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Veja como é um bom negócio. As Redes Sociais atraem milhões de pessoas que buscam consumir e produzir conteúdo e permitem que empresas comprem anúncios que chegam até os usuários.

Apesar de a ideia ser boa, as Redes Sociais precisam buscar um equilíbrio entre não irritar seus usuários com uma cachoeira de anúncios e ao mesmo tempo agradar as empresas, alcançando muitas pessoas com anúncios.

Dados do Facebook

Entre as Redes Sociais a grande campeã quando o assunto é número de usuários é o Facebook. A rede social abrange 2,13 bilhões de pessoas no mundo todo e só no Brasil são 127 milhões de usuários ativos por mês.

Isso significa que não importa quem seja o público-alvo de seu E-commerce, pois, com certeza, ele estará no Facebook.

Isso também traz um lado negativo também: No Facebook a competição entre empresas é muito alta, o que pode desanimar se você estiver começando uma fanpage do seu E-commerce agora.

Outra característica do Facebook são as atualizações que trazem novas experiências para as pessoas, como o novo Facebook Marketplace. Isso garante que a

Rede Social continue crescendo em número de usuários.

Estratégias de Marketing

Existem diversos tipos de estratégias dentro do mundo do Marketing e todas elas podem ser resumidas em duas: Estratégia de Venda e Estratégia de Marca.

O objetivo da Estratégia de Venda é muito simples: Gerar vendas. Já o objetivo de uma Estratégia de Marca, também conhecida como Branding, é fazer com que as pessoas se identifiquem com sua marca, o que no futuro também pode gerar vendas.

Veja dois exemplos das estratégias aplicadas nas redes sociais da VR SYS Agência Digital:

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Enquanto o post de Vendas tem um objetivo de gerar clientes de Redesign, o post de Marca tem como objetivo, além de homenagear o grande Stan Lee que nos deixou a pouco tempo, criar simpatia com um público que cresceu com os super-heróis da Marvel.

Muitas empresas acabam investindo apenas em estratégias de Vendas o que desagrada muito as pessoas. Hoje em dia seu cliente não quer apenas comprar seu produto, mas também quer aprender coisas novas e se divertir.

Guia para Facebook Ads

Para criar anúncios você precisa acessar o Power Editor dentro do Facebook. Para isso basta pesquisar pelo termo na barra de busca do Facebook e acessar o Editor nos resultados.

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Lembrando que só é possível criar anúncios se você tiver uma página no Facebook.

Objetivos de Anúncios

A 2º coisa mais legal do Power Editor é que o próprio Facebook pode personalizar sua campanha de acordo com um objetivo que você predefinir.

Por exemplo, se você possui um novo produto e quer que as pessoas o conheçam, poderá criar um objetivo de alcance, para que muitas pessoas vejam esse novo produto.

O Facebook disponibiliza 11 objetivos pré-definidos:

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1 – Reconhecimento da Marca

O objetivo é alcançar pessoas com maior chances de prestar atenção em seus anúncios e fazer a Marca ganhar fama.

Muito bom caso sua marca ainda não seja muito conhecida

2 – Alcance

O objetivo é fazer com que seu anúncio alcance o maior número de pessoas possível.

Também é bom para casos onde sua marca não possua muita fama.

3 – Tráfego

O objetivo aqui é enviar pessoas para seu site, muito útil para quem possui Loja Virtual.

Também é ótimo para geração de leads através de materiais como E-books, Pesquisas, Planilhas e Infográficos.

4 – Envolvimento

Essa opção lhe dá 3 possibilidades: aumentar as curtidas de sua página, melhorar o envolvimento com uma publicação e gerar mais participantes em um evento.

Excelente para gerar mais barulho e alcançar mais pessoas no Facebook.

5 – Instalações do Aplicativo

Objetivo perfeito para anúncios em dispositivos móveis, que podem clicar e já instalar seu aplicativo na mesma hora.

Muito útil se você possui um aplicativo da Loja.

6 –Visualizações do Vídeo

Os vídeos por si só já alcançam mais pessoas que as imagens estáticas, então essa é uma ótima forma de potencializar ainda mais o alcance.

Muito bom se você faz vídeos apresentando seus produtos (unbox) e vídeos publicitários.

7 – Geração de Cadastros

Tem como objetivo coletar informações de pessoas que se interessam por seus produtos.

Muito bom se você tem um processo de Geração de Leads automatizado.

8 – Mensagens

Tem como objetivo fazer com que seus clientes entre em contato com você via messenger para concluir uma compra ou pedir ajuda.

Muito útil se você utiliza o Facebook como canal de vendas.

9 – Conversões

Bem similar com o objetivo 3, a diferença é que o Facebook focará em um público que tem mais chances de comprar um produto ou baixar um material.

Para isso será necessário instalar em seu site o pixel do Facebook, que será abordado ao longo do texto.

