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Adquirentes e subadquirentes – Qual a melhor escolha para sua loja virtual?
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Criar uma loja virtual, e adentrar no mundo do e-commerce pode parecer muito intimidador de início, são muitas informações novas que diferem do comércio físico. Além disso são muitas decisões a serem tomadas e sempre há prós e contras para todas elas, uma das maiores dúvidas pra que está iniciando a loja é utilizar um adquirente ou um subadquirente para os pagamentos. No post de hoje vamos explicar o que é cada um deles, suas diferenças e qual o melhor para sua loja virtual!

Adquirentes

Os adquirentes são empresas licenciadas pelas bandeiras de cartão de crédito que analisam e aceitam estabelecimentos em seu programa de transações financeiras, e comunicam-se com os bancos, bandeiras e lojas. Ou seja, ao se realizar uma compra em um site que utilize um adquirente, ele irá se comunicar com a bandeira, que irá se comunicar com o banco emissor do cartão utilizado na compra, o banco irá aprovar a transição ou não, retornando então essa informação para a bandeira que retorna para o adquirente e então o lojista autorizando o processo de compra. Para facilitar fizemos essa ilustração exemplificando o processo com um adquirente:

adquirentes subadquirentes qual a melhor opcao para sua loja virtual como funciona o adquirente

Os maiores exemplos de adquirentes são o Cielo, Rede, GetNet, Adyen e Elavon. Você com certeza conhece os dois primeiros exemplos, pois atualmente compõem 90% de participação nesse mercado. Os exemplos de bandeiras também são extremamente conhecidos: Visa, Master Card, Elo, Diners Club etc...

Os custos de um adquirente

Os custos de um adquirente variam muito do contrato firmado entre lojista e a empresa que oferece o serviço, mas sempre é cobrado em taxas sobre cada transação processada, e a taxa varia entre 3% a 6% dependendo da forma de pagamento, se a vista ou parcelado, as transações parceladas usualmente são as com as maiores taxas.

E como o lojista recebe o dinheiro? Bom, novamente depende da forma de pagamento, pois se realizado a vista a partir do momento da aprovação da compra o lojista deve receber em 30 ou 32 dias dependendo do mês, já as compras parceladas podem ser recebidas à vista ou conforme vão sendo pagas as parcelas, esse caso varia conforme o contrato entre lojista e adquirente.

Prós e contras

É bem claro que a adesão de adquirentes oferece taxas bastante baixas para o lojista aumentando o lucro dele, mas não se engane por essa informação, pois o custo de um adquirente não é apenas a taxa em cima de cada transição.

Para utilizar o adquirente sem problemas, você ainda terá de contratar serviços de gateway e antifraude. Não contratar esses serviços pode fazer com que seu site tenha erros no checkout e também seja passível de fraudes.

Subadquirentes

A segunda opção para as lojas virtuais é a contratação de um subadquirente, os subadquirentes são conhecidos como facilitadores de pagamento, só por isso já fica bem entendido que essa é uma opção vantajosa. Esses facilitadores, diferentemente dos adquirentes, realizam a intermediação do pagamento entre todas as partes envolvidas.

Os facilitadores mais conhecidos são o Moip, PagSeguro, Mercado Pago e PayPal. Uma das diferenças entre o subadquirente e o adquirente é a taxa por transação realizada que é um pouco mais alta que nos adquirentes, mas levando em conta que o facilitador já inclui os serviços de gateway e antifraude é uma ótima opção para as lojas virtuais que estão começando.

Outra diferença é que alguns subadquirentes redirecionam o usuário para outro site na hora do checkout, e quando finalizado, retorna para o site da loja confirmando a compra. Para muitos usuários esses passos a mais podem ser decisivos para a desistência da compra, porém são exceções, pois a maioria oferece o checkout transparente em que o usuário consegue realizar o pagamento por um subadquirente sem ter que ser redirecionado para outro site.

Outra grande vantagem dos subadquirentes são as formas de pagamento, eles oferecem muitas bandeiras além de opções de boleto. E assim como já devem ter visto na mídia hoje em dia há até as maquininhas de cartão para estabelecimentos físicos, em que é pago um valor pela máquina que será sua, diferentemente dos adquirentes que lucram com o aluguel das máquinas tradicionais.

O processo de pagamento

Como o Moip usa seu próprio processo como exemplo de como um subadquirente funciona, a compra segue as seguintes etapas quando o facilitador oferece checkout transparente. Apesar desses serem os passos do Moip, outros subadquirentes seguem as mesmas etapas.

  1. O cliente clica em comprar em seu site
  2. O cliente preenche os dados pessoais, de entrega e pagamento dentro de seu site
  3. O Subadquirente processa o pagamento, cuidando de fraudes e da segurança dos dados
  4. A confirmação do pagamento ocorre em seu site, sem que o usuário deixe de continuar comprando em sua loja
  5. O dinheiro cai em sua conta, no caso a do Moip, e dependendo do contrato fica disponível para saque.

Qual escolher para sua loja virtual?

Você que está começando no mundo dos e-commerces a melhor opção sem dúvidas são os subadquirentes, uma vez que ele resolve muitas das burocracias que um adquirente possui, além de oferecer mais formas de pagamento e ser a opção mais rápida para o lançamento de sua loja virtual.

Mesmo com as taxas maiores lembre-se que a inclusão de serviços de gateway e antifraude vão lhe poupar muita dor de cabeça. Nas lojas virtuais desenvolvidas por nós aqui da VR SYS Agência Digital sempre orientamos nossos clientes a utilizar os subadquirentes, pois não é a toa que eles são conhecidos como facilitadores.

Bom, agora você sabe as diferenças entre um adquirente e um subadquirente e qual a melhor escolha para sua loja virtual, abaixo você confere nosso infográfico colocando lado a lado os prós e contras de cada um deles!

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