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Pinterest para lojas virtuais – 5 dicas para vender mais!
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Milhares de pessoas acessam redes sociais todos os dias através de computadores, tablets ou smartphones. Só no Brasil são 130 milhões de usuários ativos nas redes sociais segundo o relatório We Are Social 2018.

As redes sociais são parte fundamental na estratégia de marketing digital de uma loja virtual e o melhor: não custa nada criar um perfil e fazer postagens na grande maioria das redes sociais.

Segundo o relatório cerca de 62% da população brasileira faz parte de alguma rede social sendo que 85% desses acessam diariamente seus perfis. A lista a seguir mostra as 10 redes sociais com mais usuários ativos no Brasil em 2018:

  1. Youtube
  2. Facebook
  3. Whatsapp
  4. Facebook Messenger
  5. Instagram
  6. Google + (será desativado em abril de 2019)
  7. Twitter
  8. Skype
  9. Linkedin
  10. Pinterest

E veja só quem figura na 10º posição, o Pinterest! Imagino que você já conheça e até mesmo já tenha utilizado o Pinterest, mas para não deixar dúvidas explicaremos o que é essa plataforma.

Tópicos do post:

O que é o Pinterest?

O Pinterest é uma rede social baseada em compartilhamento de imagens, na qual você pode salvar imagens do seu computador, da internet e dos outros usuários do Pinterest em seu perfil. A atividade de salvar uma imagem em seu perfil no Pinterest é chamada de “Pin”.

No Brasil, o Pinterest possui 19 milhões de usuários sendo a maior parte deles do sexo feminino. Caso a sua loja virtual tenha um público mais masculino é importante fazer uma análise com seu público para descobrir se esta rede trará os resultados desejados.

A rede social lançada em 2009 é muito utilizada para que as pessoas salvem ideias de decoração, artesanato, moda, inspiração, dicas, infográficos, comida, fotografias, e outros diversos temas que as interessem.

Por que utilizar o Pinterest para negócios?

Se você conhece o ciclo de compras do consumidor sabe que o primeiro passo do ciclo é quando o cliente descobre que tem um problema e o segundo passo é quando ele começa a pesquisar sobre soluções.

No Pinterest você encontrará muitas pessoas que se encontram no chamado topo do funil, ou seja, estão colhendo ideias do que fazer ou comprar para resolver um problema ou desejo. Por isso o Pinterest é um local excelente para que você faça com que as pessoas entrem em contato com o seu produto.

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O Pinterest é uma rede social com muitas imagens incríveis, porém se a sua loja virtual não trabalha com produtos de alto impacto visual, ainda é possível utilizar o Pinterest para mostrar o que o seu produto pode fazer e assim inspirar seu cliente.

Vamos supor que a sua loja virtual venda materiais de construção. Esse é um ramo no qual os produtos não são tão apelativos no visual, mas você pode criar ou salvar imagens de decoração, arquitetura, marcenaria, e qualquer outro resultado que seu cliente possa ter utilizando seu produto.

Quando você salva uma imagem de um produto seu, é possível colocar um link nessa imagem para uma página do seu site, ou seja, o seu perfil do Pinterest pode funcionar praticamente como uma segunda página Inicial de sua loja virtual!

Se você tem o blog como uma estratégia de marketing digital, saiba que o Pinterest também é uma ótima ferramenta para você aumentar o tráfego das suas postagens. Dê uma olhada na quantidade de pessoas que visualizaram e acessaram nosso post sobre Branding a partir de um de nossos infográficos.

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Caso esteja pensando em fazer um blog para sua loja virtual, confira nosso post sobre as vantagens de possuir um blog.

Criando um perfil no Pinterest

Para criar um perfil, basta acessar o site do Pinterest, escolher a opção criar uma conta business e inserir um e-mail e senha de acesso. Depois disso você deverá preencher informações da sua empresa como nome, área de atuação, tipo de negócio, link para sua loja virtual entre outras.

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O Pinterest também pedirá que você instale o botão “pin” em seu navegador para que você salve imagens de qualquer lugar da internet de modo fácil em seu perfil.

