Blog: Tecnologias

Software Livre
e-max.it, posizionamento sui motori

Uma matéria da revista info de agosto de 2010 destaca as vantagens do uso de softwares livres, dentre elas a economia proporcionada.

A adoção de softwares livres possibilitou uma economia de R$ 380 milhões ao governo federal até 2008.

Segundo Paulo Pastore, coordenador do Programa de Software Livre do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro),  nos últimos dois anos, essa economia pode ter dobrado. "É um dinheiro que pode ser investido em outras áreas, na construção de hospitais, escolas, ou também pode ser reinvestido na contratação de mais gente para as áreas de tecnologia do governo", avalia.

Outra forma de o governo economizar com tecnologia da informação é a computação em nuvem, ou cloud computing, que permite o acesso de arquivos e programas remotamente, por meio de uma rede.

Para Karin Brietman, coordenadora do Programa de Engenharia de Computação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ),  o país está avançado do ponto de vista do desenvolvimento de tecnologia para a computação em nuvem, mas ainda falta rapidez de inovação, tanto na formação de pessoas hábeis para trabalhar com essas novas tecnologias como na criação de empresas que funcionem de maneira mais ágil no mercado.

Gostou desse conteúdo? Ajude-nos compartilhando!


Posts Relacionados:


VR SYS Agência Digital - Todos Direitos Reservados © - 2018