Para suprir essa alta demanda de empresários, diversas plataformas de lojas virtuais surgiram nos últimos anos e a cada ano surgem soluções mais inovadoras ou de menor custo.

Existem plataformas de lojas virtuais para todos os tipos e tamanhos de negócio, abrangendo desde os mais iniciantes até os mais calejados.

Como a quantidade de opções é alta, a tendência é que em algum momento você precise ou deseje fazer a migração de plataforma de loja virtual.

O problema é que na pressa de mudar de plataforma, muitas pessoas cometem erros graves no processo, prejudicando a performance  e os resultados na nova plataforma.

Esse guia tem como objetivo explicar como fazer o processo de migração de plataforma de loja virtual sem problemas, explicando todos os cuidados necessários na hora dessa operação tão importante para o seu negócio!

O que é o processo de migração de plataforma de loja virtual?

O processo de migração de plataforma de loja virtual nada mais é que transferir todo o conteúdo de sua loja virtual de um framework CMS (a plataforma de sua loja virtual) para outro.

Algumas pessoas confundem a migração de plataforma de loja virtual com a migração de hospedagem, sendo que são coisas um pouco diferentes.

A hospedagem nada mais é que a máquina na qual sua loja virtual estará alocada para acesso via internet, enquanto a plataforma de loja virtual é base de software na qual ela é criada

Algumas plataformas de lojas virtuais proprietárias oferecem hospedagem própria. Neste caso se você utiliza hospedagem da plataforma proprietária e deseja migrar para outra proprietária ou de código aberto, será necessário migrar de hospedagem também.

O que influencia na decisão de migrar de plataforma de loja virtual?

Diversos motivos levam um lojista a fazer a migração de plataforma de loja virtual:

  •  Limitações da plataforma: A plataforma possui limitações como quantidade limite de visitantes e instabilidade quando muitas pessoas acessam a loja.
  • Otimização da plataforma: Algumas plataformas oferecem uma pobre experiência para SEO e dispositivos móveis, o que afeta de modo direto na taxa de conversão
  • Possibilidades da plataforma: Plataformas que não são atualizadas de modo periódico acabam ficando de fora das novidades do mercado e integrações com ferramentas de gestão, automação de marketing e marketplaces.
  • Layout fechado: Muitas plataformas não ofertam grandes possibilidades em relação ao layout e a arquitetura, o que não é bom para quem deseja crescer.
  • Suporte de baixa qualidade: Algumas plataformas pecam quando o assunto é resolver problemas dos clientes o que gera muita dor de cabeça.
  • Necessidade de crescer: É impossível crescer e aumentar as vendas se a sua plataforma de loja virtual possui baixa performance e poucas possibilidades de crescimento.
  • Menores custos: O surgimento de uma plataforma que cobra mais barato pelo mesmo serviço, ou ainda um mal momento financeiro para o lojista podem influenciar a migração para uma plataforma mais barata.
  • Mudança no negócio: É muito comum um negócio mudar de foco ao longo de sua existência e isso também pode influenciar a decisão pela migração de plataforma de loja virtual.

Os erros mais comuns na migração de plataforma de loja virtual

Muitos lojistas na hora da pressa ou da raiva efetuam a migração de plataforma de loja virtual por si mesmos, sem ajuda de uma agência ou profissional com experiência na plataforma.

Ou ainda pela inexperiência acreditam que é um processo simples de se fazer e acabam realizando-o por si mesmos.

Em ambos os casos o lojista pode cometer erros que podem prejudicar o negócio de diversas maneiras.

Erro #1 – Ignorar fatores de SEO

Um dos principais canais de entrada para uma loja virtual são os mecanismos de buscas como o Google e o Bing e por isso é importante que sua loja esteja otimizada para aparecer nas primeiras páginas das pesquisas de forma orgânica.

O grande problema é que quando uma migração de plataforma de lojas virtuais é feita, a tendência é que as URLs sejam diferentes.
Isso pode ocasionar dois grandes problemas:

O primeiro problema é que as URLs da loja antiga continuarão recebendo visitantes via backlinks, ocasionando o famigerado erro 404.

Como esses backlinks estão em sites de terceiros e não serão atualizados com os links da nova loja, diversos visitantes acabarão na página de erro.

O segundo motivo é que as URLs da loja antiga possuem uma autoridade de SEO, ou seja, é um desperdício simplesmente abandoná-las.

