Blog: VR SYS Agência Digital

O que o Google AMP pode fazer pelo seu website/e-commerce?
e-max.it, posizionamento sui motori

O Accelerated Mobile Pages ou AMP é uma iniciativa do Google para otimizar o tempo de acesso em páginas web em dispositivos móveis. Todos nós sabemos que o futuro da web é mobile e que o Google quer, cada vez mais, melhorar a experiência do usuário trazendo os melhores resultados e mais adequados ao dispositivo utilizado. Que o diga o Mobilegeddon.

Tecnicamente falando

O Google AMP é um framework baseado em HTML e Javascript que permite ao seu website possuir uma versão “turbinada” e extremamente otimizada para dispositivos móveis. Ele foi pensado inicialmente em atender aos publishers (grandes publicadores de conteúdos na web) mas está disponível para quem queira otimizar o seu website ainda mais.

Devo otimizar o meu website para AMP?

Depende de sua estratégia e capacidade de investimento, mas analisando friamente e sem pesar os custos e tempo de execução, creio que possa ser algo para diferenciá-lo no oceano de informações concorrentes que é a Internet.

Mesmo se seu website já for responsivo, você pode optar por otimizá-lo para AMP, pois é um fator a mais de ranqueamento a ser utilizado pelo Google. Não pelo fato de utilizar o seu framework e ele privilegiar este fato, mas por apresentar páginas mais otimizadas e que carregam em menos tempo (isso sim é fator de ranqueamento!).

Obviamente tem segmentos onde a agilidade no acesso à informação é crucial, e o exemplo básico são os grandes publishers (websites geradores de conteúdo), que se beneficiaram com a utilização do framework.

Exemplo de páginas com e sem AMP

Na VR SYS Agência Digital estamos estudando a implantação do AMP como forma de estudo e avaliação dos resultados. Conseguimos implantar o AMP em todas as postagens de blog até o momento (março de 2017). Veja um exemplo abaixo:

O visual é bem mais limpo na página com AMP e o mais importante é a diminuição significativa no tempo de carregamento. Em nossos estudos obtivemos uma redução média de 56,2 % no tempo de carregamento de uma página. Utilizamos os seguintes serviços: GTmetrix, Pingdom e WebPageTest.

amp comparativo

Página comparativa sem AMP (esquerda) e com o AMP (direita) no serviço GTmetrix.

Isso já seria suficiente para que a animação tome conta de nós e saiamos por aí fazendo websites com AMP, correto? Ainda não, pois ainda temos algumas barreiras técnicas a transpor e avaliações a serem realizadas, mas o futuro é promissor.

Infográfico

Para melhor ilustrar o AMP e suas vantagens, criamos este infográfico.

 amp infografico

Nós na VR SYS Agência Digital desenvolvemos websites e e-commerce otimizados utilizando técnicas de SEO como forma de apresentar a melhor experiência ao seu usuário.

Gostou desse conteúdo? Ajude-nos compartilhando!

VR SYS Agência Digital - Todos Direitos Reservados © - 2017