Isso será muito bom para a documentação da análise.

4- Análise SWOT

Com a matriz pronta e cheia de fatores SWOT, é chegado o momento de analisá-los. Nesse momento é importante ter em mente as seguintes diretrizes:

    • As forças podem fazer com que oportunidades sejam atingidas e ameaças sejam evitadas;
    • As fraquezas podem fazer com que oportunidades não sejam aproveitadas e ameaças tornem-se reais.
    • As oportunidades podem melhorar ou criar novas forças e reduzir ou eliminar fraquezas.
    • Ameaças podem aumentar ou criar novas fraquezas e reduzir ou eliminar forças.

Por exemplo, um bom custo-benefício de produtos é uma força que pode evitar a ameaça de um grande concorrente internacional que acabou de chegar ao país.

Com isso fica muito mais fácil discutir a relação que cada fator tem com os outros, o que ajudará muito no próximo tópico.

Não esqueça de documentar essa análise com fotos, vídeo ou gravação de áudio.

5- Criação de estratégias

Essa é uma parte do processo que geralmente é feito por cada setor de acordo com as conclusões da análise. Por exemplo:

  • Equipe de marketing: Criará estratégias para vender mais;
  • Equipe de vendas: Criará estratégias para melhorar processos de venda;
  • Equipe de RH: Criará estratégias para melhorar processos de seleção e capacitação;
  • Equipe de e-commerce: Criará estratégias para melhorar as operações de logísticas;
  • Equipe de desenvolvedores: Criará estratégias para melhorar o ambiente da loja virtual;
  • E assim por diante...

Apesar de cada setor trabalhar em suas próprias estratégias, é muito comum a união de alguns deles nesses momentos como no caso do "vendarketing", termo referente a união dos times de venda e marketing.

É por causa desse momento que pelo menos uma pessoa de cada setor da empresa deve participar da análise SWOT.

Caso um setor deixe de participar, criar estratégias assertivas será mais complicado para a equipe.

6- Documentação do processo

Como já citado, fotografar, filmar ou gravar os áudios durante a análise é muito importante para comprovar os resultados.

Além disso, também é importante criar um relatório do processo, para que na próxima realização da análise, ele possa ser utilizado como base e comparação.

Conclusão

A análise SWOT é uma ferramenta muito importante para planejamento dos primeiros ou próximos passos da sua loja virtual.

E não existem limites para essa ferramenta. Tanto os pequenos negócios como os grandes podem fazer a análise.

É claro que para um pequeno empresário é muito mais complicado trabalhar da forma como foi citada no post.

Nesse caso faça somente o que achar necessário na análise, mas não deixe de realiza-la.

Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.

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