O que é Gamification?

O site Awwwards define gamification como o uso de mecânicas de jogos em outros meios como os aplicativos como uma forma de engajar os usuários. Nos jogos a interação com o usuário é constante e trabalha-se o engajamento, pois nos jogos ele é necessário para a experiência de jogo.

As aplicações dessas mecânicas em outros meios podem ser em pequenos detalhes, até provenientes de jogos pequenos. Isso não é algo recente, o Foursquare utiliza a mecânica de “badges” já há muito tempo, essa mecânica para quem não conhece é como a de ser um escoteiro e ganhar as medalhas ou broches por cada tarefa aprendida e executada.  As badges talvez sejam o exemplo mais comum de gamificação, porém pode haver outros como tabelas de pontuação e medidores de níveis.

Recentemente você deve ter tido uma experiência com os Guias Locais do Google Maps, em que você contribui para melhorar as referências sobre estabelecimentos no Google Maps, ao responder questões sobre os restaurantes, locais públicos e lojas que você visitou, e vai acumulando pontos e subindo de níveis dentro da aplicação em troca de benefícios. Claro que os benefícios são bastante elusivos, ou seja, são simples e não oferecem propriamente muita motivação para o usuário. Porém a possibilidade de possuir um status maior, ser do nível 5, por exemplo, já serve como motivação para o usuário interagir com o aplicativo.

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Mas qual a relevância disso?

Como já foi dito gamificar alguma aplicação, se feito de forma correta, vai gerar uma maior interação e engajamento de seus usuários, mas tudo deve ser feito de forma planejada, por exemplo, o uso de badges dependendo da quantidade disponível e da dificuldade de consegui-las pode desmotivar ainda mais o usuário a utilizar sua aplicação.

O site Envato, que oferece diversos cursos sobre web, fez um pequeno tutorial esclarecendo quando utilizar essas mecânicas de jogos em seu site ou app. Baseia-se na relevância para tal, eles dividiram as aplicações em três tipos:

Baseadas em tarefas – Aplicações que se limitam a realizar uma tarefa da melhor forma possível, por exemplo, o mensageiro WhatsApp.

Orientados a estima – Aplicações que permitem o usuário a demonstrar seus conhecimentos, por exemplo, o Yahoo Respostas.

Aspiracional – Aplicativos que envolvem atividades criativas e o desenvolvimento de habilidades, por exemplo, Duoling que é um app para se aprender uma nova língua.

Dentre essas três o tutorial descreveu qual dos tipos pode-se utilizar e se beneficiar da gamificação, sendo que: a primeira categoria por limitar seu escopo em realizar bem uma única tarefa o uso de elementos de mecânicas de jogos pode distrair a atenção do usuário além de atrapalhar na realização da devida tarefa; porém existem exceções.

O segundo tipo, o de aplicações orientadas a estima pode se beneficiar dos elementos de jogos como pontuações e rankings para os usuários, por exemplo, pontuações para as melhores respostas dadas no Yahoo Respostas.

Os apps aspiracionais, são os mais propícios a utilizar as mecânicas de jogo, uma vez que ao desenvolverem habilidades, metas são colocadas ao usuário e sem recompensá-las de alguma forma o usuário não possui motivação nenhuma para completar a meta.  

Deve-se prestar atenção se o uso das mecânicas de jogo realmente é necessário, ou se pode tornar-se distrativo. Pensando nas motivações humanas e se elas são necessárias para sua aplicação e para o engajamento dos usuários.

Exemplos

Abaixo seguem alguns bons exemplos do uso da gamificação.

LLama the avenging

http://www.lamapensacitu.com/en/

Esse portal é uma brincadeira em que você envia uma lhama para alguém que lhe é inconveniente ou te incomoda de alguma forma, para que a lhama cuspa na pessoa. A gamificação está na barra de passos para o envio que diz: Salivação da lhama e conforme você cumpre os passos a barra vai aumentando, além de também oferecer uma seleção de personagens, quando se deve escolher qual lhama mandar cuspir.

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Far Cry Primal

https://far-cry.ubisoft.com/primal

Muitos sites de jogos a serem lançados usam mão de gamificação a fim de engajar o usuário e levar ele a compra do jogo. No caso do jogo Far Cry Primal o website oferecia diversas metas para os usuários cumprirem por meio de uma plataforma: Ubisoft Club. As metas compartilhadas são uma forma divertida de engajar toda uma comunidade de usuários, uma vez que eles devem trabalhar em conjunto para cumpri-las.

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Currículo interativo

http://www.rleonardi.com/

O designer Robby Leonardi criou um currículo interativo que funciona como um jogo, em que você pode controlar um personagem por um cenário enquanto informações pertinentes ao currículo dele vão sendo apresentadas.

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O uso de gamification em websites tem se tornado uma grande tendência nos últimos anos e deve continuar provando-se eficiente, e como sempre a VR SYS Agência Digital está de olho nas novidades do nosso meio para produzir os melhores websites possíveis!

Confira nossa postagem de forma visual em nosso infográfico!

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