10 – Vendas do Catálogo

O objetivo é vender produtos de seu catálogo pessoal. Para isso é necessário criar um catálogo no próprio Power Editor.

11 – Visitas ao Estabelecimento

Se você também possui uma loja física, esse objetivo é ótimo para dirigir pessoas para o seu endereço.

Público de Anúncios

A 1º coisa mais legal dos anúncios do Facebook é a possibilidade de escolher qual público seus anúncios atingirão, importar informações de público ou ainda deixar que o Facebook escolha o melhor público para você.

Se você possui Público-Alvo e Personas bem definidas, é possível criar um público-alvo de acordo com a idade, sexo, cidade, interesses, de modo mais acertivo.

Você também poderá utilizar os dados de seu site, aplicativo e até mesmo da página de Facebook para definir o público de seus anúncios.

Ainda é possível deixar que o Facebook defina os Públicos Semelhantes através do Pixel do Facebook, que criará uma audiência parecida com a das pessoas que acessam sua Loja.

Orçamento de Anúncios

No Facebook é possível definir um orçamento para cada anúncio que você veicular. Isso significa que não há valores pré-definidos e é você quem decide o quanto pagará.

O Facebook jamais cobrará mais do que o valor que você orçou e em alguns casos poderá até cobrar menos. Existem dois tipos de Orçamentos:

Orçamentos Diários

Você define o quanto pagará por dia na veiculação de seus anúncios. Essa opção garante que seu anúncio será rodado todos os dias.

Orçamentos Vitalícios

Você define o quanto pagará durante o tempo em que seus anúncios forem veiculados. Pense em dois anúncios com o mesmo preço, mas durações diferentes.

O anúncio com menor duração será mostrado mais vezes em menos tempo, pois o Facebook tem obrigação de usar todo ou quase todo o orçamento definido.

O Facebook só cobrará de você pelos cliques ou impressões (visualizações) que seus anúncios alcançarem, ou seja, não há uma “taxa de serviço”.

Monitoramento de Anúncios

É muito importante que você acompanhe os resultados dos anúncios no Power Editor para ver se a estratégia escolhida deu certo.

O ideal é sempre fazer um teste de anúncio utilizando uma pequena quantia e analisar os resultados. Assim você não perderá tempo e dinheiro com um anúncio que não funcionará.

Na criação de anúncios também é possível fazer os chamados Testes A/B. Os testes A/B servem para que você teste duas opções de parâmetros do anúncio.

Você terá a opção de testar opções de público, posicionamento, arte e otimização do anúncio.

Para analisar se uma campanha gerou os resultados esperados é importante definir as métricas chaves antes de rodar o anúncio. Cada objetivo terá um KPI diferente do outro.

Por exemplo, se você fez um anúncio para gerar mais inscritos em um evento do Facebook, o principal KPI seria o número de pessoas que confirmaram presença.

Já no caso de um anúncio para aumentar o tráfego em uma página de um produto o KPI principal seria o número de vendas do mesmo.

Imagens de Impacto

Mesmo que você tenha escolhido objetivo, público e orçamento corretos para seu anúncio, ele não dará resultados sem uma imagem que impacte as pessoas.

No caso de E-commerces, uma imagem de alta qualidade de produtos terá maior chances de seduzir um possível cliente a interagir com seu anúncio.

O Facebook possui uma regra que diz que as imagens não devem ter mais de 20% de texto. Isso porque há alguns anos, algumas empresas faziam anúncios horríveis, cheios de texto, o que prejudicava bastante a experiência do usuário.

O Facebook não proibirá você de usar imagens com mais de 20% de texto, porém eles deixam bem claro que o alcance dos anúncios será penalizado.

Por isso quando produzir a imagem, é importante utilizar um grid de 5x5 e posicionar o texto de modo que ocupe no máximo 5 espaços para não passar dos 20% como na imagem abaixo.

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Para testar se a imagem está dentro da regra, basta utilizar a ferramenta Facebook Text Overlay.

Pixel do Facebook

O pixel do Facebook é uma ferramenta que serve para monitorar quem comprou em sua Loja através de seus anúncios de Facebook.

Você já entrou em uma Loja Virtual, olhou um produto e logo em seguida viu uma publicidade do mesmo produto no Facebook?

O Pixel do Facebook também pode ser usado para rastrear as pessoas que visualizaram produtos em seu site e mostrar a elas um anúncio do produto de forma automática através dos chamados anúncios dinâmicos.

Conclusão

O Facebook oferece uma experiência bem automatizada quando o assunto é anúncios, pois o que eles mais querem é que o seu anúncio dê resultado para que você continue investindo.

Lembrando que mesmo que suas vendas aumentem, é muito importante que você monitore as métricas dos anúncios, observando se os objetivos deram resultados.

Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.

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