Fake News são notícias virais - falsas - a respeito de um acontecimento em voga, geralmente elas abordam temas com uma grande comoção social com uma linguagem muito convincente e objetiva ao propósito de descredibilizar uma pessoa, negócio ou organização.

As Fakes News se tornaram um debate recorrente quando a suspeita de que notícias falsas com o propósito de influenciar as eleições presidenciais dos EUAs ocorreram em privilégio de um candidato, manipulado por outro país em prol dos seus interesses internacionais. Desde então a principal rede social onde se disseminaram essas informações, o Facebook, entrou no debate e se posicionou a respeito desse fenômeno prejudicial que vem desestabilizando a plataforma e sendo usada como meio de manipulação.

Para 2018 o Facebook estabeleceu novos critérios em seu algoritmo e vem trabalhando ainda mais para criar um espaço com mais segurança e credibilidade para seus usuários, que constantemente caem nesses compartilhamentos virais de notícias falsas que muitas vezes beiram ao extremismo. O novo algoritmo do Facebook prioriza postagens familiares de amigos na rede social em declínio de publicações de marcas e publicidade, o que gerou muita discussão e críticas. “Nós podemos ser uma parte importante da estratégia das empresas. Mas não podemos ser toda a estratégia" disse Alex Hardiman, vice-presidente de notícias do Facebook, que também comentou: "E enquanto fazemos essa mudança para a qualidade, não podemos descartar nenhuma alternativa. Nosso objetivo é minimizar as coisas ruins e promover a qualidade no feed de notícias das pessoas", disse Hardiman.

Ainda que a maior parte das Fake News ocorra a respeito de personalidades públicas ou políticas, muitos negócios também são alvos de ataques ou falsos rumores que geram prejuízos à marca, muitas vezes irreparáveis. Uma vez que o boato falso está em uma enorme teia de compartilhamento nas redes sociais, desmentir e restabelecer a integridade das informações é quase uma tarefa impossível, por isso a prevenção e atenção às fontes das informações são de enorme importância.

Credibilidade é importante e muitas marcas estão se posicionando

Nenhuma marca de respeito hoje quer veicular sua imagem a um conteúdo ofensivo, falso ou violento, primar pelo bem-estar do seu público e relacionar seu branding ao conteúdo apropriado é um dos principais objetivos no marketing na internet e muitas marcas estão se posicionando contra conteúdo duvidoso.

No Youtube é onde as políticas são mais criteriosas uma vez que os produtores de conteúdos podem monetizar seu trabalho, assim a plataforma pode aprovar, sinalizar ou penalizar vídeos e canais que não cumpram com os requisitos para que anunciantes possam inserir sua publicidade em seu conteúdo. Entretanto, no Facebook, a história é diferente, uma vez que produtores de conteúdo não possuem uma monetização direta da audiência da sua produção, além da escassa fiscalização desse conteúdo, prioriza-se na rede social o simples engajamento e alcance da publicação ao invés da qualidade das informações.

A Unilever, uma dos maiores anunciantes do mundo, fez duras críticas e ameaçou cortar seu investimento em publicidade no Facebook e Google, declarando falha na fiscalização e gestão do conteúdo que se é produzido pelos usuários, afirmando que não há policiamento do discurso extremista e ilegal, que as plataformas estão permitindo que a sociedade se divida e não protege as crianças de conteúdo impróprio.

"Eu acho que precisamos redefinir o que é um negócio responsável na era digital, porque, por tudo o que as empresas de tecnologia estão fazendo, há algumas consequências não desejadas que agora precisam ser abordadas e priorizaremos nosso investimento para ajudar a concentrar isso." Disse Keith Weed, diretor de marketing da empresa.

Caso MC Donalds

Casos de dúbia interpretação são recorrentes na publicidade de grandes marcas e a repercussão é quase instantânea e irreparável. Se você acessou suas redes sociais nas últimas semanas deve ter se deparado com essa imagem:

 fake news como isso pode afetar seu negocio mcdonalds

Ainda que não se dissesse em nenhum momento o que aconteceu com os funcionários do gênero masculino, foi dado como verdade que todos os homens tiraram o dia de folga enquanto todas as funcionárias foram obrigadas a trabalhar no dia que viria ser a prestação de uma homenagem, o Dia da Mulher. Na verdade apenas algumas unidades estiveram operando com uma equipe 100% feminina, todos os funcionários masculinos foram realocados para que algumas unidades pudesse compor seu time apenas por mulheres, mas os homens não obtiveram folga ou qualquer benefício em detrimento das funcionárias.

Podemos observar vários erros que acometeram essa ação que levou o fato a “viralizar” como uma Fake News. Primeiro, o apelo a uma data de um debate social muito delicado pelo contexto histórico do nosso país. A má comunicação da ação que abre brechas para uma interpretação dúbia, ainda que a ação fosse local e direcionada aos consumidores de determinadas unidades, desconsiderar que toda ação pode repercutir na internet é um descuido grave que a equipe de comunicação deve se atentar ao planejar a campanha. Hoje todo mundo tem um celular em mãos e uma conexão globalizada, é possível com pouquíssimo esforço produzir uma parcial que levante uma má interpretação dos seus esforços de comunicação. Estar preparado para essa situação é essencial.

