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Como conquistar e-mails de possíveis clientes de modo fácil e correto?
e-max.it, posizionamento sui motori

Investir em Marketing Digital se tornou uma regra para quem quer sobreviver no mundo da internet, de modo que todas as empresas de sucesso possuem um setor de marketing ou ainda contratam uma consultoria especializada.

Dentre as variadas formas de Marketing Digital, uma das mais utilizadas e efetivas é o e-mail marketing.

Apesar do e-mail ser um meio de comunicação antigo, a maior parte da comunicação comercial ainda acontece através dele, de modo que deixar de investir em e-mail marketing é perder dinheiro na certa.

Neste post explicamos como e porque investir em e-mail Marketing.


Saiba mais:

E-mail Marketing: Porque e como usar


O primeiro passo para investir em e-mail marketing é conseguir de qualquer forma os endereços de e-mails de quaisquer pessoas certo? ERRADO.

Uma prática condenável é a compra de lista de e-mails. Comprar e-mails além de ser antiético, é incômodo para quem recebe e acaba com a reputação da sua marca, que fica conhecida por ser geradora de SPAM.

Outra prática ruim é enviar e-mail marketing para seus contatos sem a devida permissão.

É muito comum termos contatos de e-mail de colegas de trabalho, da faculdade ou amigos de longa data. Porém isso não te dá autoridade de acrescentá-los na sua lista sem a devida permissão.

O caminho correto para criar uma ótima lista para e-mail marketing é conquistar o endereço de possíveis clientes oferecendo benefícios em troca.

O que preciso ter antes de construir a lista?

Conhecer seu público-alvo é essencial para definir uma estratégia para obter e-mails. Para isso existem duas metodologias muito eficazes: o Mood Board e a Persona.

Para construir um mood board, também conhecido como painel semântico, basta colocar imagens relacionadas com seu público-alvo em um painel.

Hobbies, sites acessados, serviços contratados e até mesmo o tipo de comida preferida pode ser abordado no mood board.

Pode ser feita tanto com materiais físicos como recortes de revista, fotografias e objetos, tanto no digital através de ferramentas adequadas.

Uma ferramenta muito boa para criar mood boards é o Canva. Esta ferramenta possui um modo grátis com muitas possibilidades de customização e você pode trabalhar diretamente no navegador


Saiba mais:

Como criar uma postagem no Canva – Dicas para gestão de mídias sociais


A Persona é uma metodologia na qual você cria um personagem fictício que represente o seu público-alvo ideal.

O Fantástico gerador de Personas é uma boa opção para criar seu personagem. O site faz perguntas importantes e organiza os dados inseridos em um PDF que pode ser baixado para seu computador.

Ambas as metodologias são excelentes, porém é importante validar essas informações para evitar pré conceitos sobre seu público-alvo.

Construindo a lista

Com seu público-alvo bem definido chegou a hora de definir o que você dará em troca pelo contato das pessoas.

1 - Ofereça conhecimento

Uma das opções é oferecer conteúdo de qualidade relacionado ao ensino de determinado tema que interessa ao seu público. Muitas empresas oferecem cursos, webinars, ebooks pedindo em troca apenas o endereço de e-mail.

O blog também é uma ferramenta muito boa para atrair pessoas para seu site e muito eficiente para conseguir contatos, pois, se o conteúdo for de qualidade, as pessoas irão querer receber mais desse assunto.

Por isso não se esqueça de destinar espaços no seu site para que o usuário possa assinar sua newsletter e receber o conteúdo do seu blog.

Um exemplo é o nosso blog da VR SYS Agência Digital. Aqui você encontra muito conteúdo sobre negócios, marketing e e-commerce.

2 - Ofereça informação

Algumas empresas oferecem notícias relevantes para seu público como uma forma de conseguir contatos.

Para implementar um blog é importante tomar muito cuidado com Fake News, pois elas podem acabar com sua reputação.

Não é recomendável criar títulos sensacionalistas, conhecidos como click-baits, pois o usuário pode se decepcionar com o conteúdo e não acessar mais o seu site.

Um exemplo bem famoso de blog de notícias é o Jovem Nerd. Com conteúdo voltado ao público, o blog conquista contatos para e-mail marketing de novos vídeos do youtube, novos nerdcasts e novos produtos e promoções da loja virtual.

3 - Ofereça promoções

Oferecer promoções aos clientes é outra estratégia muito eficaz que as empresas usam para ganhar o contato dos clientes.

Existem sites especializados como o Cuponeria que agrega diversos cupons de desconto de várias lojas para determinados produtos.

Tome bastante cuidado com a disponibilidade do item em promoção. Se alguém pegar um cupom de desconto e o produto não estiver mais disponível em estoque, tente oferecer outro produto de valor similar.

Outras formas de conseguir e-mail sem dar algo em troca:

4 - Ofereça o direito a opinião

O feedback do cliente é essencial para manter o que está bom e melhorar o que não está.

Enquanto o cliente estiver dando o feedback por meio de um formulário digital ou físico, ofereça a opção de receber novidades via e-mail.

Não obrigue seu cliente a deixar o e-mail no formulário, existe a chance dele desistir de enviar e você perder o feedback. Lembre-se sempre: o cliente tem que querer receber seu e-mail marketing.

Conclusão

O e-mail é uma dos meios de comunicação mais usados no mundo e deixar de fazer e-mail marketing é perder uma ótima oportunidade de converter clientes.

Cuidado com os atalhos! Evite comprar lista de e-mails ou enviar mensagens sem a permissão da pessoa pois isso pode afetar sua reputação e te colocar como SPAM.

Antes de atrair o cliente, você precisa conhecê-lo. Para isso, técnicas como o mood board e a Persona podem ajudar, lembrando que é importante validar as informações com o público-alvo, para evitar pré-conceitos.

E por fim, para construir uma lista de e-mails de sucesso é necessário oferecer algo em troca ao cliente como aprendizado, informação, promoções ou o direito ao feedback. Esses são os caminhos para uma lista com boas taxas de conversão e fidelização.

Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.

como conquistar emails de possiveis clientes de modo facil e correto infografico

 

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