Com a grande adesão de pessoas, muitas empresas criam perfis nas redes sociais para alcançarem possíveis clientes e fechar mais vendas.

Observando esse comportamento, as redes sociais atualizam de modo frequente suas plataformas para facilitar o chamado social commerce, que nada mais é que o comércio feito via redes sociais.

Por exemplo, o Facebook lançou ano passado seu próprio marketplace, onde as pessoas podem vender ou comprar produtos, bem parecido com a dinâmica da OLX.

Já o Instagram lançou também no ano passado a possibilidade de adicionar etiquetas com informações de venda como, preço, taxa de desconto em fotos de produtos.

Porém, o grande volume de empresas nas redes sociais faz com que as mesmas sejam um lugar bastante competitivo, com cada empresa disputando a atenção do usuário.

Além disso, nos últimos anos as próprias plataformas têm reduzido o alcance dos posts de empresas, visto que a maior parte das pessoas não deseja ver esse tipo de conteúdo em suas timelines (e também para que essas empresas invistam mais em anúncios).

Vale mesmo a pena investir no Instagram ou em qualquer outra rede social?

Aqui na VR SYS Agência Digital costumamos dizer que é bem melhor construir uma casa em terreno próprio do que em terreno de terceiros.

Pense que ao construir uma casa em terreno de terceiros, você estará sujeito as regras e decisões do dono desse terreno.

É importante que você entenda que todas as redes sociais tomam decisões que podem agradar e desagradar as empresas, e por isso sempre recomendamos possuir um site ou loja virtual próprio, que seria justamente a casa construída em terreno próprio.

Porém, isso não significa que você deva focar somente em seu site ou loja virtual. Aliás, isso seria um tremendo erro, visto que você deixaria de estar onde seu público está.

Antes de você definir se vale a pena atuar no Instagram ou qualquer outra rede social, é importante saber se o seu público-alvo está nessa rede.

Você pode se sentir tentado a estar em todas as redes sociais possíveis, porém isso só fará com que você gaste tempo com uma plataforma que te entrega poucos resultados.

Se você ainda não tem um público-alvo definido recomendamos o nosso guia para definição de PA e personas.

No Brasil, o Instagram é a quinta colocada no ranking de redes sociais com usuários ativos, ficando atrás somente do Youtube, Facebook, Whatsapp e Facebook Messenger.

Segundo dados do Statista, a maior parte do público que utiliza o Instagram são pessoas entre 18 a 34 anos sendo há uma diferença pequena entre homens e mulheres.

como vender os produtos de sua loja virtual no instagram img statista

Outro ponto a considerar sobre o Instagram é que a rede social é baseada no compartilhamento de imagens, o que é perfeito para empresas que possuam produtos de impacto visual.

Caso não seja o caso da sua empresa, ainda é possível utilizar o Instagram como uma forma de se aproximar do público, mostrando os bastidores, processos de fabricação, eventos que a empresa participa, entre outros.

  1. Criando uma conta business no Instagram
  2. Configurando seu perfil no Instagram
  3. Postando vídeos e fotos
  4. Interagindo com seus seguidores
  5. Transformando o Instagram em uma Loja Virtual
  6. Produzindo vídeos que vendem
  7. Otimizando seu alcance
    1. Anunciando no Instagram
    2. Fazendo parcerias com influenciadores
    3. Alcançando pessoas de forma orgânica

Criando uma conta business no Instagram

Você pode criar uma conta no Instagram para sua empresa agora mesmo. Caso ainda não tenha uma conta pessoal na plataforma, é possível criar pelo aplicativo para smartphones ou pelo próprio site do Instagram.

Para transformar uma conta pessoal em “business” é preciso utilizar um smartphone. Acesse o seu perfil e então faça o seguinte caminho configurações > conta > ativar conta comercial.

Pronto, agora você terá acesso para diversas funcionalidades que somente empresas possuem.

Configurando seu perfil no Instagram

Ter um perfil bonito no Instagram é muito importante para que as pessoas viajem pelas suas fotos e vídeos.

Na foto de perfil, utilize o logo de sua loja virtual para que as pessoas que já são clientes identifiquem de modo fácil.

Na bio você pode colocar um breve texto sobre a sua empresa, ofertas e ações e colocar um link para um site externo.

O Instagram não permite links nas descrições de posts (até permite, mas ele não será interativo), de modo que o único link clicável em seu perfil será o da bio.

Pense que como a maior parte das pessoas utiliza smartphone para acessar o Instagram, as chances delas darem um “ctrl+c ctrl-v” no texto de um link para acessá-lo no navegador são baixíssimas.

Caso você deseje colocar mais de um link em sua bio, existe uma ferramenta chamada linktree, na qual você poderá criar uma página intermediária para o Instagram com diversos links.

