O objetivo de um framework é facilitar o desenvolvimento/manutenção de um projeto utilizando reaproveitamento de código (bibliotecas). Muitos dos frameworks utilizam o padrão de arquitetura MVC (Model/View/Controller). O CMS Joomla é um deles !

Voltando ao Bootstrap, pode-se dizer que ele oferta uma coleção de scripts CSS e jQuery (biblioteca javascript) com intuito de dinamizar as interfaces e componentes de uma página web. Alguns plugins desempenham funções, como por exemplo, permitir o auto-preecnhimento de um campo input. Outros permitem funções como Modal, Dropdown, Scrollspy, Tab, Tooltip, Popover, Alert, Button,Collapse, Carousel e Typeahead. Não podemos nos esquecer que a partir da versão 2 ele suporta o design responsivo (para saber mais clique aqui).

Nosso objetivo não é abordar todo o funcionamento do framework citado, mas sim mostrar a importância de se utilizar uma sistematização de desenvolvimento de projetos web utilizando um framework. Há alguns meses estamos utilizando-o com bons resultados. Sempre tivemos medo de utilizar frameworks que não "pegassem" na comunidade e não fossem amplamente utilizado gerando boa base de conhecimento ou até mesmo que apresentasse mais problemas do que soluções, justamente o contrário do Bootstrap.

O que nossos clientes ganham com essa adoção ? Creio que o principal benefício é a aplicação estar sendo desenvolvida em um paradigma mais atual, estilo web 2.0, aderente aos padrões desenvolvidos por empresas como Google, Twitter, Facebook, além da compatibilização de conteúdo com os pequenos dispositivos (smartphones e tablets). Visualmente falando é mais bonito e dinâmico e isso é o que interessa à maioria dos clientes.

A responsividade é um recurso disponibilizado por esta prática, porém não é a única. Para identificar se seu website é responsivo é muito simples! No seu navegador com o site aberto, diminua o tamanho da janela e veja se todos os elementos que compõe a página do site em questão estão se adequando ao tamanho da janela. O menu do site deverá ficar "retrátil", caso o tamanho da janela seja muito pequena (simulando uma tela de smartphone).

O seu site pode ser muito mais agradável e elogiado pelos seus clientes quando se utiliza em seu desenvolvimento padrões atuais e aclamados pela comunidade de desenvolvimento web. Pense nisso !