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Então é Natal! Como ter sucesso nas vendas natalinas?
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Após o fim de semana de ressaca da Black Friday é chegada a hora de se preparar para a temporada de vendas natalinas de 2018.

O Natal é uma data muito especial no Brasil, pois representa o nascimento do menino Jesus, esperança e amor ao mundo.

Segundo a Bíblia, quando Jesus nasceu três magos foram até o celeiro onde Maria e josé se hospedaram com presentes para  o menino: incenso, ouro e mirra.

Outro personagem muito famoso no Natal é o Papai Noel e sua fábrica de presentes para crianças boazinhas.

A lenda diz que todo o Natal o velhinho da barba branca sai com seu trenó e renas mágicas para entregar presentes para crianças que se comportaram.

Ambas as histórias influenciaram para que em nossa cultura o Natal seja uma data para dar e receber presentes, o que é ótimo para quem é comerciante!

As características do Natal

Segundo o site Serasa Experian, no ano passado as vendas de Natal foram 5,6% maiores que em 2016. Esse é um dado que traz muita esperança, visto que entre 2014 e 2016 houve quedas na vendas desse período por causa da crise.

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O Natal é a oportunidade de gerar um lucro muito maior do que em outros feriados porque quase todo o brasileiro comprará ou receberá presentes nessa data, diferente por exemplo, do Dia das Mães, onde apenas um perfil bem definido receberá presentes.

Para melhorar ainda mais o cenário, as pessoas que possuem trabalho recebem o 13º salário   obrigatório por lei.

Nessa época também acontece o popular “Amigo Secreto” ou “Amigo Oculto” dependendo da região do Brasil. Essas dinâmicas são muito comuns entre famílias, colegas de trabalho, escola, igreja e outros grupos sociais.

Outra importante característica do Natal é que muitas pessoas deixam para comprar o presente na última hora, o que faz com que lojas, tanto físicas como virtuais, encham de visitantes.

Estratégias para vender mais no Natal.

Entre no espírito natalino

Vestir sua Loja com as cores e elementos do Natal é muito importante para chamar a atenção dos clientes.

Se você possui uma Loja Física, invista em decoração interna e externa. Busque inovar e faça algo criativo, que seja diferente do que a maioria das lojas fazem.

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Agora se a sua loja é virtual, você pode investir na decoração de banners, menus, ou se inspirar na Google e mudar até a logo. Apenas tome cuidado para não afetar a experiência do usuário no site.

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Não esqueça das redes sociais! Crie uma identidade Visual e adapte para todos os seus canais de comunicação. Altere foto de perfil, capa, anúncios, padrão de posts e vídeos e quaisquer outros formatos visuais que o canal ofereça.

Um site com muitas ideias para você se inspirar é o Pinterest. A plataforma conta com mais de 250 milhões de usuários e 175 bilhões de imagens cadastradas!

Crie Promoções e Ofertas

Hoje em dia com a internet, os clientes começam a pesquisar por promoções e ofertas bem antes do dia 25 de Dezembro.

Isso significa que quanto mais cedo você divulgar suas ofertas, mais cedo o cliente poderá ver as suas promoções e anotá-las.

A regra é clara: logo após a Black Friday já tem que pensar em estratégias de promoção e ofertas para o Natal. Inclusive nos Estados Unidos a Black Friday simboliza o início da temporada de compras de fim de ano.

Para criar promoções e ofertas que funcionem no Natal, utilize os conceitos de persuasão e senso de urgência.

A persuasão é muito importante para que o cliente veja valor no produto ofertado. Então em vez de apenas anunciar preços baixos, coloque um pouco de persuasão em seus anúncios, alguns banners e posts.

O senso de urgência faz com que a ansiedade para obter um produto aumente. Existem duas formas de colocar isso em prática.

A primeira forma é colocar um prazo final para o fim da promoção. A segunda é mostrar para seu cliente quantos produtos ainda restam em estoque.

Depois que estruturar suas promoções e ofertas, é importante divulgá-las em suas Redes Sociais ou ainda em outros formatos como panfletos, outdoors, anúncios em outros sites, e-mail marketing, entre outros.

