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Dia do Consumidor – Estratégias para sua Loja Virtual vender bem!
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As datas comemorativas são um dos momentos de maior alegria para os lojistas. Momentos como a Black Friday, o Natal ou Dia das Mães influenciam pessoas a comprarem presentes para outras pessoas, para si mesmas ou ainda aproveitar um desconto para comprar algo necessário que esteja faltando.

Mas existe uma data comemorativa que está ganhando ano a ano o brasileiro – O Dia do Consumidor, que é comemorado no dia 15 de março. Segundo pesquisa da Google, 35 milhões de brasileiros já reconhecem a data como um período sazonal de compras e já está sendo chamado de Black Friday do 1º semestre.

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O Dia do Consumidor é comemorado no dia 15 de março porque foi nesse dia, no ano de 1962, que o ex-presidente dos Estados Unidos J.F. Kennedy fez um discurso sobre os direitos e garantias do consumidor.

Apesar de a data ter sido oficializada em 1983, foi somente nessa década que o Dia do Consumidor começou a ser considerado uma data comercial. E os resultados são animadores a cada ano.

Segundo relatório da E-bit, O Dia do Consumidor girou 265 milhões de reais na edição de 2017, e a tendência é que esse número aumente com o passar dos anos.

Características da Data

O Indivíduo está no centro das atenções

A grande sacada de fazer ofertas para o Dia do Consumidor é que nesse dia ele é o centro das atenções e a maior parte das pessoas costuma gastar mais comprando presentes para si mesmas do que quando compra presentes para outras pessoas.

E o Dia do Consumidor é um dia em que boa parte das pessoas comprará produtos para proveito pessoal, diferente de outras datas como Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças.

Proximidade com a Páscoa e o Dia das Mulheres

O Dia 15 de março fica entre 30 à 40 dias da Páscoa, então algumas pessoas já aproveitam para comprar chocolates, doces e lembranças para essa data. O Dia do Consumidor pode funcionar como um “esquenta” para as ofertas de Páscoa, assim criando uma expectativa para as atividades da sua Loja no mês de Abril.

Já o Dia das Mulheres é comemorado uma semana antes, no dia 8 de março e pode ser usado para que os namorados, noivos ou maridos tenham uma segunda oportunidade de comprar um presente, ou ainda para que as mulheres comprem um segundo presente para si mesmas.

A imagem de Loja Responsável

Lojas Virtuais que se importam com seus consumidores geram uma imagem positiva, por isso mostrar que o seu e-commerce se importa com os Direitos do Consumidor, é uma ótima forma de estreitar os laços de confiança com seu cliente.

Porém fica o alerta. Se você não cumprir com os Direitos dos Consumidores nessa data, o Branding da sua Loja Virtual poderá ficar manchado através de uma avaliação negativa em sua loja, rede social ou sites de avaliação como o Reclame Aqui.

E convenhamos, desrespeitar os Direitos do Consumidor no Dia do Consumidor não é nada legal.

Como vender bem no Dia do Consumidor?

Seja Omnichannel

A Omnicalidade será muito importante para fechar vendas, visto que 39% dos usuários que responderam a pesquisa, pretendem comprar em lojas físicas.

Apesar disso, o meio digital possui um papel importantíssimo na hora de pesquisar preços, o que pode fazer com que o consumidor pesquise pelo produto em sua Loja Virtual e efetue a compra pela Loja Física.

Por isso é importante que esses meios estejam integrados, para que o cliente não chegue a loja física e tenha uma surpresa desagradável, ou, pelo menos, deixe claro que os preços da Loja Virtual são somente para compras online. Isso é o mínimo que você pode fazer para não decepcionar seus clientes.

Atendimento na Hora

Esteja pronto para atender a todas as dúvidas que vierem em sua Loja Virtual, nas Redes Sociais e em outros meios de comunicação da loja.

Se você não tem tempo para ficar atendendo clientes no momento em que eles entram em contato, considere contratar alguém para fazer esse serviço por você, ou ainda invista em um chatbot.

Se você não responder o cliente em pelo menos 5 minutos depois de seu contato as chances de conseguir uma venda com ele reduzem de maneira drástica. Os Chatbots podem responder dúvidas de clientes ou ainda recolher informações de contato para que você entre em contato com eles depois.

Busque sempre a retenção

Não é nenhuma novidade que investir em pessoas que já compraram em sua Loja Virtual é muito mais barato que conquistar novos clientes. Porém, o Dia do Consumidor é uma data muito propícia para fidelizar clientes pelo seu apelo aos seus Direitos.

Por isso é importante criar e manter um relacionamento com essas pessoas, ou seja, não ficar apenas vendendo através de e-mails e redes sociais, mas também enviar conteúdo útil para seu cliente, como um post do seu blog, uma notícia ou ainda postar um meme nas redes sociais, etc.

E lembre-se, a melhor forma de fidelizar um cliente é fazendo um serviço básico bem feito. Não adianta muita coisa dar milhares de ofertas e benefícios se a qualidade do serviço for ruim, como no caso de empresas de telefonia no Brasil.

Frete Grátis condicional

Já escrevemos em nosso blog sobre os motivos pelos quais o frete é um vilão das Lojas Virtuais. Dependendo do local que o comprador estiver, o frete pode sair mais caro que o produto e ainda por cima, os Correios já anunciaram um aumento de 8% no valor do serviço.

Para reduzir esse problema, você pode oferecer frete grátis a partir de um determinado valor de compra ou para regiões próximas do seu estoque.

Busque por influenciadores

Estamos na era dos produtores digitais, e você pode vender mais seu produto através de parcerias com eles, por causa de sua influência sobre seus fãs.

Busque por influenciadores que tenham um público-alvo e personas, parecidos com os da sua Loja Virtual e tome cuidado com perfis fakes que se passam por outras pessoas.

Talvez você não tenha dinheiro para fazer parceria com o Felipe Neto por exemplo, mas existem influenciadores pequenos que valem a pena investir, e inclusive podem aceitar algumas unidades do seu produto em vez de dinheiro.

Se livre de produtos estacionados no estoque

Não conseguiu vender tudo em datas anteriores como Dia das Mulheres e a Volta às Aulas?

Aproveite para queimar o estoque no Dia do Consumidor e se livrar de produtos que estão estacionados em seu depósito.

Ofertas progressivas, ou seja, quanto mais o consumidor compra mais desconto ele ganha, podem funcionar na hora de se livrar de produtos que estão fazendo hora extra em seu estoque.

Conclusão

O Dia do Consumidor é uma data onde celebramos os Direitos dos Consumidores, que são muito importantes para que as pessoas tenham cada vez mais confiança em comprar pela internet, sem temerem fraudes e defeitos.

Lembre-se que você também é um consumidor e por isso vale a pena estudar quais são os seus Direitos e não aceitar injustiças.

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Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.

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