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Redes sociais para empresas – Como escolher as melhores para o seu negócio?
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130 milhões! Esse é o número de brasileiros que possuem pelo menos um perfil nas redes sociais segundo o relatório We Are Social 2018.

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As redes sociais são essenciais dentro da estratégia de marketing digital de todas as empresas, disso não há dúvida.

Porém, hoje em dia existem muitas redes sociais com diferentes propostas de uso.

Desde se divertir vendo memes até conseguir um emprego, existem redes sociais para todas as pessoas e propósitos.

Com tantas opções, a tarefa de escolher as melhores redes sociais para seu negócio se torna um desafio.

Mas nesse caso então basta apenas atuar em todas as redes sociais, certo?

Mais ou menos.

O problema de atuar em todas as redes sociais é que além de requerer muito tempo e esforço, nem todas as redes sociais entregarão resultados para sua empresa.

Ou seja, você desperdiçará seu tempo em redes sociais que não entregam nenhum resultado.

O ideal é que você foque em apenas algumas opções e realize um bom trabalho para maximizar os resultados.

Quais Redes Sociais usar?

Para descobrir quais são as melhores redes sociais para sua empresa é importante analisar dois aspectos:

Onde está o seu público-alvo?

Definir o público-alvo do seu negócio é essencial para potencializar o crescimento do seu negócio e focar em quem realmente importa.

Para descobrir as redes sociais em que seu público-alvo é ativo, você pode fazer uma breve pesquisa com seus atuais clientes.

Para que uma rede social valha a pena para sua empresa é importante que seus clientes atuem nela pelo menos 3 vezes na semana.

Para fazer pesquisas online você pode utilizar ferramentas como o Google Forms ou o SurveyMonkey.

Caráter da empresa e rede social

O segundo aspecto que deve ser analisado é se o caráter da empresa combina com o da rede social.

Suponhamos que boa parte dos clientes de um restaurante de classe alta esteja no Linkedin, uma rede social para profissionais do mundo corporativo.

As pessoas no Linkedin estão ali para ver notícias, se inspirar, influenciar pessoas, conseguir emprego e aumentar a rede de contatos profissionais.

O problema é que apesar de o restaurante possuir clientes no Linkedin, essa rede social não é própria para o ramo de culinária.

Não que seja proibido para um restaurante atuar no Linkedin, o problema é que existem outras redes sociais que conseguem entregar resultados melhores nesse caso, como o Facebook e Twitter.

Top 10 9 Redes Sociais do Brasil

Estranhou o subtítulo? Essa seção será um Top 9 porque o Google + será desativado em breve.

Segundo o relatório We are Social 2018, o Google + é a sexta rede social com mais usuários ativos no Brasil, porém ele não constará nessa lista.

Sem mais delongas vamos para a lista.

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1º Youtube

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Segundo a empresa Cisco, 80% do conteúdo consumido na internet está em formato de vídeo.

O Youtube é hoje a rede social com o maior número de usuários ativos do Brasil e também uma das maiores redes sociais do mundo.

Além disso, o Youtube é considerado como um “segundo Google”, visto que as pessoas buscam bastante conteúdo por lá.

O Youtube possui um conteúdo muito diversificado como gameplay de jogos, músicas, vídeos de reação, tutoriais, cursos, memes, curiosidades, e muitos outros.

2º Facebook

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O Facebook é a maior rede social do Brasil em número de perfis cadastrados com 127 milhões de brasileiros.

Além disso, o Facebook possui conteúdo muito diversificado o que o torna uma rede social quase obrigatória para todas as empresas.

O problema do Facebook é que nos últimos anos o alcance das postagens feitas por perfis empresariais caíram bastante.

Isso acontece porque o Facebook prefere mostrar primeiro conteúdo que o usuário deseja ver como posts de amigos e páginas com que interage.

Para contornar isso, algumas empresas têm buscado postar cada vez mais conteúdo engajador como memes, frases inspiradoras e fotos dos bastidores da empresa.

