Antes de se pensar em ter uma representação on-line para seu negócio deve se ter claro os seguintes pontos:

  • Resultados não acontecem de um dia para o outro.
  • Uma marca forte depende de tempo e de um tratamento forte, aí entra o trabalho de  branding, design, usabilidade, e claro, uma equipe competente por trás disso. Se você não pode ter uma equipe específica para cuidar da sua marca inicialmente, procure por essas informações e mantenha sua marca impecável, pois se ela for alterada frequentemente seu cliente não irá reconhece-la.  Uma marca não se faz sozinha.
  • Conhecer muito bem seu cliente, ainda que você venda água, que é algo essencial para vida, se seu cliente tiver algum porém com seu produto, seja falta de identificação com a embalagem, ou um atendimento ruim,  ele não irá comprar. Para conhecer bem seu cliente existem as pesquisas de comportamento do consumidor (como as feitas pelo ibope), gerando um melhor relacionamento entre empresa e o cliente
  • E por último, atender bem para atender sempre, um atendimento ruim pode levar a melhor das marcas ao abismo.

Soluções simples tem foco no cliente, por exemplo, em um trecho de um artigo do site do Ibope (leia aqui o artigo) a autora diz que relata sua busca on-line por um produto muito específico e sua impressão ao chegar a um site que ofertava o produto:  “o site não era lá grandes coisas, mas bastava adicionar o contato deles no MSN para ser muito bem atendido”.

Muitas vezes o meio on-line pode parecer um lugar solitário para seu cliente, nesse caso o empencilio foi transposto de maneira simples e a empresa ganhou um cliente fiel em potencial. Logo, antes de pensar em  investir muito em diversas tecnologias, faça um investimento certeiro na necessidade de seu cliente.

Aqui mais um artigo do site imasters que complementa essa idéia:

e-commerce: servir bem para servir sempre