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Zmot
e-max.it, posizionamento sui motori

Há algum tempo li um livro digital (e-book) com pouco mais de 70 páginas que fala sobre o ZMOT (Zero Moment of Truth) escrito por Jim Lecinski, evangelista do ZMOT, conceito desenvolvido pela gigante Google que é uma variante do FMOT (First Moment of Truth) desenvolvido de forma pioneira pela também americana P&G.

Antes de falar do ZMOT vamos explicar o FMOT. O FMOT é o momento em que o consumidor encontra um determinado produto no freezer ou na prateleira de um estabelecimento comercial e naquele breve instante resolve comprar o produto. O segundo momento é quando ele chega em casa, usa o produto e fica encantado ou não. Esses dois momentos servem para explicar o momento crítico da decisão da compra de um produto.

Quando se fala do ZMOT mudamos o local da decisão da compra da prateleira para a Internet. Cada vez mais as pessoas estão buscando informações a respeito de um produto antes da compra na Internet. Seja através de pesquisas no Google, busca de experiências em forums, redes sociais, etc.

Para ilustrar melhor o ZMOT.

Qual a importância desse ZMOT na vida das pessoas ? Em pesquisa encomendada pelo Google revelou que o comprador médio usava 10,4 fontes de informação para tomar uma decisão em 2011, até 5,3 fontes em 2010, ou seja, dobrou em um ano — o que mostra a você como é difícil para os profissionais do marketing conquistar a atenção dos consumidores de hoje.

Enfim, acho uma boa leitura especialmente para aqueles que vendem produtos e ainda não se posicionaram nessa importante ferramenta de apoio ao marketing que é a rede mundial de computadores.

Boa leitura.

Referência: http://www.zeromomentoftruth.com/

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