3º Whatsapp

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O Whatsapp, chamado carinhosamente de “Zap” no Brasil, é a rede social de mensagens instantâneas mais utilizada por aqui.

Essa rede social é a evolução das antigas mensagens SMS da década passada, com a grande diferença de que você não precisa pagar por mensagem enviada.

Como o Whatsapp é um meio fácil de contato, muitas empresas disponibilizam um número na plataforma para a comodidade dos clientes.

O Whatsapp Business é uma outra versão do Whatsapp com a diferença de que é otimizado para empresas.

Nele você poderá colocar diversas informações em seu perfil como endereço e horário de funcionamento além de colocar etiquetas em contatos e enviar respostas rápidas.

4º Facebook Messenger

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O Facebook Messenger é uma ferramenta bastante parecida com o Whatsapp, com a diferença de que para possui-lo é necessário ter perfil no Facebook.

Assim como o Whatsapp, o FB Messenger possui a versão Business voltada para empresas.

Na versão Business do FB Messenger é possível fazer anúncios que caem direto na caixa de mensagem do usuário.

Além disso, é possível enviar um anúncio com o botão “comprar” no Messenger de outras pessoas, o que é bem interessante se você possui uma Loja Virtual.

5º Instagram

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O Instagram é uma rede social baseada no compartilhamento de imagens que se aproveitou bem da crescente popularidade dos celulares com câmera.

Muitas empresas e lojas utilizam o Instagram para postarem imagens sedutoras de seus produtos e conseguirem muitos seguidores.

Uma prática que é muito comum no Instagram é o chamado Marketing de Influência.

Nessa modalidade de Marketing, a empresa fecha parceria com um influenciador digital no Instagram para divulgar os produtos ou serviços.

Um influenciador digital nada mais é que uma pessoa que produz conteúdo nas redes sociais e por isso possuem muitos seguidores.

6º Twitter

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O Twitter é uma rede social que incentiva o compartilhamento de textos curtos, apesar de que também é possível postar imagens e vídeos.

A ideia do Twitter é que os usuários possam acompanhar os assuntos mais comentados do momento, o que é uma ótima oportunidade para empresas influenciarem usuários.

O Twitter é uma rede social onde as pessoas opinam sobre diversos tipos de acontecimentos, pessoas e empresas.

Isso é algo que pode ser muito bom ou ruim para a empresa, visto que um deslize ou boa ação da sua empresa tem alto potencial de viralizar.

7º Skype

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O Skype é uma rede social bastante utilizadas para conversas em grupo e videochamadas.

Muitas empresas que possuem serviços complexos ou de alto valor utilizam a chamada de áudio ou vídeo no Skype para darem mais confiança ao cliente.

O Skype também é muito utilizado para que pessoas conversem durante atividades como jogos online e gravação de podcasts.

8º Linkedin

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O Linkedin é a maior rede social profissional do mundo e conta com muitos adeptos no Brasil.

Nessa rede social, as empresas focam mais em conteúdo que eduque seus clientes e menos em conteúdos de vendas.

Além disso, o Linkedin também é um meio pelo qual a empresa pode encontrar e oferecer oportunidades para profissionais de destaque.

No Linkedin Pulse é possível postar textos como o que eu estou escrevendo direto na plataforma.

Isso gera muito mais visualizações e compartilhamento do que postar links do seu blog na linha do tempo.

9º Pinterest

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O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de imagens que tem como proposta ser o local onde as pessoas se inspiram, colhem ideias e encontram produtos diferenciados.

A grande vantagem do Pinterest é que as pessoas podem salvar imagens postadas pela sua empresa em seus perfis, o que aumenta o alcance delas.

Diferente do Instagram, no Pinterest a imagem é muito mais importante do que o perfil que a postou.

Se a sua empresa possui produtos visualmente apelativos e originais, o Pinterest é uma rede social que vale muito a pena.

