Uma nova velha tendência em Web Design

É fácil encontrar em diversas listas de tendências de web design para este ano o uso de animações com destaque, as novas tecnologias permitiram melhorias que tornaram o uso das animações mais prático. Outro item que figura essas listas é a adoção ao Material Design, que são princípios de design criados pela Google para suas aplicações. Dentro desses princípios estão diversas recomendações sobre diferentes aspectos do design e interface, um desses aspectos é sobre os movimentos de animação em uma interface.

No site do Material Design são listados diversos parâmetros sobre o uso de animações, como o movimento, coreografia, duração e suavidade, elementos em conjunto entre outros. Todos esses parâmetros sendo pensados e projetados considerando a relação do usuário e as ações que ele realizará dentro de seu website ou aplicativo. O uso consciente e atendendo tais parâmetros é extremamente benéfico à usabilidade de seu website ou aplicativo, tornando seu uso mais simples, intuitivo e engajando de forma visual o usuário.

O Material Design em seu site apresenta um vídeo exemplificando de forma conceitual as possibilidades e funcionalidades da animação em interfaces, sendo fácil identificar movimentos no vídeo que estão presentes em diversos websites e no próprio Android do Google:

 

 

Mais que apenas estilo

Assim as animações não são apenas um adorno e possuem funções que vão além de apenas encantar os olhos do usuário, mas sim dar indicações de ações, espaço e hierarquia; realizar transições entre páginas; distrair o usuário, neste caso de forma positiva, durante o carregamento de novas páginas e elementos da interface; chamar atenção do usuário para elementos específicos e etc...

No site do Escritório Contábil Canadá que foi desenvolvido por nós da VR SYS Agência Digital, podemos observar o emprego da animação para tais funcionalidades, são transições de conteúdos além de indicações de ações como as dos botões clicáveis:

animacoes como uma forma de melhorar a usabilidade do seu site1

Exemplo 1

animacoes como uma forma de melhorar a usabilidade do seu site2

Exemplo 2

animacoes como uma forma de melhorar a usabilidade do seu site3

Exemplo 3

As animações tem se destacado não apenas nos websites e aplicativos, mas também no desenvolvimento de identidades visuais, por meio da criação de marcas com elementos animados para web e vinhetas com as marcas animadas para uso em vídeos institucionais e promocionais.

Nós na VR SYS Agência Digital utilizamos as animações como forma de enriquecer seu website não só visualmente, mas também funcionalmente pensando sempre nas ações do usuário e na usabilidade de seu website.