Incentivar e mostrar que há espaço para elas nessa área e em tantas outras é de extrema importância, não são muitos os meios que retratem mulheres como programadoras, engenheiras de software e outras profissões da área, de uma forma que incentive jovens garotas a programarem. Porém muitas empresas e organizações se mobilizam para esse tipo de motivação.

A seguir temos uma lista com algumas iniciativas de grandes empresas para engajar meninas no meio tecnológico:

Made w/ Code – Google

https://www.madewithcode.com

O Made With Code do Google foi criado em 2014 por conta do crescimento da tecnologia em nossas vidas e como as mulheres não vinham sendo representadas nas profissões que fazem com que a tecnologia aconteça. O propósito da iniciativa é engajar e mostrar para jovens garotas as possibilidades da ciência da computação.

iniciativas para incentivar as mulheres programarem made with code 01

Um dos dados expostos pelo site é de como as jovens crescem com o interesse em diversas áreas da ciência e tecnologia, mas que ao decorrer da vida esse interesse decai drasticamente. Dessa forma são vários projetos, vídeos com mentoras, mostrando que há espaço para elas nessa área.

Um dos projetos, por exemplo, é sobre o recente filme Wonder Woman em que uma das produtoras dos efeitos visuais conta em um vídeo como programação está presente na criação desses efeitos que estão no filme todo. Além do vídeo com a mentora há uma atividade baseada no filme para ensinar programação. 

iniciativas para incentivar as mulheres programarem made with code 02

São diversas atividades simples, mas que ensinam de forma divertida e lúdica os fundamentos de programação e servem como porta de entrada e meio para que jovens meninas que aspiram com uma profissão na área se sintam encorajadas a continuar nesse caminho.

Code Girl – Google

http://www.codegirlmovie.com/

Outra iniciativa do Google de 2015 foi o documentário Code Girl que surgiu de uma parceria da empresa com a diretora Lesley Chilcott. O documentário retrata a jornada de grupos de jovens mulheres que participaram do evento Technovation com o intuito de desenvolverem um aplicativo para solucionar algum problema social. Foram grupos de diversos países incluindo o Brasil com um grupo de Recife.  

O filme atualmente está disponível em algumas plataformas digitais para compra, mas abaixo você pode conferir o trailer além de que no site do documentário você encontra diversas informações sobre a produção além dos projetos desenvolvidos por cada grupo durante a competição.

Eu Posso Programar – Microsoft

http://www.eupossoprogramar.com/

Iniciativa nacional criada pela Microsoft, esse ano foi realizada visando as meninas. A campanha convocou via redes sociais meninas que tivessem interesse em aprender linguagem de programação. As interessadas entraram em contato com os conteúdos do Hora do Código que também é uma outra iniciativa da Microsoft em parceria com o Code.org que oferece conteúdos básicos para ensino de programação.

iniciativas para incentivar as mulheres programarem eu posso programar

A edição do Eu Posso Programar para Meninas foi com exercícios baseados no jogo Minecraft que tem se mostrado um ambiente positivo para ensino não apenas de código, mas de outras áreas de conhecimento. Além da Microsoft e o Code.org a iniciativa também contou com diversas parcerias que reforçaram a necessidade de levar esse conhecimento para jovens mulheres e jovens em geral.   

Code.org

https://code.org

O Code.org é uma organização sem fins lucrativos que se dedica e oferece cursos para levar o ensino de ciência da computação para jovens, especialmente mulheres e outras minorias que usualmente não possuem acesso a esse tipo de ensino e conhecimento. Ela atua em diversos países assim como o Brasil, e como já citado acima eles organizam o evento Hora do Código.

iniciativas para incentivar as mulheres programarem code org

Code Girl – Brasil

http://www.codegirl.com.br/

Evento nacional que já está indo para sua quinta edição, nasceu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte como uma forma de dialogar sobre as razões pelas quais a participação feminina em TI no Brasil é tão pequena, como diz o site do evento.  O evento conta com palestras motivacionais e outras atividades sobre programação e empreendedorismo, ministradas por mulheres que atuam na área.

A quinta edição do evento deve acontecer este ano, e para mais informações basta acompanhar a página no Facebook: https://www.facebook.com/codegirlBR/ e o evento não é exclusivo a mulheres.

iniciativas para incentivar as mulheres programarem code girl

Essas iniciativas são exemplo de ações, pois, além de aumentarem consideravelmente a representatividade feminina na área de ciência da computação, se você trabalha na área seja desenvolvendo websites e lojas virtuais, como nós, por exemplo, ou aplicativos, softwares etc... é importante conhecer tais iniciativas e dar suporte para que no futuro haja de fato uma igualdade.

Assim como o Code Girl acreditamos que equipes mistas, com equilíbrio de gêneros pode oferecer olhares diferentes e complementares que resultem em soluções, produtos e serviços melhores e mais competentes para o mercado.

Nós da VR SYS Agência Digital tivemos excelente experiência com recrutamento de mulheres programadoras e obtivemos bons resultados comparados aos melhores programadores. Apoie também esta ideia!

Abaixo você confere um infográfico com alguns dados sobre a presença feminina na área de ciência da computação.

iniciativas para incentivar as mulheres programarem infografico