Apesar de tais números, existe muita gente que fica receosa na hora de realizar uma compra online, pois existem dúvidas sobre a real segurança dos dados trafegados, tanto pessoais como bancários, fora os inúmeros golpes que já vimos ao longo dos anos em noticiários da TV e Internet. Junte a isso as constantes notícias de ataque hackers em busca de dados sigilosos e que muitas vezes assustam os consumidores, mas as empresas estão investindo mais e mais na segurança de dados.

Na postagem de hoje vamos indicar algumas ações que podem ser realizadas para que o usuário se sinta mais seguro ao comprar em sua loja virtual!

1 – Design como diferencial

Pode até parecer puxar sardinha para nossa empresa, mas uma loja virtual com um design bem desenvolvido impacta sim na percepção de segurança dos clientes. Muitos dos clientes ao entrarem em um site que utilize um template padrão sem customização ou que possua um visual antigo, deixam de navegar ou comprar, pois a loja virtual pode não parecer confiável aos seus olhos. Isso não quer dizer que toda loja feia não seja confiável, mas com certeza eles podem perder vendas por conta disso.

Então tente enfatizar por meio de seu design que sua loja virtual é de confiança e que o cliente pode ficar tranquilo em relação aos seus dados e suas compras.

2 – Relação loja e cliente

Outro ponto a se destacar nessa lista é a relação entre loja e cliente, já falamos um pouco sobre isso em nosso post sobre social commerce e reiteramos novamente que essa relação deve ser transparente e a loja deve agir sempre pró consumidor, oferecendo formas de solucionar problemas reais, e com meios de contato eficiente.

O cliente que tiver um problema e conseguir solucioná-lo rapidamente e de forma real, acaba valorizando esta ação e isso se reflete em maior segurança na realização de novas compras na loja.

3 – Dê voz ao cliente

Esse é outro ponto que comentamos em nosso post de social commerce e que é extremamente útil para transmitir a segurança de sua loja. Dar voz ao cliente é permitir que ele avalie os produtos por nota ou até mesmo comentários, muitos empresários temem abrir suas lojas para avaliações e comentários por conta de recepções negativas, mas é fato que sempre haverão comentários negativos e nisso o tópico anterior pode ajudar, pois se há um comentário negativo, porque não tentar resolver quaisquer sejam os problemas do cliente para que ele possa confiar novamente na sua loja?

Outra coisa interessante a se realizar é inserir uma área de depoimentos em seu site, pois nesta área não serão comentários de todos os tipos, mas sim uma seleção de depoimentos de clientes que valorizem sua loja e seus produtos. Por experiência própria sabemos como um depoimento pode ser crucial na decisão de compra.

4 – Suporte

Esse item não é mandatório em todas as lojas, depende do que ela vende, mas algumas mais robustas com produtos que tenham a tendência a necessitar de suporte, é mais que necessário manter um meio de contato para dirimir dúvidas, seja por e-mail, por telefone ou chat online como muitas lojas têm utilizado.

Mantenha esses meios de atendimento claros ao cliente e sempre tenha alguém disponível para realizar o atendimento, não é necessário alguém 24h, mas alguém em horário comercial já é melhor do que ter o chat de suporte e não ter ninguém para atender.

5 – Certificação digital – SSL

Deixamos esse item por último, pois é o mais importante, pois apesar das outras ações serem de grande ajuda o usuário tende a confiar mais em lojas com certificações e para isso eles conferem os selos e outros indicadores se o site é seguro. Pra início, o mínimo que a loja pode oferecer é um certificado digital SSL, onde sua função é estabelecer uma conexão segura entre o visitante e a sua loja virtual, criando um túnel criptografado e impossível de ser quebrado. Dessa forma, os dados trafegados entre sua empresa e os clientes estarão sempre seguros e codificados.

O certificado digital SSL impede que um terceiro consiga ter acessos aos dados. Para saber se um site utiliza esse selo é só conferir na URL se há o https:// com o cadeado verde ao lado e fechado. Isso já um indício positivo, mas é sempre bom colocar o selo no rodapé. O certificado SSL é tão importante que só é possível realizar vendas com o cartão de crédito como opção de pagamento apenas se haver o certificado no site. Além disso, sites com o certificado tem maior relevância para o Google.

O certificado digital SSL não é o único, para outras certificações procure uma empresa tradicional e de confiança e não deixe de inserir os selos no rodapé e até mesmo divulgar nas redes sociais esses diferenciais de segurança!

Abaixo você confere essas dicas em formato de infográfico!

cinco acoes para transmitir mais seguranca em seu ecommerce infografico