Depois disso, será pedido que você poste sua primeira imagem e existem 3 modos de colocar uma imagem de fora do Pinterest em seu perfil:

  1. Subindo uma imagem de seu computador
  2. Selecionando uma imagem direto da sua loja virtual com o botão Pinterest para navegadores
  3. Salvando a partir de um link do seu site na opção “salvar do site”

Nesse primeiro momento apenas as opções 1 e 3 estarão disponíveis. Após selecionar uma imagem você deverá colocar um título, descrição, link e pasta para sua imagem. Para finalizar clique no botão vermelho “salvar”.

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Deixando seu perfil no Pinterest mais atrativo

Após postar sua primeira imagem, o Pinterest te redirecionará ao seu perfil, porém você verá que seu perfil não está nada atrativo. Por isso é importante que você acesse as configurações do Pinterest e insira mais informações sobre sua loja virtual.

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Aqui você poderá colocar uma foto de perfil, nome de usuário, endereço web do seu perfil, descrição e localização. Para colocar imagens como capa do seu perfil será necessário salvar imagens, por isso experimente salvar mais algumas em seu perfil para que a capa fique cada vez mais bonita, como no caso do nosso perfil da VR SYS Agência Digital.

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Outra forma de deixar seu perfil ainda mais atrativo é criando pastas para organizar suas imagens por assunto, para que outros usuários do Pinterest consigam pesquisar imagens em seu perfil de modo mais fácil.

Dicas para o Pinterest

Agora que o seu perfil foi criado chegou a hora de utilizar o Pinterest para valer. Por isso vamos falar agora de algumas práticas para fazer com o seu perfil e suas imagens sejam populares.

1º - SEO no Pinterest

O SEO é uma atividade que muitos proprietários de sites e lojas virtuais fazem para rankear bem em sites de buscas como o Google, Bing e Yahoo!, porém se você parar pra pensar as redes sociais também possuem mecanismos de busca, no qual uma pessoa pode realizar uma pesquisa.

Antes de fazer um post, é importante escolher as melhores palavras-chaves para descrever sua imagem. Assim como no Google, o Pinterest ainda não consegue interpretar conteúdo de imagens, ou seja, para exibir a sua imagem o algoritmo averiguará seu título e sua descrição de texto.

Para descobrir boas palavras-chaves no Pinterest, descubra quais são os termos que o próprio Pinterest sugere no campo de buscas e aqueles que aparecem logo abaixo da barra de menu nos resultados.

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Anote essas palavras-chaves e use-as em suas descrições e títulos de posts para que assim o algoritmo do Pinterest ranqueie suas imagens melhor.
Não se esqueça de colocar as famosas #tags no final da descrição do post, pois isso ajuda bastante na hora de ranquear, segundo o próprio pinterest.

2º - Qualidade da Imagem

A qualidade da imagem é muito importante para que as pessoas sejam impactadas e interajam de alguma forma com ela.

A arquitetura do site do Pinterest favorece imagens em formato retrato, ou seja, aquelas cuja a altura é maior que a largura. A resolução de imagens recomendada para Pinterest é de 600 pixels de largura por 900 pixels de altura.

Caso você não tenha fotos do seu produto, é interessante que você contrate um fotógrafo ou ainda tire fotos você mesmo. Nós temos um post sobre como tirar fotos que convertem para sua loja virtual onde explicamos o básico necessário para tirar fotos você mesmo.

Caso você precise retocar uma imagem mas não tem grana para pagar uma licença do Photoshop, recomendo um programinha grátis chamado GIMP. O GIMP possui funcionalidades parecidas com a do Photoshop e com ele você poderá dar um ar mais profissional em suas imagens.

3º - Interagindo com seus seguidores

O Pinterest é uma rede social, ou seja, é possível que você siga pessoas, comente em seus posts e envie mensagens para seus seguidores e isso é algo muito importante para que as pessoas saibam que você se importa com elas.

Para seguir uma pessoa basta acessar o perfil dela e clicar em “seguir”. Na barra superior você verá que existe a opção “seguindo” a qual exibirá as imagens mais recentes que as pessoas que você segue salvaram.

Essa é uma oportunidade de você encontrar um cliente interessado em adquirir um de seus produtos e abordá-los para uma conversa ou ainda enviar uma imagem de um dos seus produtos para ela. Portanto sempre que uma pessoa seguir o seu perfil siga-a de volta para que as imagens dela apareçam na opção “seguindo”.

