Blog: Negócios

Lojas virtuais: Por que é mais barato comprar online?
e-max.it, posizionamento sui motori

Você já deve ter ouvido alguém dizer isso ou até mesmo percebido por si só de que os preços praticados nas lojas virtuais em geral são menores do que os praticados nas lojas físicas. Mas você sabe o porquê desses preços serem diferentes? No post de hoje vamos abordar todos os aspectos que influenciam os preços das lojas virtuais e físicas.

O principal motivo

Apesar dos vários fatores, um sempre se sobressai e é a principal resposta para a diferença de preços: os custos de uma loja física. Uma loja física muitas vezes possui o custo de aluguel do espaço, energia elétrica, água, encargos, funcionários além de quando há um vendedor há uma comissão em cima da venda, essa é a principal razão dos preços serem mais altos.

Em nossas pesquisas para esta postagem notamos que em notícias relacionadas de 2012 indicavam uma diferença de 25% nos preços, ou seja, era possível encontrar produtos 25% mais baratos na internet do que em lojas físicas. Em publicações mais recentes essa diferença já caiu para 15% o que mostra que os preços vêm se estabilizando, e que as lojas físicas tem se modificado pra não perder potencial competitivo.

Em outra notícia mais recente vemos uma baixa de 5,5% nos preços das lojas virtuais em comparação ao mesmo período de 2016, isso é reflexo de uma queda constante por nove meses seguidos, mas isso aconteceu em alguns setores, enquanto outros viram um aumento dos valores, por exemplo, o setor de games e brinquedos.

Isso não significa que todo mundo compra ou prefere comprar online, há questões como segurança que ainda assombram muitos consumidores, que continuam a fazer pesquisas e comprar nas lojas físicas.

Mas é permitida a prática de preços diferentes?

São vários os casos de clientes se queixando de verem um valor na loja online e ao irem a uma loja física comprar o valor ser diferente e maior, mas segundo os órgãos de defesa do consumidor essa prática não é ilegal, e é praticada pela maioria das lojas, e é permitido ainda não somente essa diferença entre loja virtual e física, mas também preços diferentes em diferentes lojas físicas, por exemplo, no centro da cidade um preço ser x e nas demais regiões ser y. O que não é permitido são valores diferentes dentro de uma mesma loja, porém os clientes se indignam muito, por enxergarem uma loja como uma marca única, mas cada loja física, e a loja virtual são consideradas lojas diferentes, possuem até CNPJs diferentes.

O que é obrigatório para todas as lojas tanto físicas quanto virtuais é oferecer todas as informações sobre o produto, formas de pagamento, entrega, disponibilidade etc... E para quem já sofreu com esse engano de ver um preço na loja online e se deparar com outro na física, e ou ainda gosta de pechinchar nas lojas físicas existem algumas opções para sua compra ser feita online:

Retirada do produto em loja física:

Muitas lojas oferecem essa opção quando você faz uma compra online, você paga o valor que está na loja virtual, mas retira o produto em uma loja física. Isso reduz custos com transporte, pode gerar uma nova venda na loja física aumentando o ticket e até trazer uma melhor experiência de consumo a esse usuário, visto que o bom atendimento e o contato físico com os produtos são fatores essenciais para isso.

Pague no boleto à vista:

Você já deve ter notado que a maioria das lojas oferece uma porcentagem de desconto quando a compra é paga à vista por boleto bancário, isso é o equivalente aos descontos à vista em uma loja física, e acontece porque o custo de um boleto é bem menor que uma operação com cartão de crédito. Muitas vezes o desconto é apenas a exclusão de taxas de cartão, mas também podem ser um incentivo da loja, pois o boleto é a forma mais rápida deles receberem o dinheiro da compra, nos cartões além das taxas maiores, quando parcelado a loja também recebe parcelado. É possível receber tudo de uma vez, mas envolve mais taxas que tornam o lucro no fim bem menor.

Débito em conta:

Uma forma ainda melhor de se conseguir um desconto em lojas virtuais é quando o pagamento é realizado por meio de débito em conta, pois trata-se de uma transferência sem custo. Apesar do custo menor, o boleto ainda oferece um custo à loja, o débito em conta não, e da mesma forma é um meio de se receber o dinheiro da compra de uma vez e mais rápido.

Resumo da ópera

Sempre vão existir preços diferentes, na internet usualmente são menores, mas lembre-se sempre de conferir o frete, pois às vezes o produto barato pode sair caro por causa dele. Saber escolher a forma de pagamento à vista, pode trazer vantagens! Procure saber a reputação da loja virtual nas redes sociais e no reclame aqui. Essas informações são importantes não somente para o cliente, mas também para você que está começando uma loja virtual: conhecer como funciona, as práticas e suas opções ajudam a oferecer o melhor para seu público-alvo e conseguir mais resultados!

Abaixo você confere nosso infográfico comparando a loja física com a loja virtual e porque os preços diferem!

lojas virtuais por que e mais barato comprar online infografico

Gostou desse conteúdo? Ajude-nos compartilhando!

VR SYS Agência Digital - Todos Direitos Reservados © - 2017