Se preocupe com o conteúdo que se relaciona a sua marca

Dados os exemplos, está clara a importância de executar sua estratégia de comunicação de maneira planejada, consciente e considerando a maior quantidade de variáveis possíveis para que não haja má interpretação ou recepção indesejada do seu público, essa relação deve ser cuidadosa e é extremamente importante para que seu negócio se permaneça vivo e com credibilidade aos responsáveis pelo seu ticket. Considerar seus valores, crenças e respeitar as diferenças e diversidades são essenciais para fortalecer seus laços junto aos internautas e todo cuidado é pouco, sabendo que apenas uma Fake News envolvendo sua marca ou o conteúdo a qual ele está associado é suficiente para desestabilizar a construção de anos. Ainda que os esforços para se reparar os danos sejam significativos é quase certo que não haverá o mesmo alcance que a publicação viral.

Por isso, ao relacionar devido conteúdo ao seu negócio, seja através de um “inofensivo” compartilhamento ou a inserção publicitária patrocinada, um planejamento por profissionais de comunicação deve ser considerada, uma vez que os mesmos estão preparados para lidar com esse tipo de fenômeno recorrente que podem trazer prejuízos em longo prazo e prejudicar a percepção da sua marca pelo seu público-alvo.

Como Evitar as Fakes News

Sabendo da importância de primar pelo conteúdo ou personalidade a qual seu negócio está relacionado, vamos listar algumas ações importantes que você deve tomar para não ser alvo e vítima das Fake News.

Assegurar fontes confiáveis

Averigue a qualidade das fontes do conteúdo a qual sua marca ira se relacionar. Não compartilhe notícias ou imagens que colocam sua marca em cheque com seu público, saiba suas opiniões e princípios e não afronte seus seguidores com conteúdo pouco confiável, ainda que as informações agreguem ao conceito e cultura da sua marca, se a mesma for falsa, os riscos de ser desmascarado num futuro breve pode arruinar sua credibilidade.

Um site famoso que há muitos anos se dedica a desmascaram notícias falsas que circulam na internet é o e-farsas, criado pelo analista de sistemas Gilmar Lopes em 2002, que dedica seu tempo e trabalho para ir a fundo às fontes das informações que são compartilhadas nas redes sociais e repercutem com informações falsas. Vale a pena visitar e checar suas conclusões.

Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias

Duvide de afirmações revolucionárias que tiveram sua revelação instantânea. Toda conclusão precipitada é um grande risco de que sua afirmação não seja tão extraordinária assim, lembre-se que todo conhecimento é construído ao longo de muito tempo e colaboração mútua. Ainda que elas se provem verdadeiras no futuro, garantir que as informações são preliminares nesse momento é importante para prevenir uma situação constrangedora com seu público.

Evite produtores de conteúdo sensacionalistas

Conhecer a mídia jornalística e produtores de conteúdo do seu mercado é importante no momento de escolher parcerias ou ao veicular sua comunicação nesse meio. Esses portais e comunicadores possuem um histórico e detém um relacionamento com seus seguidores, por isso averiguar como isso acontece e selecionar os meios confiáveis e credíveis é fundamental para evitar conflitos de interesses e acabar sendo associado a uma fonte sensacionalista.

Pesquise a notícia no Google

Ao considerar compartilhar uma notícia ou a repercutir informações sempre averigue que as mesmas já estão apresentadas em demais portais ou que existam outras fontes e citações de que a mesmas são verdadeiras. Salvo raríssimas exceções as informações são exclusivas por muito tempo. Nunca haja por impulso ao compartilhar uma notícia, considere a recepção daquele conteúdo e de que forma ele agregará a força da sua marca.

Na dúvida, aborte a assunto.

Pintou um conteúdo duvidoso e ainda que ele seja extremamente atrativo - se não existe fontes seguras, não foi divulgado em outro portal de confiança e as informações são “boas demais para serem verdades” - espere, não compartilhe nada ainda e analise a repercussão, acompanhe as novas notícias e aí sim você pode se posicionar sobre o assunto ou simplesmente abortar a disseminação de uma Fake News.

Conclusão

Fake News são criadas para parecerem verdadeiras, o seu enorme impacto na formação de opinião é um fenômeno assustador de proporções irreparáveis caso você seja alvo da notícia falsa. Também é prejudicial para sua marca e a sua credibilidade junto ao público se associar a esse tipo de conteúdo, seja por meio de compartilhamentos ou inserções pagas patrocinando esse tipo de mídia.

Combater as Fake News é um assunto que deve possuir sua importância no marketing da empresa, uma equipe que monitore e considere os meios de confiança que sua empresa deve investir seus esforços de comunicação é essencial para uma campanha de sucesso.

Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.

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