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O que é e como fazer Drop Shipping em seu E-commerce?
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O e-commerce brasileiro vive um momento de expansão, onde mesmo com a crise dos últimos anos, não para de crescer. Um dos motivos pelos quais isso acontece é a redução do custo inicial para manter um e-commerce.

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Diversos fatores influenciaram para essa redução de custo inicial. Desde plataformas que permitem que você crie lojas virtuais sem nenhum conhecimento de programação, até a possibilidade de fazer drop shipping.

O Que é Drop Shipping?

O Drop Shipping nada mais é que um processo de logística onde o gerenciamento do estoque é feito pelo fornecedor do produto, e não pelo lojista.
Funciona da seguinte maneira:

  1. Um cliente compra um produto em sua loja virtual ou marketplace
  2. O pedido é enviado, de forma automática ou manual para o fornecedor do produto
  3. Você receberá do fornecedor o resultado da diferença entre o preço do produto na sua loja e o preço de venda do fornecedor. Exemplo: se o fornecedor vende o produto a R$100 à unidade e você por R$150,00, você receberá a diferença entre os preços que é de R$150,00
  4. O fornecedor enviará o produto para o cliente.
  5. Caso o cliente queira devolver o produto, o próprio fornecedor fará o processo de logística reversa, porém será o lojista que terá o contato com o cliente.

A grande vantagem do drop shipping está na redução do custo inicial por não precisar de estoque, muito bom para quem está começando e não possui muitos recursos.

Apesar de soar como novidade, o drop shipping é algo que já existe desde a década passada, mas ganhou popularidade no Brasil somente nessa década.

Importante lembrar que o drop shiping internacional é ilegal no Brasil. Isso porque quando um cliente compra um produto da loja, uma nota fiscal deverá ser gerada, o que não acontece no caso de drop shipping internacional.

Ou seja, caso deseje iniciar seu E-commerce no Drop Shipping busque apenas por fornecedores em território nacional.

Pontos Positivos do Drop Shipping

Baixo custo inicial de operação

Como já abordado no texto, o drop shipping reduz o custo de operação por eliminar a necessidade de um estoque. Sem falar que o dinheiro que você investiria em estoque pode ser usado em marketing digital, identidade visual da loja, etc.

Menor risco de investimento

Como no drop shipping você não compra do fornecedor, você sempre terá lucro direto, desde que venda pelo menos uma unidade do produto. Essa é uma grande vantagem, pois permite que você teste quais produtos são mais populares sem ter prejuízo direto.

Otimização do tempo

Sem o estoque, o lojista terá mais tempo para focar em outros pontos importantes como marketing digital, atendimento ao cliente, Pesquisas de mercado, etc.

No início, pode não parecer uma grande vantagem, mas com o crescimento do seu negócio você verá os benefícios de ter mais tempo.

Maior mobilidade

Como o lojista não irá se preocupar com estoque e envio de produtos para seus clientes, a operação pode ser feita em qualquer lugar, desde que você esteja sempre online para atender de forma rápida os clientes com dúvidas.

Pontos Negativos do Drop Shipping

Todos os modelos de negócio possuem pontos fracos e riscos. Essas são os principais obstáculos de quem faz drop shipping:

Muita competição

Como o drop shipping é algo bastante acessível, a competição costuma ser maior. Por isso, se decidir trabalhar com drop shipping é importante que você busque aprender bastante marketing digital e ser bastante criativo.

Menor margem de lucro

Com a alta competição, os preços se tornam fator primário de conversão, ou seja, quem faz drop shipping tem que vender por preços mais baixos se quiser ter sucesso.

Você não é o responsável pela qualidade do produto na entrega

A sua loja pode levar uma culpa que não é sua, em casos de produtos de má qualidade ou defeituosos entregues para seu cliente pelo fornecedor. Por isso é importante pesquisar a qualidade do serviço de entrega do fornecedor, antes de colocar seus produtos em sua loja.

No processo de entrega, o fornecedor costuma ser invisível, ou seja, uma vez cometido o erro, você não poderá jogar a culpa no fornecedor. Mesmo que você consiga comprovar a seu cliente que a culpa não foi sua, ele dificilmente voltará a comprar na sua loja.

Falta de sincronia entre sua loja e o estoque do fornecedor

Outro problema do drop shipping é que a loja não é sincronizada com o estoque do fornecedor, o que pode acarretar em aborrecimentos para o cliente como pedido de devolução de dinheiro e atraso na entrega

Vale a Pena Fazer Drop Shipping?

Você não encontrará um grande player do e-commerce que atue através de drop shipping, pois os pontos negativos dessa operação acabam inviabilizando o escalonamento do negócio.

O drop shipping é interessante para quem está começando, e quer conhecer um pouco mais sobre o seu mercado e seus produtos mais populares sem ter um grande prejuízo.

Mas a partir do momento em que você tiver condições de ter um estoque, é melhor abandonar ou reduzir o número de produtos que são entregues via drop shipping por produtos adquiridos do fornecedor e estocados.

Outro ponto importante são as características do produto que você pretende vender. Às vezes, um quarto que não seja usado em sua casa pode se tornar um bom estoque para produtos pequenos.

Agora se você pretende vender produtos que ocupam muito espaço, como é o caso de malas para viagem por exemplo, aí o drop shipping vale a pena.

Como Fazer Drop Shipping?

Se você está decidido a fazer drop shipping é importante que esteja sempre atento as questões a seguir:

Qualidade do serviço do fornecedor

Se o fornecedor que oferece drop shipping tem má fama de atrasar entregas ou entregar produtos de má qualidade, fuja para bem longe.

Busque sempre saber qual é a opinião dos clientes, não apenas dos que estão no site do fornecedor, mas também nas avaliações em sites como o Reclameaqui.

Defina quais produtos você venderá

De início, o tráfego da sua loja ou marketplace será muito baixo, o que será visível nas vendas. Por isso é importante ter, pelo menos, noção dos produtos mais vendidos.

Para isso acesse o site de seus concorrentes e acesse a categoria de produtos populares ou mais vendidos.

Lembre-se de atualizar sua loja virtual com produtos sazonais que o fornecedor tenha a disposição, para as épocas do ano onde a taxa de compras aumenta.

Defina preços competitivos

Como muitas lojas já fazem drop shipping, a competição por produtos de um mesmo fornecedor são muito altas. Por isso é importante ter preços competitivos, pois eles serão fatores decisivos de compra.

Estude e Invista em Marketing Digital

Estudar e investir e Marketing Digital é recomendado para todos que atuam no e-commerce, porém ele é ainda mais importante para quem faz drop shipping e precisa se destacar em um cenário competitivo.

Conclusão

Drop shipping vale a pena para quem está começando, mas os pontos negativos fazem com que ele não seja bom para quem quer crescer.

Por isso se você tiver condições de investir em seu próprio estoque é recomendado que o faça, visto que um controle maior da logística, trará uma boa experiência de compra para seu cliente.

Não faça de jeito nenhum drop shipping internacional e evite comprar de sites que o fazem.

Caso esteja buscando vender produtos internacionais por causa do preço, importe o produto através dos meios legais.

Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.

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