A qualidade das fotos de produtos do seu E-commerce, aliada com uma boa descrição dos produtos é essencial para seduzir clientes e fechar mais vendas.

Hoje em dia é possível tirar fotos de alta qualidade sem a necessidade de investir milhares de reais em câmeras, iluminação, estúdio, profissionais, softwares e outros equipamentos.

Veja agora  o que você precisa para tirar fotos que aumentarão os resultados de sua Loja Virtual:

A Câmera

Uma boa câmera é elementar quando o assunto é fotografia de qualidade.

Uma câmera digital profissional entrega um melhor resultado do que a câmera de um Smartphone, independente da quantidade de Megapixels da câmera.

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Muitas pessoas pensam que quanto mais megapixels um equipamento possui, maior a qualidade da imagem porém isso não é verdade.

Os componentes de uma câmera profissional tem melhor qualidade para entregar uma foto em alta resolução.

Por exemplo, um smartphone com câmera de 16 mp, não entregará melhor qualidade que uma câmera profissional de 5 mp, mas sim uma foto com dimensões reais maior.

Além dos componentes de melhor qualidade, uma câmera profissional possui controles de entrada de luz, velocidade do obturador, tonalidade do branco e Zoom óptico enquanto que nos Smartphones tudo isso é pré-definido e o Zoom é digital ( Quanto mais Zoom menor será a qualidade da imagem).

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Uma câmera DSRL tem muito mais recursos que um Smartphone. Como capturar de diversas formas cataventos em movimento, por exemplo

Além disso, as câmeras profissionais tiram fotos em resolução de 300 dpi ou mais,o que permite o redimensionamento e a impressão das fotos.

Já os smartphones possuem resolução fixa de 72 dpi e estão restritos aos dispositivos digitais.

Isso significa que é impossível tirar boas fotos para uma loja virtual com um Smartphone, certo? Errado.

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Se você fizer uma pesquisa rápida verá que as câmeras profissionais tem um preço um tanto salgado, e talvez para você valha mais a pena usar seu próprio Smartphone.

Os Smartphones mais antigos possuem câmeras com mp muito baixo o que não é recomendado.

Câmeras com pelo menos 2 megapixels já conseguem gerar imagens com dimensão real suficientes para serem usadas em uma loja virtual.

A cada lançamento de um novo Smartphone, os componentes da câmera são melhorados. Isso significa que quanto mais atual o modelo, melhor será a qualidade da foto.

A melhor vantagem de comprar um Smartphone em vez de uma câmera profissional é que com o Smartphone você tem outras opções de uso como acesso à internet, edição de documentos, jogos para distração, etc.

A Iluminação

A iluminação é outro fator importante na fotografia. Não importa se você possui a melhor câmera profissional do mundo, se a iluminação for ruim, assim também será a qualidade das fotos.

É muito importante que você utilize somente luzes brancas, como a luz natural do sol ou de lâmpadas fluorescentes.

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Isso porque luzes de outras cores, como no caso das lâmpadas incandescentes, alteram as cores dos produtos, o que pode gerar dor de cabeça como devoluções e reclamações de clientes.

Outra questão importante é definir se as fotos serão tiradas ao ar livre ou dentro de casa.

Dependendo do produto, talvez valha mais a pena tirar fotos ao ar livre (automóveis, por exemplo), porém o local escolhido deve ser calmo e sem trânsito de pessoas.

Caso tenha escolhido tirar as fotos ao ar livre, você dependerá do fator clima, pois se estiver chovendo, além de você se molhar, as cores das fotos ficarão um pouco apagadas gerando um sentimento de tristeza e melancolia.

O melhor horário para tirar fotos ao ar livre é na parte da manhã depois das 7 horas. Isso porque nesse horário a luz tem intensidade média, as sombras são pequenas e suaves e o tom da luz é mais próximo ao branco.

Caso você deseje tirar fotos de pessoas usando os seus produtos, evite bater fotos perto do meio-dia. Nesse horário, o Sol está bem acima de nossas cabeças, o que gera sombra na região dos olhos.

Busque posicionar o modelo ou o produto em um ângulo próximo de 45º em relação ao Sol, para gerar sombras mais suaves.

Para fotos em ambiente fechado, você pode usar a luz natural do Sol vinda de uma janela e lâmpadas fluorescentes de uma luminária, ou caso você tenha recursos, equipamentos de iluminação profissional.

