Dentre as variadas formas de Marketing Digital, uma das mais utilizadas e efetivas é o e-mail marketing.

Apesar do e-mail ser um meio de comunicação antigo, a maior parte da comunicação comercial ainda acontece através dele, de modo que deixar de investir em e-mail marketing é perder dinheiro na certa.

Neste post explicamos como e porque investir em e-mail Marketing.


Saiba mais:

E-mail Marketing: Porque e como usar


O primeiro passo para investir em e-mail marketing é conseguir de qualquer forma os endereços de e-mails de quaisquer pessoas certo? ERRADO.

Uma prática condenável é a compra de lista de e-mails. Comprar e-mails além de ser antiético, é incômodo para quem recebe e acaba com a reputação da sua marca, que fica conhecida por ser geradora de SPAM.

Outra prática ruim é enviar e-mail marketing para seus contatos sem a devida permissão.

É muito comum termos contatos de e-mail de colegas de trabalho, da faculdade ou amigos de longa data. Porém isso não te dá autoridade de acrescentá-los na sua lista sem a devida permissão.

O caminho correto para criar uma ótima lista para e-mail marketing é conquistar o endereço de possíveis clientes oferecendo benefícios em troca.

O que preciso ter antes de construir a lista?

Conhecer seu público-alvo é essencial para definir uma estratégia para obter e-mails. Para isso existem duas metodologias muito eficazes: o Mood Board e a Persona.

Para construir um mood board, também conhecido como painel semântico, basta colocar imagens relacionadas com seu público-alvo em um painel.

Hobbies, sites acessados, serviços contratados e até mesmo o tipo de comida preferida pode ser abordado no mood board.

Pode ser feita tanto com materiais físicos como recortes de revista, fotografias e objetos, tanto no digital através de ferramentas adequadas.

Uma ferramenta muito boa para criar mood boards é o Canva. Esta ferramenta possui um modo grátis com muitas possibilidades de customização e você pode trabalhar diretamente no navegador


Saiba mais:

Como criar uma postagem no Canva – Dicas para gestão de mídias sociais


A Persona é uma metodologia na qual você cria um personagem fictício que represente o seu público-alvo ideal.

O Fantástico gerador de Personas é uma boa opção para criar seu personagem. O site faz perguntas importantes e organiza os dados inseridos em um PDF que pode ser baixado para seu computador.

Ambas as metodologias são excelentes, porém é importante validar essas informações para evitar pré conceitos sobre seu público-alvo.

Construindo a lista

Com seu público-alvo bem definido chegou a hora de definir o que você dará em troca pelo contato das pessoas.

1 - Ofereça conhecimento

Uma das opções é oferecer conteúdo de qualidade relacionado ao ensino de determinado tema que interessa ao seu público. Muitas empresas oferecem cursos, webinars, ebooks pedindo em troca apenas o endereço de e-mail.

O blog também é uma ferramenta muito boa para atrair pessoas para seu site e muito eficiente para conseguir contatos, pois, se o conteúdo for de qualidade, as pessoas irão querer receber mais desse assunto.

Por isso não se esqueça de destinar espaços no seu site para que o usuário possa assinar sua newsletter e receber o conteúdo do seu blog.

Um exemplo é o nosso blog da VR SYS Agência Digital. Aqui você encontra muito conteúdo sobre negócios, marketing e e-commerce.

2 - Ofereça informação

Algumas empresas oferecem notícias relevantes para seu público como uma forma de conseguir contatos.

Para implementar um blog é importante tomar muito cuidado com Fake News, pois elas podem acabar com sua reputação.

Não é recomendável criar títulos sensacionalistas, conhecidos como click-baits, pois o usuário pode se decepcionar com o conteúdo e não acessar mais o seu site.

Um exemplo bem famoso de blog de notícias é o Jovem Nerd. Com conteúdo voltado ao público, o blog conquista contatos para e-mail marketing de novos vídeos do youtube, novos nerdcasts e novos produtos e promoções da loja virtual.

3 - Ofereça promoções

Oferecer promoções aos clientes é outra estratégia muito eficaz que as empresas usam para ganhar o contato dos clientes.

Existem sites especializados como o Cuponeria que agrega diversos cupons de desconto de várias lojas para determinados produtos.

Tome bastante cuidado com a disponibilidade do item em promoção. Se alguém pegar um cupom de desconto e o produto não estiver mais disponível em estoque, tente oferecer outro produto de valor similar.

Outras formas de conseguir e-mail sem dar algo em troca:

4 - Ofereça o direito a opinião

O feedback do cliente é essencial para manter o que está bom e melhorar o que não está.

Enquanto o cliente estiver dando o feedback por meio de um formulário digital ou físico, ofereça a opção de receber novidades via e-mail.

Não obrigue seu cliente a deixar o e-mail no formulário, existe a chance dele desistir de enviar e você perder o feedback. Lembre-se sempre: o cliente tem que querer receber seu e-mail marketing.

Conclusão

O e-mail é uma dos meios de comunicação mais usados no mundo e deixar de fazer e-mail marketing é perder uma ótima oportunidade de converter clientes.

Cuidado com os atalhos! Evite comprar lista de e-mails ou enviar mensagens sem a permissão da pessoa pois isso pode afetar sua reputação e te colocar como SPAM.

Antes de atrair o cliente, você precisa conhecê-lo. Para isso, técnicas como o mood board e a Persona podem ajudar, lembrando que é importante validar as informações com o público-alvo, para evitar pré-conceitos.

E por fim, para construir uma lista de e-mails de sucesso é necessário oferecer algo em troca ao cliente como aprendizado, informação, promoções ou o direito ao feedback. Esses são os caminhos para uma lista com boas taxas de conversão e fidelização.

Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.