Blog: Negócios

Youtube para lojas virtuais – Como usar vídeos para vender?
e-max.it, posizionamento sui motori

Com o aumento da velocidade de internet ocorrido na década passada, o formato vídeo passou a ser cada vez mais popular.

Segundo a Cisco, 80% do conteúdo consumido online em 2019 estará em formato vídeo!

E é nesse cenário que plataformas de compartilhamento de vídeos como Snap Chat, Twitch e Tik Tok aproveitam para ganhar seus leais usuários.

Mas quando o assunto é plataforma de compartilhamento de vídeos, não tem pra ninguém: o Youtube é campeão absoluto.

Já faz algum tempo que o Youtube é considerado como o 2º maior site de buscas do mundo, perdendo apenas para a própria empresa que o possui: o Google.

Segundo o relatório We Are Social 2018, o Youtube é a rede com mais usuários ativos no Brasil, seguido na cola pelo Facebook.

youtube para lojas virtuaiscomo usar videos para vender imagem we are social

Pra você ter uma ideia, o maior canal de Youtube do mundo possui quase 95 milhões de inscritos!

No Brasil, o maior canal no Youtube é a produtora musical Kondzilla que possui 45 milhões de inscritos e é o 8º no ranking mundial.

Como você pode ver muita gente está produzindo e consumindo vídeos através do Youtube e isso traz uma grande oportunidade para sua loja virtual.

Muitas lojas virtuais já utilizam o Youtube para impulsionar suas vendas e como hoje em dia 80% do conteúdo consumido na internet é vídeo é importante que você também atue com esse formato.

Então porque não começar agora? Preparamos um guia para que você tenha sucesso na plataforma de vídeos mais popular do mundo!

Apesar de o post ser voltado para lojas virtuais, nada impede que você também utilize essas dicas para canais de entretenimento, hobbies ou institucionais.

Criando e personalizando um canal no Youtube

Como o Youtube pertence ao Google, você precisará de uma conta Gmail para utilizar o Youtube como produtor.

Você pode criar uma conta Gmail através do próprio Youtube. Caso você já tenha uma conta Gmail, basta estar logado para acessar as opções de produtor.

Assim que estiver logado no e-mail, clique no ícone de usuário na parte superior direita da tela e depois selecione a opção “meu canal”.

youtube para lojas virtuaiscomo usar videos para vender imagem canal vr sys

A imagem acima é do nosso canal no Youtube. É provável que o seu canal ainda não tenha vídeos e não esteja personalizado.

Para personalizar o canal basta acessar a opção “Personalizar Canal” no header inicial da página.

Ao clicar no botão, você será redirecionado a uma área onde poderá personalizar a imagem de avatar e capa, além de definir como será a estrutura do seu canal.

Subindo vídeos para o Youtube

Para subir um vídeo no Youtube você deve clicar no ícone da câmera de vídeo na parte superior direita da tela.

Você terá a opção de subir um vídeo pré-gravado ou ainda iniciar um vídeo ao vivo. No momento, vamos selecionar apenas a opção importar “Enviar vídeo”.

Os vídeos ao vivo dão bastante resultado também, mas é importante que você já tenha uma boa base de inscritos antes de se aventurar nessa opção.

Após selecionar a opção “enviar vídeo”, você poderá escolher o vídeo que deseja subir, colocar título, descrição, marcações (as famosas #tags) e escolher a miniatura do vídeo.

Antes de subir o vídeo é importante que você se atente a algumas questões como:

  • Deixar o vídeo com privacidade na opção público, em vez de privado ou não listado, para que todas as pessoas possam ver seu vídeo.
  • Se você possui clientes que falam outro idioma, é essencial que você tenha legendas na língua deles.
  • Escolher uma categoria é importante para que o Youtube consiga ranquear seu vídeo de modo mais assertivo.

7 Dicas para mandar bem no Youtube

1- Elabore uma estratégia de atuação

Toda ação de Marketing precisa de um bom plano para não ir por água abaixo e por isso é importante criar uma estratégia de atuação no Youtube.

Isso significa definir tudo o que você fará no seu canal como tipos de vídeos, duração dos vídeos, frequência e horário de postagens, linguagem utilizada, etc.

E para aumentar os resultados é importante que você construa a sua estratégia pensando em seu público-alvo e personas.

Além disso, é importante dar uma olhadinha em seus principais concorrentes para ver o que eles tem feito e propor uma abordagem ainda melhor.

