Mas como este processo ocorre na web?

Algumas pessoas, tanto usuários como desenvolvedores, possuem os seguintes conceitos errôneos de design:

  • Ao adicionar muitos elementos gráficos, consegue-se um efeito melhor; 
  • Que todos os espaços devem ser preenchidos; 
  • Que o logotipo deve ser grande com muitas informações e que isto causará melhor impacto visual.

Mas a questão principal é que função define a forma, este é um dos principais conceitos do Design. Este princípio é totalmente válido para a web, pois reflete a forma que um website deve ser pensado a partir de sua função.

Listamos três tópicos onde o Design se sobressai como uma ótima ferramenta de construção do site:

Identidade Visual

Uma boa identidade visual é primordial para o desenvolvimento de um website. Deve haver uma completa integração entre os ambientes online e off-line da identidade visual, onde os elementos como tipografia, cores, símbolos, ornamentos, funcionem bem tanto em telas, impressos, tamanhos grandes e tamanhos pequenos.

Layout

A construção do layout parte da utilização dos elementos da identidade visual da empresa. Um layout deve ser clean, o que é representado pelo famoso slogan “menos é mais” e popularizado pelo arquiteto Ludwig Mies van der Rohe, utilizado para definir a estética minimalista. O objetivo de cada projeto é identificar quais os elementos são realmente necessários e utilizar uma quantidade menor deles para conseguir um resultado funcional, para não confundir o usuário, o layout precisa ser simples e sempre coerente com o posicionamento da organização, transmitindo credibilidade ao público.

Imagens

A elaboração de boas imagens para a aplicação no website é de extrema importância para um bom resultado. Podem ser fotografias, vetores, 3D, pinturas digitais, entre outros nos mais diversos formatos. Belas imagens, que conversem com a identidade visual, que completem o layout, causam um forte impacto visual no usuário. E este é um artifício do design que deve ser amplamente explorado em websites.

Agora que você já sabe como o design é essencial para o site de sua empresa, que tal acompanhar outros conteúdos da VR SYS?

Curta a nossa página no Facebook!