O que são os chatbots?

Chatbots são robôs que interagem com as pessoas em conversas, por meio dos mensageiros. Eles são uma opção a websites e interfaces de aplicativos para os usuários na realização de tarefas, já é possível realizar compras de produtos e serviços por meio dos chatbots. Eles podem funcionar com base em regras ou inteligência artificial, nesse último caso dando a capacidade do bot de entender e aprender a partir da forma que os usuários escrevem, falam e perguntam, além de aprender do histórico de dados de outros usuários que interajam com o bot. No exemplo abaixo temos uma demonstração de como é possível realizar diversas tarefas só pelo mensageiro por meio de um chatbot:

Os chatbots não são nenhuma novidade, estão presentes há um tempo já em nossa vida cotidiana, um exemplo disso é quando acaba seu saldo de créditos no telefone e recebe um SMS oferecendo uma recarga, é um chatbot realizando a tarefa, e todo o processo de recarga acontece por meio do mensageiro de SMS.

Os chatbots tem tido o seu uso ampliado em diversas plataformas e isso chega com rumores do fim dos apps como a revista Exame comenta em seu site, pois os chatbots são mais simples de interagir, e os usuários tendem a enfrentar problemas com plano de dados, memória do celular entre outros problemas em que o chatbot aparece como solução em comparação a um app especifico, pois está integrado ao mensageiro que o usuário utilizar diariamente para se comunicar com amigos e familiares. Mas nada impede de uma empresa manter as duas ferramentas ou até mesmo implementá-los nos aplicativos próprios.

Como as empresas estão utilizando?

As empresas têm utilizado os chatbots como uma forma de estreitar o relacionamento com os seus clientes. São utilizados para relacionamento, atendimento, venda, e pós-venda até. É uma forma barata de atingir seu público onde ele está, e uma forma em que os dois lados saem beneficiados, tanto a empresa quanto o cliente.  
Mas como utilizar?

As grandes empresas como Apple e Facebook já abriram as portas para o uso de chatbots em seus mensageiros, o Facebook já possui uma página dedicada falando sobre os bots no Messenger e como começar a criá-los. Outros mensageiros possuem lojas de bots que facilitam ainda mais para que sua marca utilize a ferramenta.

Como forma de facilitar e fixar o entendimento, criamos um infográfico exclusivo abaixo. Compartilhe com seus amigos!

o que sao chatbots e como as empresas estao se beneficiando deles infografico

No blog da VR SYS Agência Digital você sempre vai encontrar as novidades relacionadas a e-commerce, web e tecnologia!