Da mesma forma como na fotografia ao ar livre, use a luz natural em um ângulo próximo de 45º da janela que será a fonte da luz.

Um elemento muito importante na fotografia são os rebatedores. Como o próprio nome sugere, eles permitem que você redirecione a luz para determinada direção.

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Quando você possui apenas um foco de luz, a tendência é que um dos lados do produto fique com sombra.

Com o rebatedor você direciona a luz que vem desse único foco para o lado com sombras do produto.

Existem rebatedores profissionais no mercado, mas você pode usar uma tábua de isopor ou até mesmo uma folha sulfite para rebater a luz.

Outra alternativa são os miniestúdios fotográficos. Eles são muito efetivos para tirar fotos de produtos pequenos em fundo branco infinito

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O mini estúdio trabalha com 3 focos de luz: na esquerda, direita e em cima. A luz é suavizada por causa de suas paredes translucidades, gerando comparáveis a de estúdios profissionais.

O custo de um miniestúdio não é tão alto, porém caso você queira economizar é possível fazer o seu com caixa de papelão, papel canson ou TNT branco e lâmpadas fluorescentes.

 

 

A Fotografia

Com a câmera em mãos e a iluminação planejada, você já está pronto para tirar as fotos.

Para tirar fotos com ângulo reto e sem possíveis borrões utilize um tripé para câmera. Assim como no caso do miniestúdio, também é possível produzir um em casa.

 

 

Você também pode usar o timer, caso a sua sombra esteja afetando as fotografias.

Há muito tempo, não existiam meios para ver como ficou uma foto na câmera. Era necessário ir até um estúdio que revelaria as fotos.

Hoje em dia, com as câmeras digitais e os smartphones é possível ver na hora como ficou a foto. Por isso sempre cheque como ficou antes de partir para a próxima foto. Às vezes um dedo na frente da câmera, ou até mesmo alguma porta que foi aberta no ambiente podem alterar o resultado.

Lembre-se de tirar fotos de vários ângulos diferentes e de todas as opções de cores do produto. Quanto mais completo a página de produtos, mais confortável seu cliente ficará para comprar o produto.

A Pós-Produção

Apesar de todo esforço para tirar fotos boas, é sempre bom analisar o que pode ser melhorado, ainda mais se você não usou equipamentos profissionais para tirá-las.

O software mais usado para edição de imagens é o Adobe Photoshop. Ele possui uma versão gratuita de teste válida por uma semana. Depois disso é necessário pagar para usar.

Caso você precise de uma alternativa grátis, o Gimp é uma ótima opção.

Existem diversos canais no Youtube que fazem vídeos tutoriais que ensinam como manipular imagens.

É importante lembrar que, apesar desses softwares serem poderosos, eles não fazem milagre.

Se a qualidade da imagem estiver muito ruim, então é melhor tirar outras fotos.

Outra coisa importante é a dimensão e o tamanho das fotos.

A dimensão é o peso da imagem. Imagens pesadas deixam o carregamento do site mais lento e afetam seriamente a experiência do usuário do seu e-commerce o que também prejudica o seu posicionamento no Google.

Evite colocar imagens acima de 300 kb em seu site e salve-as sempre em .jpg para uma maior compactação.

Estúdio e Fotógrafo

Um dos maiores mitos do E-commerce é a ideia que o dono de loja virtual tem muito tempo livre. Isso está longe de ser verdade.

Se você não dispõe de tempo para fazer esse trabalho, existe a opção de contratar um estúdio ou fotógrafo.

O estúdio possui equipamentos, profissionais, iluminação e local apropriado para tirar as fotos porém o valor do serviço é bem alto.

Um fotógrafo pode compensar a falta de equipamentos e conhecimentos de fotografia. Os valores de serviço tendem a aumentar de acordo com a experiência do profissional.

Caso você não tenha muito dinheiro, você pode contratar o fotógrafo apenas para tirar as fotos ou apenas para editar as fotos na pós-produção, assim reduzindo o valor do serviço.

Conclusão

As fotos de seu produto tem o poder de encantar os visitantes de sua loja virtual e gerar mais vendas.

Apesar de alguns produtos não possuírem tanto apelo visual, é importante ter boas fotos, com bastante detalhes para não deixar seus clientes com dúvidas.

Depois de ler esse texto, analise como estão as fotos da sua loja virtual. Elas estão boas? Melhor que a de seus concorrentes? Se a resposta for não, que tal tentar as dicas que foram citadas aqui?

Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.

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