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Como criar uma estratégia de pós-venda matadora para fidelizar clientes
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Todos os bons, publicitários, marketeiros e empreendedores estudam e se esforçam para criar uma boa estratégia de venda, para assim, conquistar novos clientes e fazer a empresa crescer cada vez mais.

Porém, essa jornada não deve parar no momento em que seu cliente paga a conta e recebe o produto. É muito importante que a sua empresa tenha uma boa estratégia de pós-venda, para fazer com que essas pessoas comprem ainda mais os seus produtos.

O que vale mais a pena? Conquistar novos clientes que ainda não experimentaram seu produto ou ganhar aqueles que já o consumiram? Se você pensou na segunda opção está correto! Ainda é possível ganhar novos clientes investindo naqueles que já compraram de você, pois estes, podem recomendar a sua loja para outras pessoas.

O segredo para uma boa estratégia de pós-venda está em investir em ações que criem laços entre sua empresa e seus clientes. Veja agora como criar uma estratégia de pós-venda matadora para fidelizar quem já comprou na sua loja!

1° Quem são os seus clientes?

A primeira coisa que você deve analisar antes de traçar sua estratégia de pós-venda é a característica de quem compra com você. Analisar a faixa etária, interesses, hobbies e outras características evitará que você crie uma boa estratégia para o público errado.

As Redes Sociais são um ótimo caminho para conhecer seus clientes. Através delas você pode ver quem e quais empresas eles seguem, o que postam e também como interagem com as outras pessoas.

Outra forma de fazer essa análise é através de questionários. Lembre-se que seu questionário deve ser objetivo e com menos itens possíveis, pois as pessoas não gostam de perder tempo na internet. Por isso evite perguntas inúteis e ofereça algo em troca, como um brinde ou desconto, para o cliente que responder ao questionário.

2° Oferecer o conteúdo certeiro para seu cliente

Se você ainda não faz Marketing de Conteúdo, saiba que está perdendo uma grande oportunidade de fidelizar clientes que já te conhecem e clientes que ainda não.

Na época em que não havia internet, as empresas se esforçavam muito para chegar até as pessoas. Televisão, rádio e mídia impressa eram usados com objetivo de convencer pessoas a comprarem. Hoje, as empresas estão se esforçando para que o contrário também aconteça, ou seja, para que as pessoas cheguem até elas. E elas fazem isso oferecendo o conteúdo certo para seus clientes. Este post de blog é um exemplo disso! Se você está lendo esse texto é porque se interessou pelo conteúdo ofertado.

E como o Marketing de Conteúdo pode ajudar em uma boa estratégia de pós-venda?

O Marketing de Conteúdo faz com que sua empresa se torne uma autoridade na sua área de atuação, aumentando ainda mais a confiança daqueles que já compraram. Se você pesquisar pelas empresas autoridades da sua área de atuação, verá que todas elas investem pesado em Marketing de Conteúdo e apresentam ótimo retorno.

Não esqueça de compartilhar esse conteúdo nas redes sociais e através de e-mail marketing com seus clientes.

3° Crie e mantenha o relacionamento com seu cliente

Como dito antes, criar e manter laços com seus clientes é a chave para uma boa estratégia de pós-venda. Quando o cliente se sente amigo da empresa, ele se sente muito mais confortável para comprar novamente.

Por isso não deixe de mandar mensagens alegres nas datas importantes, conteúdos e produtos que possam interessá-lo e de perguntar como foi a sua última compra.

O E-mail Marketing é a estratégia mais adequada para isso, pois o e-mail se tornou o meio de comunicação oficial para o contato entre empresa e cliente, além de apresentar maior taxa de conversão do que as redes sociais e ser mais cômodo do que o telefone ou conversa boca a boca.

Saiba separar as coisas! Existe o momento de se relacionar e o de vender. Não tente vender toda vez que entrar em contato com seu cliente! Isso não é legal. Recomendamos que você aplique a relação 80/20, onde 80% do seu contato é para desenvolver o relacionamento com seu cliente e 20% para vender produtos.

Quando o cliente estiver com problemas em relação ao seu produto seja sensível e tome esse problema para si. Não descanse até resolvê-lo. Busque também facilitar a vida do seu cliente, de modo que ele não precise ficar enviando e-mails e ligando a todo momento. Você pode fazer isso criando uma sessão de perguntas frequentes no seu site.

4° Crie um clube de fidelidade irrecusável

Essa estratégia é muito utilizada pelas grandes lojas e apresenta muito retorno. Essa estratégia é excelente tanto para o caso de lojas que vendem uma infinidade de produtos como aquelas que trabalham com poucas opções, porque o que importa aqui são as recompensas!

Uma loja de camisetas pode vender de modo avulso seus produtos ou ela pode criar um Clube de Camisetas, na qual seus clientes podem comprar três camisetas por mês com um desconto no preço e frete grátis. A loja terá que arcar com alguns custos, porém conquistará clientes fiéis a marca, o que valerá a pena no final das contas.

Os Clubes e Serviços personalizados estão tomando conta do mercado. Netflix e Spotify são empresas que trabalham apenas com o formato de clube. Você paga uma mensalidade por mês e tem acesso a uma gama de conteúdo, em vez de comprar conteúdo avulso.

O importante é mais uma vez focar no seu cliente. Desenvolver um clube de fidelidade que não se adequa às necessidades dele pode dar errado.

Conclusão

Fidelizar um cliente que já comprou em sua loja vale mais a pena do que conquistar um cliente que ainda não experimentou seus produtos. A relação com o seu cliente não deve acabar na hora em que ele paga pelo produto, na verdade ela deveria estar apenas começando.

Com as dicas aqui contidas, é possível criar uma estratégia focada para seu público. Lembre-se que quanto mais confiança e intimidade seu cliente sentir com você, mais confortável ele ficará para comprar outras vezes. A chave de uma estratégia de pós-venda é criar laços.

Esteja sempre buscando aprender mais, como acabou de fazer lendo este post, e transmita aquilo que sabe e que interessa para seu cliente em forma de conteúdo. Mantenha o contato com ele e assuma os problemas deles como se fossem seu. Lembre-se que os clubes de fidelidade estão cada vez mais populares e que vale muita a pena estudar a viabilidade de aplicar esse modelo em sua loja virtual.

Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.

 como criar uma estrategia de pos venda matadora para fidelizar clientes infografico

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