Apesar de tudo, eles estavam experimentando um ROI entre 300% e 700% sem implementar um plano de governança.

Esse é um caso típico da utilização da "medição do ROI". Normalmente o mais comum entre as empresas e instituições é medir o benefício pelo custo de aquisição. Lembrem-se que em 99,99% (talvez com um pouco de excesso) dos casos o software livre será mais barato do que o proprietário, ou seja, é mais fácil criar valor com o software aberto do que com o proprietário.

Na minha opinião, há alguns fatores para que isso ocorra, enumero alguns abaixo:

  1. Não há custos de desenvolvimento (ele é desenvolvido por uma comunidade ou fundação que vive de patrocínios ou suporte ao software e consequentemente não há venda de licenças)
  2. Há uma comunidade na internet com centenas ou milhares de programadores voluntários que ajudam no desenvolvimento e na descoberta de bugs, tornando o código aberto mais seguro, e consequentemente mais barato
  3. Facilidade de encontrar, documentos, tutoriais, vídeos, posts, cases sobre o software em questão

Mas isso não é tudo ! É importante que se meça o ROI. Pode haver alguns custos escondidos, como treinamento, suporte, mudança de cultura dentro da organização dentre outros. Por isso da importância da implantação de um plano de governança corporativa, que é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada (fonte: wikipedia). Ele irá fornecer as diretrizes e bases para aquisição de um software de código aberto.

Se sua empresa não apresenta demanda crítica, talvez não se justifique a implantação de um plano de governança corporativa e seja vantajoso a utilização de código aberto sem mais delongas. Nós da VRSys temos excelentes cases de utilização de softwares ou módulos de código aberto ofertando ao cliente uma significativa redução de custos e uma plataforma robusta, com bom nível de documentação e suporte.

Fica aqui a dica ! Para você é mais vantajoso utilizar software proprietário ou de código aberto ? Comente !