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Gerações X, Y e Z, entenda melhor seu público
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Você já deve ter se deparado com esses termos: geração x, y e z, e até mesmo o termo Millennials. Pois saiba que esses termos definem gerações e para entender melhor o seu público é importante saber em que geração ele se encaixa, como se comportam e pensam sobre trabalho, sociedade e perfil de consumo.

Já faz mais de meio século desde que as gerações eram definidas a cada 25 anos, hoje a velocidade aumentou e a cada 10 anos já há o surgimento de uma nova geração.

Geração X

Nascidos do início dos anos 1960 até início dos anos 80, a geração X desconfia dos modelos tradicionais de hierarquia no trabalho, e já foram conhecidos como Geração MTV, por serem considerados um grupo de niilistas desmotivados e céticos. Porém essa geração é reflexo do pós-guerra e representa uma mudança em relação aos comportamentos de trabalho.   

Eles desconfiam da hierarquia, dão mais valor no mérito do que em status, além de preferirem ambientes e estruturas mais informais. São bem menos leais às empresas e tentam equilibrar a vida profissional com a pessoal. Algumas características:

  1. Eles buscam um equilíbrio real entre trabalho e vida pessoal;
  2. São profundamente independentes, seguindo os passos de seus antecessores imediatos;
  3. São a primeira geração que verdadeiramente domina os computadores e representa a Era da Informação;
  4. Sonham com locais de trabalho que lembrem comunidades.

São uma geração que possuíam muitos sonhos, mas que se deram conta de que são apenas sonhos, por isso hoje em dia eles tem largado empregos estáveis e carreiras para fazerem o que realmente gostam.

De um ponto de vista comercial, a geração X são consumidores mais comuns, viram a tecnologia nascer, havia um ceticismo em relação ao consumo, e sempre procuram produtos de qualidade e inteligência de forma madura.

Geração Y

Nasceram entre o fim dos anos 70 e início dos anos 90, e diferentemente de seus antecessores, eles cresceram com a tecnologia e presenciaram os maiores avanços tecnológicos da história, sempre tiveram televisão, internet, vídeo games etc... As facilidades propostas pela tecnologia e a oportunidade de terem uma vida melhor, fruto do trabalho dos pais, torna essa geração um pouco mimada, pois sempre conseguem o que querem.

No ambiente de trabalho eles procuram uma ascensão rápida, não se sujeitam a qualquer tipo de tarefas e ambicionam grandes salários e carreiras, porém essa leve insubordinação faz com que essa geração troque de emprego muito rápido.  

É a geração multitarefa, por conta da já mencionada tecnologia presente desde que nasceram. Eles são capazes de ler e-mails, ouvir músicas, e realizar outras tarefas ao mesmo tempo sem prejudicar as atividades profissionais.  O site Sucesso Jovem indicam algumas características que definem a geração Y.

  1. Conectados;
  2. Procuram informações fáceis e imediatas;
  3. Geração das redes sociais;
  4. Compartilham tudo o que é seu: dados, fotos, hábitos. etc;
  5. Estão sempre em busca de novas tecnologias;
  6. Tem um grande fluxo de informações diariamente.

A geração Y é mais aberta as novas tecnologias e isso se reflete no consumo e como houveram a ascensão de diversos novos produtos que antes não eram necessidades e hoje fazem parte do dia-a-dia de todas as pessoas. São extremamente inovadores e gostam de movimento ao invés da monotonia, e buscam o mesmo nos produtos.

Geração Z

Conhecidos como “nativos digitais”, nasceram entre 1992 e 2010. Assim como a geração anterior eles nascem em um mundo já globalizado, e mais conectados ainda, pois não conheceram o mundo sem internet. Por estarem sempre conectados eles consomem as informações em tempo real e são influenciadores de outras gerações.

Profissionalmente é uma geração desconfiada, querem fazer mais de uma coisa em suas vidas, e optam por novas formas de carreira, como temos visto com youtubers e influenciadores digitais, além de home office.

  1. Desapegado das fronteiras geográficas;
  2. Demasiados ansiosos;
  3. Falta de intimidade e relação social;
  4. Forte responsabilidade social;
  5. Necessidade extrema de interação e exposição de opinião.

Mas e os Millennials?

O termo millennial que tem se ouvido muito por aí, corresponde a geração Y, mas algumas fontes dizem corresponderem essa geração, mas também algumas esticam essa geração até os nascidos nos anos 2000. O site Millennial Marketing indica que essa geração são os nascidos entre 1977 e 2000.

Embarcam as características de comportamento profissional da geração Y, e em relação ao seu consumo em que não defendem marcas ou causas que não se sintam representados, além de valorizarem mais a experiência do que o bem material.

Eles por terem um grande acesso as informações, são consumidores exigentes, e dão muito valor em marcas que se posicionam de forma ética e apoiem causas sociais, e são leiais as marcas que representarem esses valores para eles tanto nos posicionamentos quanto nos produtos e serviços.

Conhecer e definir os comportamentos dessas gerações é conhecer o seu público e quem sua marca quer atingir, esse conhecimento pode ser crucial na conquista de novos clientes e na criação de valor para sua marca.

Veja nossa postagem como infográfico!

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