Para enviar uma mensagem, vá até o perfil do usuário e escolha a opção mensagem. Caso queira enviar uma de suas imagens para o usuário, clique no post que deseja enviar, depois selecione a opção “enviar” e em seguida digite o nome do usuário.

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Outra forma de interação no Pinterest são os comentários dos posts. Essa é uma forma excelente de iniciar uma conversa com seu usuário que receberá a notificação de seu comentário.

O Pinterest te dá a possibilidade de interagir de diversas formas na plataforma, mas uma regra precisa ser seguida, não apenas no Pinterest mas em todas as redes sociais: Apenas envie mensagens diretas para pessoas que se interessam pelos seus produtos.

Uma das piores práticas nas redes sociais são empresas que entram em contato com todo mundo para tentar vender ou pior ainda utilizando bots para fazer spam. Esse tipo de atitude invasiva irrita as pessoas e é uma perda de tempo, visto que existem formas mais saudáveis de iniciar um relacionamento com possíveis clientes.

4º - Frequência e Horários

A frequência recomendada pela empresa Ahalogy, que trabalha com marketing para Pinterest, é de 15 a 30 posts por dia. Convenhamos que esse número é muito alto, porém é aqui que o Pinterest se diferencia das demais redes sociais.

Se você fizer muitos posts diários em uma rede social como o Facebook por exemplo, as pessoas descurtirão sua página, pois elas interpretarão que você está desesperado pela atenção delas, e isso pega muito mal.

Já no Pinterest quanto mais você postar, mais influência você terá com seus seguidores, pois as pessoas estão ali para encontrar ideias, inspiração e produtos mesmo. Então quanto mais posts diários você conseguir fazer, melhor.

Em relação a horários, o ideal é que você sempre poste com um pouco de antecedência em relação ao tempo livre das pessoas, que é entre 12:00 e 13:00 e entre 19:00 e 21:00. O Pinterest é uma rede social que é mais usada em momentos de descanso, por isso postar um pouco antes desses horários garante que mais seguidores vejam o seu post.

Outro ponto interessante do Pinterest é que seus posts têm uma vida muito longa, pois as pessoas estão sempre pesquisando por conteúdo. Apesar do alcance dos posts reduzirem com o tempo, ele nunca chegará a zero.

5º - Monitorando resultados

É importante que você monitore seus resultados no Pinterest para avaliar se os seus esforços estão bem direcionados.

Para acessar os resultados do seu perfil, passe o mouse por cima da opção análise no menu superior do Pinterest. Quando fizer isso, 4 opções serão mostradas:

  1. Visão Geral – Nessa opção são mostrados dados gerais sobre os resultados de seu perfil, posts e dados da sua loja virtual.
  2. Perfil – Nessa opção são mostrados dados relacionados aos seus posts do Pinterest, como alcance, quantidade de vezes que o post foi salvo e quantas pessoas acessaram sua loja virtual a partir de um post.
  3. Pessoas que você alcança – Nessa opção você poderá visualizar informações sobre as pessoas que seus posts alcançam como sexo, local, idioma e interesses do seu público no Pinterest.
  4. Site – Nessa opção você verá dados de imagens que usuários salvaram diretamente da sua loja virtual.

Para não se perder no meio de tantos dados recomendo que você defina KPIs. Os KPIs são as métricas-chaves, as mais importantes para que você gere vendas em sua loja virtual.

Ao definir as métricas mais importantes do Pinterest você evita também de considerar muitas métricas conhecidas como “métricas de vaidade”, que servem apenas para encher nosso ego.

No Pinterest, a métrica impressão é uma métrica de vaidade, pois não adianta muito alcançar milhares de pessoas se elas não salvarem seu post ou acessarem seu site. Um post com 50 impressões, 5 pins e 5 acessos é mais valioso que um post com 1000 impressões e nenhum pin ou acesso, por exemplo.

Conclusão

O Pinterest é uma rede social excelente para aumentar as vendas de sua loja virtual, porém assim como toda rede social você deve analisar se o seu público-alvo realmente usa a plataforma.

Outra dica, que apesar de não citada, vale muito a pena avaliar o que seus concorrentes têm feito no Pinterest para poder fazer ainda melhor.

Aproveito também para convidá-lo a seguir nosso perfil no Pinterest onde postamos toda semana nossos infográficos e posts de blog para você fazer sua loja virtual crescer ainda mais!

Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.

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