A boa notícia é que existe uma solução que resolve ambos os problemas: O redirecionamento 301.

Como o próprio nome indica, o redirecionamento 301 redireciona um link antigo cuja página não exista mais para outro mais novo, evitando os erros 404 e mantendo a autoridade de SEO do link antigo.

É recomendado que esse processo seja feito por profissionais, visto que o redirecionamento 301 tem efeito permanente.

Erro #2 – Abandonar informações importantes

Durante o funcionamento de sua loja virtual muitas informações foram armazenadas na plataforma, como cadastros de usuários, histórico de compras e informações sobre produtos.

Essas informações não devem ser abandonadas na plataforma antiga: é necessário que você as exporte para a nova plataforma.

A grande maioria das plataformas de lojas virtuais, possibilitam a exportação e importação de informações via documento em formato CSV.

Um documento CSV é um arquivo que pode ser aberto em gerenciadores de planilha e é muito utilizado para importar e exportar informações de modo rápido e automático, sendo muito útil para migração de plataforma de loja virtual.

É importante então que antes de cancelar o contrato com a plataforma você faça um backup de todas as informações de sua loja virtual, e de preferência salvar na nuvem.

Deixar as informações de sua loja virtual em um computador ou pendrive é perigoso porque são tecnologias suscetíveis a defeitos mecânicos.

Serviços como Google Drive e One Drive oferecem uma boa quantidade de espaço em nuvem de forma gratuita. Basta possuir uma conta Gmail ou Hotmail para usufruir dos benefícios.

Erro #3 – Escolher a plataforma de loja virtual errada

Esse erro é com certeza o mais fatal desse post. Como já citado no início do texto, existem diversas plataformas de lojas virtuais para diversos tipos e tamanhos de negócio.

Isso significa que escolher uma plataforma que não se adequa as suas necessidades é prejudicial.

Por isso é muito importante que você faça uma boa pesquisa, leia análises de performance e peça recomendações para especialistas no assunto.

Existem basicamente dois tipos de plataformas de lojas virtuais: “closed source” e “open source”.

Plataformas open source como Prestashop e Magento possuem alto grau de personalização e são as mais recomendadas para e-commerce.

Já as plataformas “closed source” possuem mais limitações, porém são mais baratas a curto prazo, o que é ótimo para quem está começando.

Outro ponto que você precisa ver é se a plataforma possui integração com serviços que você utiliza como ERPs, CRMs e ferramentas de automação de marketing como o Mailchimp.

Caso contrário você terá que utilizar outras ferramentas e ainda mudar a forma como trabalha.

Por isso nossa recomendação é sempre testar a plataforma antes de usar. No geral, boa parte delas oferecem um ambiente de demonstração onde é possível utilizar as ferramentas e verificar possibilidades.

Erro #4 – Alterar o layout e a arquitetura da loja sem nenhum critério

Todo redesign de site ou loja virtual deve ser feito com muito cuidado e de preferência por profissionais da área.

A maior parte das pessoas não é receptiva a mudanças e por isso se for para mudar o layout e a arquitetura de sua loja virtual, então que seja para melhor.

Uma loja virtual que tenha navegação confusa, alto tempo de carregamento e visual não agradável esteticamente estão fadadas ao fracasso nos dias de hoje.

A maior parte das agências possuem profissionais especialistas em áreas como UX/UI Design, Arquitetura da Informação, Usabilidade e Design Gráfico e por isso são a melhor opção.

É muito importante também avisar a sua lista de contatos, tanto por e-mail quanto por redes sociais, sobre a mudança da plataforma e do layout caso você o modifique.

Isso fará com que as pessoas já saibam de antemão das mudanças e sejam mais receptivas a elas.

A vantagem de trabalhar com agências que utilizam plataformas de loja virtual open source é que você não será refém da empresa detentora do código fonte.

Ou seja, mesmo que você mude para outra plataforma open source, é possível manter o layout e a arquitetura da loja virtual.

Conclusão

O processo de migração de plataforma de loja virtual muitas vezes é necessário para que o negócio possa crescer.

Como esse processo não é simples de se fazer, é importante que você conte com profissionais que te auxiliem para não haver problemas.

Nós da VR SYS Agência Digital utilizamos e recomendamos a plataforma de loja virtual Prestashop.

Presente em mais de 190 países e com uma comunidade com mais de 1 milhão de pessoas, a Prestashop é uma excelente opção para lojas virtuais que necessitam de alto grau de customização.

Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.