Veja como nós utilizamos essa ferramenta em nosso Instagram:

como vender os produtos de sua loja virtual no instagram img linktree

A parte mais importante de seu perfil, com certeza, é a grade de fotos e stories, os elementos que mais chamam a atenção das pessoas.

Antes de começar a postar fotos e vídeos, é importante definir quais serão os conceitos estéticos do conteúdo que será postado. Veja a diferença nas fotos dos 3 perfis abaixo:

como vender os produtos de sua loja virtual no instagram img perfis

Postando vídeos e fotos

O Instagram é uma plataforma onde as fotos e vídeos estão no centro das atenções e por isso é importante entender quais são as possibilidades e limitações.

O formato para posts de fotos e vídeos no Instagram é de 1080px de altura por 1080px de largura, ou seja, quadrangular.

Já o formato stories aceita fotos e vídeos com 1080px de largura e 1920px de altura, ocupando toda a extensão da tela do celular.

Apesar de ser possível postar fotos e vídeos em outros formatos, é recomendado seguir esses padrões para um maior impacto visual.

O Instagram é conhecido pelos seus filtros de imagens que dão novos sentimentos as fotos, além dos adesivos, que nada mais são que desenhos que podem ser inseridos.

Além disso, o Instagram possui alguns aplicativos externos que permitem uma maior personalização dos conteúdos postados. Essas ferramentas estão disponíveis para download gratuito via appstore ou playstore.

  • Boomerang for Instagram – permite a criação de vídeos curtos com dinâmica “vai e vem”.
  • Layout for Instagram – permite a montagem de várias fotos em um único post de forma atrativa.

Interagindo com seus seguidores

Assim como toda a rede social, é possível interagir com seguidores no Instagram através dos comentários das fotos, mensagens direct e interações do Stories, como enquetes e perguntas interativas.

É muito importante que a sua empresa tenha uma personalidade ao conversar com os seguidores.

Por exemplo, com uma personalidade mais brincalhona, a Netflix zoa os próprios seguidores quando pedem algum filme ou série que não estou em seu catálogo.

como vender os produtos de sua loja virtual no instagram img netflix

Lembre-se que a Netflix só faz isso porque o público-alvo dela é receptiva quanto a essas brincadeiras.

Outro ponto muito importante, é a velocidade de resposta. Quando você publicar uma foto de algum produto, é bem provável que alguém faça alguma pergunta nos comentários ou via direct.

Quanto mais rápido você responder, maior serão as chances de fechar as vendas. Por isso, caso você não tenha tempo para isso, considere contratar uma empresa ou profissional para gerenciar suas mídias sociais.

Transformando o Instagram em uma Loja Virtual

Até aqui abordamos mais questões técnicas e de Branding, que são muito importantes para que o público se identifique com sua loja.

Mudaremos um pouco o foco para falar daquela palavra que anima qualquer lojista: vender!

No ano passado, o Instagram lançou duas novidades que podem ser utilizadas para aumentar as vendas.

A primeira delas é o Instagram Shopping. Com essa ferramenta é possível colocar etiquetas em fotos de produtos que levam para as páginas de compras de sua loja virtual.

como vender os produtos de sua loja virtual no instagram img instagram shopping

Ou seja, o Instagram Shopping praticamente transforma o seu perfil do Instagram em uma segunda página da sua loja virtual.

Para habilitar a função em seu perfil, você precisa ter os seguintes requisitos:

  1. Possuir uma conta comercial no Instagram
  2. Possuir uma página do Facebook da empresa vinculada a conta do Instagram.
  3. Catálogo de produtos no Facebook (feito através do gerenciador de anúncios do Facebook)
  4. Possuir uma loja virtual com produtos cadastrados.
  5. Não trabalhar com produtos de cunho sexual ou explosivos.

Se você atende a todos os requisitos, poderá enviar um pedido para o Instagram analisar. Isso levará alguns dias e caso aprovado você já poderá iniciar a marcação de fotos.

O processo para etiquetar produtos é bem simples e você fará isso na própria configuração do post.

Lembre-se que o Instagram Shopping trabalha com base nos produtos cadastrados no catálogo de produto do Facebook.

Ou seja, se você retirar algum produto do catálogo, a etiqueta dele desaparecerá no Instagram.

Produzindo vídeos que vendem

A segunda novidade que o Instagram lançou no ano passado é o IGTV, que é um espaço onde produtores de conteúdo podem fazer vídeos mais longos para as pessoas assistirem.

como vender os produtos de sua loja virtual no instagram img igtv

Se você possui uma estratégia de criação de vídeos nas redes sociais, poderá usar o IGTV para fazer reviews de produto, lançamentos e muito mais.

O limite máximo de duração dos vídeos para o IGTV é de 10 minutos e todos os vídeos devem ser gravados com o smartphone na vertical.

