Fico me lembrando das aulas de linguagens formais e autômatos da época de faculdade e pensando o tanto de código que não deve estar por trás de tudo isso.

De qualquer forma o post desta semana foi inspirado numa matéria do UOL Notícias Tecnologia na qual serei mais sintético na explicação.

São 3 os passos para que aconteça a mágica do oráculo:

  1. Rastreamento: Através do famoso Google Bot (apelido do sistema responsável por identificar conteúdo novo ou modificado). O processo de crawling consiste em buscar páginas que já estão indexadas na procura por links para novos conteúdos. Por isto é importante que, no processo de criação de um site novo haja a possibilidade de apontamento deste novo domínio por outros sites mais antigos.
  2. Indexação: Aqui inicia-se o processo de identificação de palavras-chave com o intuito de organizar esta informação. Isso quer dizer que quanto mais palavras-chave este site apresentar melhor ? Não. Pois o algoritmo tem inteligência artificial para identificar tentativas de burlar as suas regras.
  3. Ranking: Ao realizar uma busca o Google faz uma pesquisa em sua base de conteúdo indexado pelo Googlebot. Tal processo acontece em um piscar de olhos (milésimos de segundos).

O Google utiliza mais de 200 critérios para apresentar os resultados da busca orgânica, sendo a maioria deles segredo da empresa. Alguns são fáceis de presumir, como regionalização do resultado através da identificação da área geográfica do usuário. Já outros mais complexos de descobrir.

Um grande abraço e até a próxima.