Suas características mais admiradas por nós são: fácil instalação (não dura mais de 5 minutos como WordPress), vastas opções de extensões (componentes, módulos e plugins) no repositório Joomla, multi-idioma, desenvolvida em framework MVC (model-view-controller), pode ser utilizada com sucesso em projetos menores (hotsites e pequenos websites institucionais) a mega projetos (portais de grandes empresas e órgãos públicos com extensa quantidade de informações), comunidade ativa no mundo todo, dentre outros.

Vendo uma matéria do joomlaclube.com.br me chamou a atenção os números dessa poderosa ferramenta, na qual sintetizo abaixo:

  1. Média semanal de downloads no joomla.org em 2011 foi de 644.880
  2. Mais de 117 "Joomla days" (evento técnico direcionado a desenvolvedores e à comunidade Joomla) em mais de 20 países
  3. Market share de 9,6 %
  4. Eleito o melhor CMS por 3 vezes (2006, 2007 e 2011)
  5. Websites populares desenvolvidos em CMS Joomla (Barnes & Noble, Pizza Hut, Danone França, Torre Eiffel, United Nations Regional Information Centre, dentre outros)
  6. 342 títulos de livros disponíveis na Amazon
  7. 147 grupos de usuários ativos do Joomla
  8. Mais de 2.500.000 posts no Joomla Forum

Na verdade tínhamos uma impressão do poderio do Joomla, mas não sabíamos quantificar. Esses números só aumentam a nossa paixão por esta poderosa ferramenta e a certeza de que estamos trabalhando com o que há de melhor no mundo. Serve também para embasar o nosso discurso justificando a utilização desta plataforma em nossos projetos junto aos nossos clientes.

Pequeno ou grande, pense na possibilidade de seu próximo website ser um CMS Joomla.