Além de aumentar as vendas da sua loja virtual, ainda é possível monetizar os vídeos do Youtube para que eles façam dinheiro de forma orgânica para você.

Para poder ganhar uma quantia significativa com o Youtube será necessário gerar muitas visualizações para seus vídeos, então por isso uma boa estratégia de divulgação também será importante.

Para saber mais sobre como ganhar dinheiro com vídeos no Youtube clique aqui.

2- Planeje o vídeo antes de gravar

É importante que você planeje todos os elementos que aparecerão no vídeo como roteiro, cenário, pessoas e produtos.

O roteiro nada mais é que o descritivo daquilo que será mostrado pelas câmeras. Desde o que será falado, a gesticulação dos atores e até mesmo se o vídeo será filmado de dia ou a noite, tudo isso pode constar no roteiro.

Além disso, o roteiro faz com que você calcule a média do tempo que o vídeo durará, algo bastante importante para não produzir vídeos muito longos ou muito curtos.

Outro ponto importante nesse quesito é o cenário. É muito importante que você tenha um fundo legal com decoração para que seu público se sinta em casa.

3- Capture vídeos de qualidade

A qualidade do vídeo é muito importante para que seu cliente possa ver seu produto nos mínimos detalhes.

Por isso é importante que você grave vídeos em uma resolução mínima de 720p, também conhecida como resolução HD.

Com uma câmera de celular moderna já é possível gravar vídeos com essa resolução.

Outro ponto importante é a iluminação do local que você escolher para gravar.

A luz natural é a mais recomendada para tirar fotos e gravar vídeos. Não esqueça de gravar seu vídeo com o rosto voltado para o foco de luz, para não gerar sombras indesejadas.

Nós temos um post em nosso blog sobre como tirar fotos de qualidade para produtos de sua loja virtual que também pode ajudar na gravação de vídeos.

4- Otimize seu vídeo para o Google e Youtube

Como já disse, o Youtube é o 2º maior buscador do mundo e fica na frente até de concorrentes diretos do Google, como o Bing e Yahoo!.

Por isso é importante otimizar seus vídeos para que eles ranqueiem bem nas buscas do Youtube e também do próprio Google.

Talvez você já tenha reparado, mas em algumas pesquisas o Google também mostra vídeos do Youtube como resposta.

youtube para lojas virtuaiscomo usar videos para vender imagem google

Para otimizar o vídeo para ambos é importante que você coloque palavras-chaves nos títulos e descrição do seu vídeo.

Por exemplo, se o produto que você está mostrando é um jogo de videogame, então o nome desse jogo deve estar tanto no título como na descrição.

Outro ponto importante do SEO no Youtube são os likes e deslikes do vídeo. Quanto mais likes e deslikes seu vídeo tiver, mais relevante ele será na plataforma.

Apesar de o deslike parecer uma coisa ruim, ele não é classificado como uma métrica negativa pelo Youtube, assim como o Facebook não classifica a reação “Grr” como algo prejudicial.

youtube para lojas virtuaiscomo usar videos para vender imagem deslike

Por isso não esqueça de fazer seu “Call to Action” nos vídeos, pedindo para as pessoas darem like e compartilharem seu vídeo.

5- Divulgue seu vídeo para todos

As redes sociais da sua loja podem ser poderosas aliadas na hora de divulgar seu novo vídeo, por isso é importante que você atue nas redes sociais que podem te trazer os melhores resultados.

Antes de postar o vídeo é importante definir os dias e horários de postagens que a maioria dos seus clientes estão online.

A maior parte das redes sociais possuem uma página onde você poderá ver os dias e horários em que seus fãs estiveram online.

6- Responda os comentários dos vídeos

A maioria dos Youtubers não respondem comentários em seus vídeos pelo alto volume de pessoas e também pelo caráter de algumas interações (xingamentos, spam, etc).

Porém, quando falamos de lojas virtuais todos os comentários sérios devem ser respondidos, não importa o volume.

Isso porque as pessoas que fazem comentários sérios são clientes em potencial do seu produto, e uma resposta educada e útil pode criar um laço de confiança entre você e a pessoa que comentou.

Quanto aos “trolls” e “spammers” você pode simplesmente ignorar ou ainda excluir seus comentários.

Em caso de comentários negativos sobre o seus produtos, veja o nosso post sobre como lidar com comentários negativos nas redes sociais.