Redes Sociais para ficar de olho

Para compensar a falta do Google +, vale a pena observar algumas redes sociais que tem crescido nos últimos anos.

  • WeChat – O WeChat é o “Whatsapp da China” e tem crescido muito tanto na Ásia quanto fora dela.
  • Tik Tok – O Tik Tok é uma rede social onde os usuários podem gravar vídeos curtos, numa dinâmica parecida com os antigos Vine e Dubsmash.
  • Vimeo – O Vimeo é o “Youtube dos artistas”, sendo bastante usado para o compartilhamento de projetos artísticos.
  • Reddit – O Reddit é um fórum onde os usuários podem postar e conversar sobre diversos tipos de assuntos.
  • Tinder – O Tinder é a maior rede social de relacionamentos do Brasil, que permite que os usuários conversem desde que deem “match” um com o outro.
  • Quora – O Quora é uma rede social de perguntas e respostas sobre assuntos mais sérios e especializados.
  • Twitch – O Twitch é uma rede social onde as pessoas podem transmitir ou assistir partidas de jogos online.
  • Spotify – Apesar de não ser bem uma rede social, no Spotify é possível acessar o perfil de seus amigos e ver suas músicas e playlists salvas.

O que fazer depois?

Depois de escolher quais redes sociais utilizará é preciso construir uma estratégia de atuação e colocá-la para funcionar.

Teste a Rede Social escolhida

O ideal é que no início você teste diferentes formatos de conteúdo e horários de postagem para ver o que dá mais certo.

Nesse momento vale a pena dar uma olhadinha nos concorrentes para analisar suas estratégias.

Trabalhe com os conteúdos que engajam

Em outras palavras, busque trabalhar com vídeos e imagens bonitas em vez de texto e links para outros sites.

Nas redes sociais a maioria das pessoas não está interessada em ler textões, com algumas exceções como Linkedin e Quora.

Monitore seus perfis

Assim que começar a usar as redes sociais, muitas pessoas entrarão em contato com você e é preciso que você as atenda o mais rápido possível.

Algumas redes sociais como Facebook permitem a criação de Chatbots, que nada mais são que robôs que respondem de forma automática qualquer pessoa que entrar em contato através das redes sociais.

Monitore seus resultados

A grande maioria das redes sociais possuem um local onde você pode monitorar através de gráficos os resultados das suas postagens.

Monitorar as redes sociais é muito importante para saber se suas estratégias têm dado certo e analisar onde dá para melhorar.

Dicas de Ferramentas

Para facilitar sua vida, vamos citar de forma breve algumas ferramentas gratuitas que ajudam bastante as empresas que atuam nas redes sociais.

  • Hootsuite – No Hootsuite é possível acompanhar o seu perfil em até 3 redes sociais na versão gratuita, além de postar diretamente da ferramenta.
  • Cyfe – No Cyfe é possível monitorar diversas métricas de várias redes sociais e também de ferramentas como o Google Analytics. A versão gratuita permite até 5 widgets.
  • Linktree – No Linktree é possível gerar uma página com diversos links que apontam para seu site. Você pode utilizar o link dessa página na sessão “sobre” das suas redes sociais.
  • Google Trends – Precisa saber quais assuntos estão em alta? Basta acessar o Google Trends para descobrir o que as pessoas têm buscado no Google.
  • Canva – O Canva é um editor de imagens online que possui uma versão gratuita limitada. Ele é muito bom para criar imagens de impacto para as redes sociais.

Conclusão

Muitas redes sociais surgem todos anos. Algumas se tornam grandes, como o Facebook e o Youtube, enquanto outras acabam morrendo, como o Orkut e o MySpace.

E por causa dessa overdose de plataformas, é muito importante que você escolha as que mais tem potencial de entregar resultados.

Para isso é importante analisar onde está seu público e o caráter da empresa em relação ao caráter da rede social.

Aproveitamos esse post para convidá-lo a curtir e acompanhar os perfis da VR SYS Agência Digital nas redes sociais!

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Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.

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