Por que usar?

Enfatiza-se muito hoje o uso das redes sociais nas estratégias de marketing digital, porém quando se trata de resultados e métricas o já antigo uso do e-mail marketing se prova como a melhor opção. Sabemos que a maioria dos usuários não gostam de e-mails marketing indesejados, ou em quantidades absurdas, mas eles tem completa razão nisso. O e-mail é um meio pessoal em que o usuário conglomera muitos tipos de informações, ele pode receber newsletter de blogs, e-mails pessoais, de familiares, de trabalho. Então ganhar um espaço em meio a isso é muito importante, as expectativas para 2020 é de que hajam 3 bilhões de usuários de e-mail ativos (Radicati Group).

Basicamente metade da população do mundo utiliza e-mail, além disso esse dado mostra como o e-mail mudou o ambiente de trabalho, e apesar de novas opções como o Facebook Messenger e Whats App, as mensagens instantâneas, o e-mail ainda se mantém forte. Os usuários de e-mail checam diariamente suas caixas de entrada em seus computadores, e smartphones.

Fica bem claro o alcance do e-mail e por isso deve-se investir no e-mail marketing como uma forte ferramenta de conversão de leads.

Como utilizar?

A maioria das empresas já possuem listas de e-mails de clientes, as que não possuem podem criar estratégias para a captação desses e-mails, uma boa estratégia são as landing pages, falamos já delas no blog, sobre como oferecer algo em troca do e-mail de um consumidor, por exemplo, oferecer um e-book em troca do e-mail. As landing pages aliadas a uma boa ferramenta de automação de marketing te trarão uma lista de leads de forma fácil e prática.

Mautic

O Mautic é uma ferramenta de automação de marketing open source, mas também possui uma versão paga cujo uso é mais prático, a versão open source também é prática, mas se torna muito mais simples com a ajuda de um profissional de programação. Entre as funcionalidades do Mautic estão o planejamento de campanhas, acompanhamento de funil de vendas, criação de landing pages, entre outras, é um software bem completo, mas para nós no momento a melhor funcionalidade são os disparos de e-mail.

Os e-mails coletados pelas landing pages e suas listas de e-mails cadastradas no Mautic podem ser inseridos para os disparos de e-mail, e da mesma forma como é possível criar landing pages dentro do Mautic pelo seu criador também é possível fazer seus e-mail marketings.

A vantagem de utilizar um software como esse é a possibilidade de personalização de seu e-mail marketing. Por exemplo, utilizar o nome de seu contato no texto do e-mail, isso aproxima as relações entre marca e consumidor.

MailChimp

Uma das soluções mais conhecidas para automação de e-mail marketing é o MailChimp, da mesma forma que o Mautic, o MailChimp oferece opções para e-commerces, criação de landing pages, disparo de e-mails, criação dos e-mail marketing, analytics e muito mais. Porém por não se tratar de um software open source ele oferece planos pagos e um plano grátis, mas limitado. No plano grátis você pode ter até 2.000 e-mails cadastrados e enviar até 12.000 e-mails por mês.

Criando o e-mail marketing

Uma vez que você já possui sua lista e como disparar os seus e-mails, é importante saber algumas dicas sobre como criar seu e-mail marketing, pois é uma tarefa tanto escrita como visual. Começando por como criar, nós da VR SYS Agência Digital recomendamos o uso dos criadores dos softwares de automação ou a construção em HTML do e-mail marketing, utilizar uma imagem única pode tornar o e-mail pesado e quando um e-mail demora muito para carregar ele também vai direto para a lixeira.

Títulos

O título/assunto do e-mail é o anzol para que seu e-mail seja lido, já que é a primeira informação que o consumidor irá visualizar. Vale a pena gastar algum tempo pensando no título, pois um mal feito é garantia de que o e-mail vai para lixeira. Por exemplo, quando há uma postagem nova em nosso blog você escreve:

Nova postagem de blog

Dessa forma não há como gerar interesse algum, mas quando você explora o título de uma forma diferente:

Descubra dicas de como utilizar e-mail marketing e converter mais leads + Infográfico exclusivo

Com esse título você desperta a curiosidade do usuário por meio de uma frase que explicita bem o conteúdo do e-mail e ainda oferece algo em troca como um conteúdo exclusivo.

Imagens

Esse é um tópico que depende do seu lead, uma vez que há pessoas que preferem e-mails com apenas texto e outros que gostam de e-mails com imagens e afins. No caso do e-mail marketing acabamos sempre optando por utilizar algumas imagens, mas sempre otimizadas para a web, queremos o melhor desempenho.

Quando a personalidade de sua empresa permitir, pode-se utilizar de GIFs etc... para complementar o e-mail escrito apenas, por exemplo. É clichê, mas uma imagem vale mais que mil palavras.

Call to Action

A parte mais importante do seu e-mail marketing é o CTA, a famosa chamada para a ação. Assim como nas Landing Pages, elas precisam se destacar e serem claras para quem lê. Utilizar cores contrastantes, e textos que incitem a ação ao invés apenas de utilizar um “clique aqui”.

O call to action deve estar bem localizado no e-mail marketing. O formato de um e-mail marketing é vertical e sempre parte do e-mail não aparece na tela logo de cara, é necessário utilizar barra de rolagem. Inserir o CTA na parte superior em que o leitor verá primeiro é uma boa estratégia, essa área é conhecida como “above the fold”, em tradução: acima da dobra.

Frequência

O que gera a má fama do e-mail marketing dentre os consumidores é a quantidade absurda que algumas marcas/empresas mandam e-mails para seus clientes, consideramos algumas vezes por semana uma frequência que pode irritar o consumidor, mas há empresas com frequências maiores ainda, até diárias, isso é pedir que o cliente se irrite e cancela a inscrição da lista de e-mail.

Se o conteúdo de seu e-mail marketing é uma newsletter, por exemplo, duas vezes ao mês ou até mesmo uma é o suficiente, já e-mails mais comerciais, pode-se utilizar uma frequência de uma vez por semana.

Concluindo...

E-mail marketing é ainda uma ferramenta poderosa para que você possa manter seus leads nutridos e convertê-los durante o processo do funil de compras. Como falamos durante a postagem é bom o uso de um software de automação de marketing digital e seguir essas pequenas dicas que passamos para que seu e-mail seja lido e que seus leads sejam convertidos!

Abaixo você confere nossa postagem como infográfico: