Mas vamos falar um pouco do SEO (Search Engine Optimization), que numa tradução para o português é "otimização para mecanismos de busca" e "é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca", retirado do Wikipedia (veja Otimização para motores de busca no Wikipedia).

Temos mais de 200 fatores que o Google utiliza para posicionar a sua ou a minha página nos mecanismo de busca do Google e mais abaixo passo uma lista do que você deve fazer de imediato para otimizar suas páginas corretamente.

Não é um trabalho fácil, mas também não é um bicho de sete cabeças que a gente não possa fazer e melhorar nosso posicionamento nos mecanismos de busca. Então se seguir esta lista de otimização já é um passo para um melhor posicionamento do seu site no Google.

Endereço URL: Adquira seu endereço do site a sua principal palavra-chave o mais próximo do início do URL possível. Por exemplo: floresonline.com.br. Empresa com venda de flores pela internet. Primeira posição no na lista do Google e ainda mesmo assim anunciam nos links patrocinados.

Tag título (title): O título deve conter entre 10 e 50 caracteres e incluir uma ou mais palavras-chave, mas que seja descrita. Mesmo exemplo do floresonline.com.br, "Flores Online Floricultura - Compre e Envie Flores e Presentes para todo o Brasil", onde utilizam duas vezes (2x) a palavra-chave, "flores"

Meta Tag Descrição (meta-description): A meta tag description deve ser perspicaz e útil, mas deve também conter uma ou duas das suas palavras-chave mais importantes. Ela é importante pois descreve o que é aquela página. No mesmo exemplo que eu peguei a meta-description é:"Procurando por Flores? A Floricultura Flores Online entrega Flores e disponibiliza mais de 400 arranjos para todas ocasiões. Compre Buquê, Cestas e mais!"

Meta Tag Palavras-chaves (meta-keywords): É importante que inclua palavras-chaves que façam parte do seu texto. Colocar milhares de palavras-chaves que não tenham a ver com a sua página é perca de tempo e não temos o resultado esperado. Exemplo do floresonline.com.br: flores, flor online, floriculturas, flores on line, floricultura online, flores Brasil.

Densidade da palavra-chave: O conteúdo do seu texto deve conter todas as suas palavras-chave e termos relacionados com as palavras-chaves.

A palavra-chave densidade total (todas as palavras-chave) de cerca de 12% é o máximo que você deve utilizar para não ultrapassar o limite de aceitação do Google e acabar que seu site seja rotulado como 'spam', e nada menos do que 2%, pois é pouco e provavelmente não dê um bom resultado.
A densidade da palavra-chave escolhida deve ficar entre 1% e 7%. E 1% é muito pouco e 7%, já é bastante. Ideal é que fique se possível em cerca de 5%, com a palavra-chave primário e 3% com palavras-chave secundárias. Este é um trabalho que exige muita atenção a saber dosar o uso das palavras-chave.

Títulos de texto (Header Tags), que são as tags H1 e H2 dão mais peso é dado às palavras-chave que aparecem dentro das tags H1, H2, em seguida, tags e assim por diante. O H1 tem mais peso do que o H2 e assim sucessivamente até o H6.
Formatação de Texto (por exemplo, colocar em negrito ou sublinhado), isso não pode oferecer muito peso em algoritmos, mas geralmente se você negritar primeira instância de suas palavras-chave e a última instância da sua palavra-chave primária, você deverá ver alguns resultados positivos.

Início do texto: Quanto mais perto você colocar a sua palavra-chave no começo do texto do conteúdo da página, melhor. Tente incluir a palavra-chave primária no primeiro período ou dois e também no último parágrafo.


As frases-chave como frases inteiras: Você será melhor posicionado se a sua palavra-chave for uma sequência de palavras. Exemplo seria colocar apenas "flores", mas se você colocar "entrega de flores São Paulo" será muito melhor posicionado se procurarem por esta frase.

Imagens Alt-tag: Inclua sua palavra-chave pelo menos uma vez na marca Alt de todas as imagens. Certifique-se que o texto é relevante para a imagem e dá algumas informações sobre ela. Exemplo das flores seria em vez de colocar apenas no ALT da imagem a palavra "flores.jpg", podemos ser mais específicos, como exemplo "flores_rosas.jpg"

É isto pessoal, são algumas das técnicas que podemos usar para melhorar nosso posicionamento dentro dos mecanismos de busca, somos só um barquinho no meio de um grande oceano e devemos sinalizar as pessoas onde é que estamos e que serviço ou produto vendemos. Não adianta fazer promoção no site se ninguém acessa né?

Espero que tenham gostado e comentem, muito importante para nós saber o que nossos leitores pensam.

Até a próxima e fiquem com Deus.