O conceito "mobile first" não é novo e se originou em 2010 com o Google. Lá atrás eles diziam sabiamente que os dispositivos móveis seriam o futuro, ou seja, que seriam a maior fonte consumidora de tráfego de Internet.

Mas o que é então "mobile first" ? Este conceito coloca no centro do desenvolvimento o smartphone e outros dispositivos de tela reduzida como o foco do desenvolvimento, justamente por esta tendência mostrada acima de queda de venda de dispositivos tradicionais e ascensão da utilização dos dispositivos móveis.

Este conceito traz implicações no design dos projetos e arquitetura da informação, visto que o foco será dado para um dispositivo que no máximo possui 6 polegadas de tela e uma internet 3 ou 4G, portanto deve-se priorizar design e conteúdo preparado e otimizado para as características do público-alvo.

Após 5 anos da profecia do Google podemos dizer que mobile não é mais o futuro da Internet, mas é uma realidade que pode ser comprovada pelo nosso post anterior sobre Relatório digital, social e mobile 2015. Ali você verá uma série de estatísticas sobre a utilização da Internet.

Para finalizar, recentemente saiu na mídia que o Google irá disponibilizar um serviço para consultar se um site é "mobile friendly", ou seja, se o site está preparado para ser visualizado nos dispositivos móveis. Questiona-se também se irão utilizar este serviço como critério de pontuação no processo de indexação dos sites. Isso será muito bom para clientes que investiram na responsividade e um péssimo negócio para quem ainda reluta em atualizar o seu site ou e-commerce para compatibilização com dispositivos móveis.

Eu não tenho a menor dúvida de que o mobile faz toda a diferença e você ?

Está preparado ou preparando-se para o mundo mobile ?