Outra coisa que é muito importante, são os vale-presentes. É muito comum ficarmos inseguros em relação a reação que a outra pessoa terá quando ganhar nosso presente e um vale-presente pode resolver esse problema.

Caso, você tenha dificuldade em definir preços para seus produtos leia esse post sobre precificação de produtos.

Garanta o estoque suficiente

O Natal é um período onde o volume de vendas aumenta muito e por isso ter um estoque bem planejado é essencial para que não falte ou sobre.

Para que você não erre na quantidade de produtos em estoque nesse Natal você pode utilizar a Curva ABC.

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Dentro da curva ABC, os produtos que mais saem entram na categoria A e geram 80% das vendas enquanto os outros entram na categoria B e C, que representam 15% e 5% das vendas respectivamente.

É muito provável que produtos da categoria A terão muito mais pedidos que os da categoria B e C e por isso garantir que esses produtos não faltem é muito importante.

É importante lembrar também que muitas pessoas deixam para a última hora e acabam não encontrando o produto que desejavam, por isso vale a pena ter um pouco mais de produtos para que eles consigam entregar o presente antes do Natal.

Já que estamos falando do alto fluxo de pessoas, é importante lembrar que se você possui uma Loja Virtual em uma Hospedagem compartilhada poderá ter problemas com a quantidade de visitantes. Por isso recomendamos que você vá para uma Hospedagem Individual (VPS).

Crie um blog para a sua Loja

Um blog tem o poder de aumentar o número de visitantes da sua loja virtual. No nosso site da VR SYS Agência Digital, o blog fez com que nosso tráfego subisse de maneira espetacular como mostra a imagem abaixo.

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Para criar um blog que gere resultados, é essencial que o conteúdo seja de qualidade, caso contrário o seu blog não rankeará bem nas pesquisas do Google e seus posts não terão tantos acessos.

No Natal, as pesquisas por dicas de presentes aumentam bastante e é aí que você pode direcionar alguns visitantes para a loja através do blog.

Se a sua loja é B2B (produtos voltados para empresas), os conteúdos devem ser um pouco mais sérios e profissionais, agora se for B2C (produtos voltados para o consumidor final) os conteúdos podem ser mais humorados, com gírias e um português mais informal.

Um blog tem o potencial de aumentar as vendas das lojas físicas? A resposta é sim!

O blog para Lojas Físicas é excelente para o SEO local da sua Loja Física. Isso significa que quando alguém perto da sua Loja fizer uma busca no Google pelo seu produto, existem mais chances dela aparecer nos resultados locais.

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Para ser rankeado na SERP do Google Maps é necessário se cadastrar no Google Meu Negócio. Não esqueça de inscrever informações como telefone, e-mail, redes sociais,etc.

Existem diversas ferramentas para criar blogs online como o Wordpress, Blogger, Tumblr, Médium e todas elas têm opções gratuitas.

Atendimento de Qualidade

O atendimento deve ter atenção redobrada nessa época do ano. Isso porque o fluxo de pessoas é muito grande, e se algum cliente não tiver sua dúvida atendida, ele irá para outra loja.

Por isso muitas lojas contratam mais funcionários para o final do ano.

O mesmo vale para Lojas Virtuais. Se um cliente entra no site, tiver uma dúvida e não houver nenhuma forma de contato fácil e gratuito, esse cliente irá para outro site.

Por isso treine bem o seu time de vendas, ou treine a si mesmo, caso seja o único responsável pelas vendas.

O Whatsapp tem sido um grande aliado aos donos de Loja Virtual. Isso porque a ferramenta é gratuita, prática, com uma grande base de usuários.

Outra opção são os Chatbots. Os robôs são capazes de fazer o atendimento ao cliente e garantir algumas vendas que seriam perdidas pela falta do atendimento.

Conclusão

A temporada de vendas de Natal uma das melhores épocas para os lojistas, porém não dá para relaxar, pois os seus concorrentes também terão suas próprias estratégias.

O grande número de pessoas procurando por um presente é a oportunidade certa para tornar a sua Loja mais famosa e gerar clientes fiéis.

Por isso não seja um Grinch! Em vez de ficar parado no Natal mostre para seu público como a sua loja é fraterna, amigável e caridosa.

Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.

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