Para colocar um vídeo IGTV basta acessar o ícone da televisão no menu superior da página inicial do aplicativo do Instagram e clicar no sinal “+”.

O mais legal do IGTV é que além do usuário poder assistir vídeos das pessoas que ele segue, também é possível pesquisar por vídeos de outras pessoas.

Apenas lembre-se que o objetivo do IGTV é ser uma plataforma de conteúdo para o usuário, por isso evite vídeos comerciais que possuam somente produtos e preços.

Ao invés disso faça vídeos de review de produtos, dicas de uso, tutoriais, entrevistas com especialistas, testes de produto, entre outros formatos.

Otimizando seu alcance

Assim como em qualquer rede social, alcançar o maior número de pessoas possíveis com a menor quantidade de dinheiro investido possível é muito importante.

E existem algumas estratégias, gratuitas e pagas, que podem ser utilizadas para aumentar o alcance dos seus conteúdos no Instagram.

1- Anunciando no Instagram

Se você já criou anúncios para o Facebook, então pode comemorar pois o gerenciador de anúncios que o Instagram utiliza é o mesmo, visto que ambas as plataformas pertencem ao Mark Zuckemberg.

Caso você não tenha experiência com o gerenciador, recomendamos nosso guia básico para Facebook Ads.

Existem 5 tipos de formatos de anúncios possíveis no Instagram:

  1. Anúncio de foto – Anúncio com foto que aparece na linha do tempo.
  2. Anúncio de vídeos – Anúncio com vídeo que aparece na linha do tempo.
  3. Anúncio Carrossel – Anúncio com várias fotos em formato de carrossel que aparece na linha do tempo.
  4. Anúncio de catálogo – Anúncio que exibe o catálogo de produtos da loja na linha do tempo.
  5. Anúncio de stories – Anúncio em formato vídeo ou foto que aparece nos stories.

2- Fazendo parcerias com influenciadores

O Marketing de influência é uma grande estratégia para aumentar o alcance de sua marca através de produtos de conteúdo parceiros.

O ideal na hora de escolher um influenciador para parceria é analisar se o seu público-alvo tem interesse nos conteúdos postados por essa pessoa.

Importante também analisar se esse influenciador está envolvido em polêmicas, visto que as críticas também podem atingir a marca.

Entre os formatos mais utilizados de parceria estão:

  • Conteúdo patrocinado – Formato no qual você paga ou presenteia um influenciador para postar um conteúdo sobre seu produto, seja elogiando ou usando-o.
  • Avaliações do produto – Formato no qual você paga ou presenteia um influenciador para que ele faça uma avaliação de seu produto.
  • Competições e sorteios – Formato no qual você paga ou presenteia o influenciador para que ele faça um sorteio ou competição envolvendo seus produtos.
  • Cocriação de conteúdo – Formato no qual você paga ou presenteia o influenciador para produzir conteúdos juntos.
  • Embaixadores da marca – Formato no qual você paga ou presenteia um influenciador para ele ser embaixador da sua marca.

3- Alcançando pessoas de forma orgânica

Um dos pontos positivos do Instagram é a pesquisa intuitiva. Através da pesquisa você pode encontrar usuários, empresas e conteúdos.

Assim como boa parte das redes sociais, a pesquisa do Instagram também trabalha com as famosas “hashtags”.

como vender os produtos de sua loja virtual no instagram img hashtags

Por isso antes de começar a postar faça umas pesquisas sobre assuntos relacionados aos seus produtos e veja quais são os termos mais buscados e anote-os.

Toda vez que você postar uma foto ou vídeo, adicione esses termos com o símbolo “#” antes. Assim toda vez que alguém pesquisar pelo termo, seus posts aparecerão nos resultados para essas pesquisas.

A melhor parte dessa estratégia é que ela é fácil e gratuita. Apenas é importante tomar cuidado com alguns termos que foram banidos pelo Instagram por mau uso.

Apenas a título de curiosidade, a palavra “tag” é o próprio assunto em questão. Isso significa que em vez de “hashtag instagram” o correto seria “hash instagram”, por exemplo.

Conclusão

Mesmo sendo uma ótima rede social para vendas, é muito importante analisar se o seu público-alvo utiliza essa ferramenta. Caso contrário você perderá tempo e dinheiro.

Além disso, é essencial que você monitore os resultados para saber se as suas ações estão gerando resultados e o que fazer para ser mais efetivo.

O Instagram conta hoje com muitas empresas cadastradas, o que aumenta bastante a concorrência. Por isso é importante buscar uma identidade própria e se destacar na plataforma.

Aproveito o final desse post para convidá-lo a seguir a conta da VR SYS Agência Digital no Instagram!

Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.

como vender os produtos de sua loja virtual no instagram infografico