7- Monitore e analise os resultados obtidos

No Youtube é possível monitorar a performance de seus vídeos, o que é muito importante para analisar se a sua estratégia está dando certo ou não.

Para ver as estatísticas do Youtube, acesse a opção Youtube Studio no header do seu canal.

No Youtube Studio você poderá ver estatísticas de visualização, número de inscritos, alcance, interesse e comentários em seus vídeos.

Para não se perder no mar de informação, defina métricas-chaves para acompanhar. As chamadas KPIs são as métricas mais importantes que afetam do modo direto as suas vendas.

Por exemplo, ter muitos likes em um vídeo é algo muito bom, porém isso não faz muita diferença quando o assunto é vender.

Agora o número de visualizações do vídeo é algo que faz bastante diferença para as vendas, visto que mais pessoas estão entrando em contato com seu produto.

7 Tipos de conteúdo que geram vendas no Youtube

1- Avaliação de Produtos

Também conhecido como review, a avaliação de produto é um dos formatos mais utilizados por quem utiliza o Youtube para vender produtos.

Geralmente os vídeos nesse formato mostram uma ou mais pessoas falando sobre as características do produto e também mostrando particularidades dele.

Esse é um formato interessante para trabalhar aliado com o Marketing de Influenciadores.

2- Teste de Produtos

Esse formato é bem parecido com o anterior, porém nele o produto será testado para então o avaliador falar sobre ele.

Esse tipo de vídeo costuma dar mais confiança para o cliente, caso o resultado do teste seja positivo.

Existem até vídeos de testes extremos de produtos onde o mesmo é colocado em condições incomuns para ver se são resistentes.

3- Tutoriais de uso

Possui um produto complexo ou que possui diversas funcionalidades? Então esse formato de vídeo poderá ser muito útil para você.

Os tutoriais são vídeos onde algo é ensinado na prática. No Youtube existem muitos vídeos desse tipo que são bastante úteis.

Caso você venda um produto mais complexo de ser usado como peças de computador por exemplo, é legal fazer um vídeo tutorial mostrando como instalar a peça no computador, como limpar, etc.

4- Processo de fabricação

Se você vende produtos artesanais então esse formato é obrigatório para seu canal do Youtube.

Os vídeos de processo de fabricação costumam dar muito certo porque eles humanizam a sua empresa, mostrando que existem pessoas por trás do processo.

Além disso é uma ótima forma de mostrar para seu cliente a sua visão ética e o padrão de qualidade empregado para produzir o produto.

5- Lançamento de produtos

Está para lançar um produto novo? Então porque não fazer um teaser do mesmo?

Esse tipo de vídeo gera resultados porque gera expectativa nas pessoas que se interessam pelo seu produto.

Esse formato é bastante utilizado pelos filmes e séries de TV um pouco antes de seu lançamento para criar um hype em torno da produção.

6- Demo-reel

O Demo-reel é um formato bastante utilizado por produtoras de vídeos e animações para mostrar o seu trabalho e também pode ser utilizado por lojas virtuais que produzam seus próprios produtos.

Um Demo-reel é um vídeo que possui no máximo 1 minuto onde a empresa mostra algumas cenas de produtos criados por ela.

O objetivo do Demo-reel é impactar quem vê com um vídeo profissional de alta qualidade.

7- Livestreams

Os vídeos ao vivo estão cada vez mais populares e você pode utilizar boa parte dos tipos de vídeos já citados nesse formato.

Apenas tome cuidado com gafes que podem acontecer ao vivo como o produto não funcionar durante uma demonstração ou mostrar algo no vídeo que não deveria aparecer sem querer.

É importante que a pessoa que for apresentar o vídeo ao vivo tenha habilidades de carisma, caso contrário as pessoas abandonarão a transmissão.

Conclusão

O Youtube é uma ferramenta que não para de crescer e a tendência é que continue crescendo. Por isso que muitas empresas estão voltando boa parte de seus esforços para essa plataforma.

Gravar vídeos de qualidade já não é mais algo tão complicado ou caro, visto que com um celular e carisma, você já consegue obter resultados satisfatórios.

Aproveitando a deixa, convido você a conhecer o canal da VR SYS Agência Digital no Youtube!

Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.

youtube para lojas virtuaiscomo usar videos para vender infografico

Gostou desse conteúdo? Ajude-nos compartilhando!


Posts Relacionados:


VR SYS Agência Digital - Todos Direitos Reservados © - 2019