Blog: Tecnologias

IoT – Internet das Coisas: aplicações, segurança e as novidades no mercado!
e-max.it, posizionamento sui motori

Já faz alguns anos que falamos sobre IoT no nosso blog, alguns anos passados com está essa inovação que hoje já está presente no dia-a-dia das pessoas? Vamos começar relembrando do que se trata essa “Internet das coisas”.

O que é?

A Internet das coisas ou IoT (Internet of things) é a comunicação entre dispositivos pela internet (D2D, Device to Device), esses dispositivos possuindo sensores (RFID) compartilham dados entre si sobre status, localização, funcionalidades, problemas, etc. Em 2014 quando falamos sobre isso havia muito ainda a ser explorado em diversos aspectos, mas o IoT já era uma realidade, as primeiras novidades envolviam home kits, ou seja, automação residencial, poder controlar diversas coisas da casa como ar condicionado, geladeira, fogão etc... via internet utilizando um app no smartphone, por exemplo. Hoje são infinitas as opções de aplicações.

Aplicações

Nesta matéria da Computerworld temos muitas oportunidade para desenvolvimento de projetos em IoT, não somente as grandes empresas, mas também para as pequenas e médias; uma vez que o IoT pode estar presente em todos os ciclos de um produto.

Algumas aplicações da internet das coisas:

  • Design e Marketing: via dados de uso podem-se identificar maneiras melhores de se desenhar um produto e anunciá-lo, e a coleta de dados que pode ser feita em tempo real é mais barata do que pagar por pesquisas de público e mercado.
  • Manutenção e Vendas de produtos: por meio de sensores, pode-se saber alguma peça, de um carro, por exemplo, que esteja desgastada e que precise de manutenção, e da mesma forma que precise de alguma reposição, saber onde comprar e se há estoque etc...
  • Casa: Já comentamos acima como o IoT pode ser usado dentro de casa, para automação de eletrodomésticos e eletrônicos, mas também sistemas de segurança da casa, por meio de fechaduras inteligentes.
  • Smart Cities: As cidades inteligentes que tem estado bastante em pauta ultimamente, são um conceito do uso da tecnologia como, por exemplo, a internet das coisas para melhorar a gestão de uma cidade. O site da gigante alemã SAP exemplifica esse uso com o caso de Buenos Aires que conseguiu combater problemas com enchentes ao utilizar sensores em bueiros que ofereceu informações para um planejamento melhor e mais eficiente das limpezas e drenagens.

Existem mais aplicações além dessas, e não servem apenas como uma forma de vender novos produtos ou simplesmente melhorar tarefas e a qualidade de vida das pessoas, mas também economizar recursos naturais e energéticos. Porém o grande problema da IoT são questões sobre segurança, uma vez que com acesso à internet os dispositivos inteligentes assim como computadores estão sujeitos a ataques de hackers.

Não apenas preocupação com hackers, mas também como as empresas lidam com os dados coletados, uma vez que a empresa que antes lidava com um segmento X, e adicionou a inteligência ao seu produto, passa a coletar dados, mas ela consegue assegurar a segurança desses dados?

Segundo publicação ainda de 2014 do Techmundo a HP através de pesquisa realizada pela HP Security Research afirma que 70% dos produtos com IoT estão sujeitos a ataques. Para os consumidores como forma de precaução é se atentar às configurações desses produtos e as informações que eles exigem.  

Os novos produtos smart

Se seu produto é chamado de Smart é porque ele provavelmente usa IoT, o que começamos a ver com Smartphones e Smart TVs, hoje já são Smart Geladeiras, fogões e até mesmo Smart Lâmpadas. É um pouco engraçado, mas é uma forma eficiente de comunicar aos consumidores de que aquele produto tem esse diferencial.  

Mas a IoT não está sendo utilizado apenas para fazer produtos já conhecidos, porém “inteligentes”, mas também está criando novos segmentos de produtos. No nosso infográfico abaixo você conhece um pouco sobre os assistentes de casa em forma de speakers, esse novo produto são a sensação do momento.

- Infográfico Speakers (Google Home, Amazon Echo e Apple HomePod).

iot internet das coisas aplicacoes seguranca e as novidades no mercado infografico

Gostou desse conteúdo? Ajude-nos compartilhando!

VR SYS Agência Digital - Todos Direitos Reservados © - 2017