Blog: Negócios

As etapas para se criar um web site! Do domínio ao SEO
e-max.it, posizionamento sui motori

Falamos muito sobre aspectos detalhados de um website: cores, tipografias etc... Essas são postagens e dicas muito específicas, mas e o leitor que não sabe por onde começar na criação de um site? Muitas vezes você pode estar perdido e a falta de uma direção pode acabar frustrando a ideia do website e às vezes levando até a desistência.

Não queremos isso, incentivamos as ideias e o desenvolvimento, por isso nossa postagem de hoje trata-se das etapas para a criação de um website, um apanhado geral do que é preciso para tornar sua ideia realidade.

1 – Registrar um domínio

A primeira coisa a se fazer é registrar um domínio, mas o que é um domínio? Domínio é o endereço do seu site, a URL, o que os usuários precisam digitar no navegador para acessarem seu website. Por exemplo, o nosso domínio é www.vrsys.com.br.

Registrar o domínio é ter a certeza que poderá usar o endereço escolhido para seu website, é importante utilizar um domínio simples e direto ao que se trata o site. Para realizar o registro você pode utilizar o site registro.br, nele você pode conferir os registros disponíveis e os planos de pagamento, em nossa última consulta de domínios, um registro por 1 ano estava custando R$ 40,00.

Em alguns casos é possível realizar o registro de um domínio quando se contrata um serviço de hospedagem que é o nosso próximo passo na criação de um site.

2 – Contratar um serviço de hospedagem

A hospedagem é onde seu website será armazenado, seu conteúdo, imagens etc... Existem alguns tipos de hospedagem. As mais comuns são essas:

Hospedagem compartilhada

É uma hospedagem física, ou seja, seu site estará armazenado em um servidor físico, mas como o nome já diz, é uma hospedagem compartilhada, e o seu site dividirá espaço com outros sites o que pode comprometer o desempenho de seu site. Esse tipo possui um valor mais acessível em comparação ao próximo tipo.

Hospedagem dedicada

Assim como a compartilhada ela possui um servidor físico, mas como é dedicada, o seu website não dividirá o espaço com outros websites.

Hospedagem na nuvem

Nesse tipo o website ficará armazenado na nuvem que funciona como uma rede de máquinas, mas não física. Nessa opção seu website terá um espaço dedicado e upgrades nos planos se torna mais fácil por não tratar de questões físicas.

A escolha de qual plano de hospedagem e qual empresa escolher depende do tamanho de seu site, no volume de conteúdo e na quantidade de acessos que ele irá receber. Aqui na VR SYS Agência Digital oferecemos alguns planos de hospedagem compartilhada, nossos servidores estão localizados nos EUA em uma das maiores empresas de hospedagem do mundo. Para conhecer nossos planos acesso nosso link e assista o vídeo abaixo em que apresentamos nossa hospedagem:

3 – Criando o site (Design e Programação)

Uma vez possuindo um domínio e a hospedagem, você precisa criar o site e as opções são as mais diversas, existem o Wordpress.com, Wordpress.org, o Wix que é amplamente divulgado com muitos anúncios, no Youtube, por exemplo, e o Joomla que é a plataforma que utilizamos aqui na VR SYS Agência Digital.

Essas plataformas oferecem diversas possibilidades para a criação de sites, ferramentas simples de design para que você interessado no site crie facilmente, mas estamos falando aqui de sites comerciais, institucionais e extremamente refinados. Por exemplo, o Wix oferece uma grande desvantagem, pois ele não indexa no Google, e isso é um prejuízo uma vez que você espera que seu site apareça nos resultados de pesquisas do Google e que seus clientes ou “futuros clientes” possam encontrá-lo.

Em todas as plataformas é possível utilizar temas (templates) prontos para uso, com apenas algumas personalizações, mas novamente, um bom site comercial não deve utilizar um tema, você não quer correr o risco de que sua marca tenha um site extremamente parecido com uma concorrente por usarem um mesmo tema. Neste caso um site com design exclusivo é muito mais atrativo, mas mais custoso obviamente; aqui na VR SYS Agência Digital criamos nossos layouts do zero se adequando as necessidades de cada um dos clientes.

Nesta etapa do processo em que se precisa do design e de uma programação, na maioria dos casos é contratado uma agência como nós, ou um freelancer. Claro que uma agência lhe oferece maior garantia de qualidade, e eles mesmos conseguem lhe oferecer registro de domínio e hospedagem, sendo essa forma mais tranquila.

4 – Criando conteúdo

Dependendo do seu objetivo com o site provavelmente ele terá gestão de conteúdo, o que é extremamente positivo uma vez que você cria um público para seu site e se for comercial ainda divulga a sua marca dentre os visitantes, mas para isso você deve produzir conteúdo de qualidade caso contrário seu site não terá visitantes.

A maioria dos sites mantém um blog como o nosso, em que são postadas notícias relacionadas ao segmento de sua marca, e ou o dia a dia da empresa. Alimentar esse blog é importante, para que sua audiência sempre retorne e as visitas continuem no seu site criando assim um relacionamento com os usuários e clientes.

Usualmente alguém da empresa ou você mesmo alimentará esse blog, sempre recebendo a orientação da agência ou pessoa que criou o site, uma vez que isso envolve conhecer as interfaces de gestão do Joomla ou Wordpress, por exemplo. Não é nenhum bicho de sete cabeças, mas conhecer bem ajuda a evitar erros inesperados como, por exemplo, imagens distorcidas.

5 – SEO e Analytics

Já falamos muito de SEO no blog, o que é e para que serve, assim como demos algumas dicas sobre otimização e de fato o SEO é extremamente importante para que seu site apareça nos resultados de busca do Google. Saber como otimizar seu site é o que fará a diferença, muitas agências oferecem esse tipo de serviço de consultoria em SEO.

Outro ponto importante nessa etapa pós publicação do site é o acompanhamento pelo Google Analytics, para saber como o site esta performando, as visitas, taxa de rejeição, páginas mais vistas, dessa forma você consegue identificar o que o seu público gosta de ver e ainda pode direcionar novos conteúdos para eles.

E essas são as etapas para a criação de um site, claro que muito da criação de conteúdo e otimização para o SEO acontecem pós a publicação e devem ser mantidas por toda a vida do site. Com esse conhecimento já é possível transformar sua ideia de site em realidade seja por meio de um site feito por você mesmo ou ao contratar uma agência digital como nós!

Abaixo confira as etapas em nosso infográfico!

as etapas para se criar um website do dominio ao SEO infografico

Gostou desse conteúdo? Ajude-nos compartilhando!

VR SYS Agência Digital - Todos Direitos Reservados © - 2017