O principal motivo

Apesar dos vários fatores, um sempre se sobressai e é a principal resposta para a diferença de preços: os custos de uma loja física. Uma loja física muitas vezes possui o custo de aluguel do espaço, energia elétrica, água, encargos, funcionários além de quando há um vendedor há uma comissão em cima da venda, essa é a principal razão dos preços serem mais altos.

Em nossas pesquisas para esta postagem notamos que em notícias relacionadas de 2012 indicavam uma diferença de 25% nos preços, ou seja, era possível encontrar produtos 25% mais baratos na internet do que em lojas físicas. Em publicações mais recentes essa diferença já caiu para 15% o que mostra que os preços vêm se estabilizando, e que as lojas físicas tem se modificado pra não perder potencial competitivo.

Em outra notícia mais recente vemos uma baixa de 5,5% nos preços das lojas virtuais em comparação ao mesmo período de 2016, isso é reflexo de uma queda constante por nove meses seguidos, mas isso aconteceu em alguns setores, enquanto outros viram um aumento dos valores, por exemplo, o setor de games e brinquedos.

Isso não significa que todo mundo compra ou prefere comprar online, há questões como segurança que ainda assombram muitos consumidores, que continuam a fazer pesquisas e comprar nas lojas físicas.

Mas é permitida a prática de preços diferentes?

São vários os casos de clientes se queixando de verem um valor na loja online e ao irem a uma loja física comprar o valor ser diferente e maior, mas segundo os órgãos de defesa do consumidor essa prática não é ilegal, e é praticada pela maioria das lojas, e é permitido ainda não somente essa diferença entre loja virtual e física, mas também preços diferentes em diferentes lojas físicas, por exemplo, no centro da cidade um preço ser x e nas demais regiões ser y. O que não é permitido são valores diferentes dentro de uma mesma loja, porém os clientes se indignam muito, por enxergarem uma loja como uma marca única, mas cada loja física, e a loja virtual são consideradas lojas diferentes, possuem até CNPJs diferentes.

O que é obrigatório para todas as lojas tanto físicas quanto virtuais é oferecer todas as informações sobre o produto, formas de pagamento, entrega, disponibilidade etc... E para quem já sofreu com esse engano de ver um preço na loja online e se deparar com outro na física, e ou ainda gosta de pechinchar nas lojas físicas existem algumas opções para sua compra ser feita online:

Retirada do produto em loja física:

Muitas lojas oferecem essa opção quando você faz uma compra online, você paga o valor que está na loja virtual, mas retira o produto em uma loja física. Isso reduz custos com transporte, pode gerar uma nova venda na loja física aumentando o ticket e até trazer uma melhor experiência de consumo a esse usuário, visto que o bom atendimento e o contato físico com os produtos são fatores essenciais para isso.

Pague no boleto à vista:

Você já deve ter notado que a maioria das lojas oferece uma porcentagem de desconto quando a compra é paga à vista por boleto bancário, isso é o equivalente aos descontos à vista em uma loja física, e acontece porque o custo de um boleto é bem menor que uma operação com cartão de crédito. Muitas vezes o desconto é apenas a exclusão de taxas de cartão, mas também podem ser um incentivo da loja, pois o boleto é a forma mais rápida deles receberem o dinheiro da compra, nos cartões além das taxas maiores, quando parcelado a loja também recebe parcelado. É possível receber tudo de uma vez, mas envolve mais taxas que tornam o lucro no fim bem menor.

Débito em conta:

Uma forma ainda melhor de se conseguir um desconto em lojas virtuais é quando o pagamento é realizado por meio de débito em conta, pois trata-se de uma transferência sem custo. Apesar do custo menor, o boleto ainda oferece um custo à loja, o débito em conta não, e da mesma forma é um meio de se receber o dinheiro da compra de uma vez e mais rápido.

Resumo da ópera

Sempre vão existir preços diferentes, na internet usualmente são menores, mas lembre-se sempre de conferir o frete, pois às vezes o produto barato pode sair caro por causa dele. Saber escolher a forma de pagamento à vista, pode trazer vantagens! Procure saber a reputação da loja virtual nas redes sociais e no reclame aqui. Essas informações são importantes não somente para o cliente, mas também para você que está começando uma loja virtual: conhecer como funciona, as práticas e suas opções ajudam a oferecer o melhor para seu público-alvo e conseguir mais resultados!

Abaixo você confere nosso infográfico comparando a loja física com a loja virtual e porque os preços diferem!

lojas virtuais por que e mais barato comprar online infografico