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Influencers do Instagram: Pontos positivos e negativos ao anunciar seu e-commerce
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Se você é um usuário do Instagram, sem dúvidas além dos seus amigos e familiares, deve seguir pessoas famosas e conhecidas, porém não são apenas os grandes nomes da televisão ou cinema que possuem multidões de seguidores na rede social.

Nessa nova era de conteúdo efêmero e instantâneo os Influenciadores do Instagram surgiram e já conquistaram um espaço, audiência e alcance jamais imaginado anos atrás por pessoas comuns e anônimas, que através do seu carisma, conteúdo e personalidade se tornaram famosas, ouvidas e vistas por milhares e até milhões de pessoas, esses influenciadores são conhecidas como Instagrammers.

O que são Instagrammers?

Os instagrammers são pessoas muitas vezes comuns que se tornaram conhecidas e conseguiram uma grande quantidade de seguidores através de um relacionamento constante com os mesmos. Pessoas uma vez anônimas que se tornaram famosas através do Instagram e possuem uma multidão de fãs e admiradores que acompanham o dia-a-dia através dos stories, um conteúdo instantâneo e temporário marcado pela informalidade e instantaneidade de fotos e vídeos, muitas vezes no formato vlog, registrando a rotina ou apenas conversando sobre os mais diversos assuntos com seu público. Existem os mais diversos tipos e personalidades de Instagrammers, desde os mais profissionais como nutricionistas, médicos e advogados, até os mais influentes através do humor, beleza ou vida fitness.

Influencers na Internet são diferentes dos Instagrammers

Se você está familiarizado com as novas vozes e caras que hoje são ídolos para uma nova geração, então você já sabe que na internet muitos nomes já surgiram e hoje são estrelas entre diversos públicos, existem os famosos e grandes youtubers que hoje já são responsáveis por possuir uma audiência de milhões de pessoas, outros são nomes conhecidos na chamada blogosfera, autores de blogs que geram grande audiência para os mais diversos nichos, e os mais recentes Instagrammers, também influenciadores digitais que dominaram as peculiaridades do Instagram, uma rede social baseada em imagens, uma vez criada para funcionar como galeria de fotografias, mas que hoje já é responsável por grande parte de horas gastas pelos usuários na internet para as mais variáveis relações sociais na internet.

Os Instagrammers possuem uma linguagem única, afinal, a rede social já é estruturada para um conteúdo diferente das demais plataformas. Se no Youtube os vídeos possuem uma média de 5 a 10 minutos e geralmente bem editado, discorridos de uma maneira objetiva e linear, no Instagram o tempo é reduzido para apenas alguns segundos, podendo haver um mix de conversação e texto, como também apenas texto ou imagem, as características de cada influenciador são inúmeras e a única coisa que se mantem entre os Stories do Instagram é a temporariedade do conteúdo, uma vez que ele tem um pequeno prazo de validade de 24 horas.

No Instagram o público e o influenciador digital se comportam de maneiras próprias, a rede social possibilita uma grande diversidade de personalização do conteúdo o que garante o desenvolvimento de uma linguagem personalizada que dialogue com seus seguidores e vice-versa, já que estamos falando de uma rede social com poderosas funcionalidades de interação.

Os Instagrammers que conversam seu público

Agora você, empreendedor de um negócio online, que comercializa seu produto através de um e-commerce estruturado e desenvolvido numa plataforma robusta que te garante possibilidades para trabalhar formas criativas como é a PrestaShop - adotada pela VR SYS Agência Digital – você deve entender e conhecer quais são os nomes referência dentro do seu mercado nesse ambiente tão único que é o Instagram, por isso acompanhar de perto quem são os ídolos dos seus consumidores, sobre o conteúdo abordado e como isso é trabalhado, é fundamental para pensar numa estratégia de comunicação e aproveitar da audiência, credibilidade e espontaneidade do influenciar para anunciar seu produto.

Estrelas de um público nichado

No mercado nichado nem sempre o alcance de um número expressivo de pessoas é o mais importante. Nesses casos consideramos muito mais a qualidade e credibilidade de um influenciador dentro do universo que abrange aquele público do que unicamente o número de seguidores que o mesmo possui. Quando falamos de um mercado nichado estamos considerando que todo o público construído possui um alto interesse no assunto abordado, isso é um público de qualidade e com alta probabilidade de conversão quando é veiculada uma promoção objetiva direcionada a esses.

O que considerar ao trabalhar com um Instagrammer

Há muito que estudar e analisar ao optar por utilizar uma estratégia de comunicação ao trabalhar com um Instagrammer, mas sem dúvidas a primeira questão a ser considerada é se esse meio proporcionará ou não os resultados previstos na estratégia e briefing da campanha publicitária. Isso acontecerá unicamente se você está trabalhando com uma equipe criativa que já iniciou todo o planejamento de comunicação do seu negócio e decidiu como uma das ferramentas dessa estratégia o anúncio no Instagram com determinados Influencers.
Não tome atitudes premeditadas e simplesmente pague Instagrammers em troca de divulgação vaga e simplista, isso pode trazer mais prejuízos do que sucesso, aliás, existem riscos ao trabalhar com influenciadores, vamos abordar esse assunto logo mais nesse post.
Uma vez decidido que seu produto deverá ser promovido através de um Instagrammer várias são as variáveis que devem ser consideradas para que a promoção trabalhe em prol dos objetivos e do branding da sua marca.

Veja alguns exemplos:

  • O Instagrammer conversa com seu público?
  • O Instagrammer possui uma linguagem que seja compatível com o conceito da sua marca?
  • O Instagrammer passa credibilidade ou tem um perfil de autoridade no mercado de atuação na sua empresa?
  • O Instagrammer possui um bom relacionamento com seus seguidores?
  • O Instagrammer possui desavenças com algum público? Qual e por quê?

Todas essas questões são levantadas, comparadas e qualificadas em um processo de seleção para decidir qual será o melhor influenciador para anunciar seu produto dentro da estratégia já desenvolvida. Profissionais de marketing e publicidade estão familiarizados com esse contato e possuem experiência em campanhas publicitárias utilizando esse recurso, mas, ainda assim, é de grande importância que o empresário conheça e saiba identificar quem são as personalidades com mais relevância com seu público no contexto do Instagram.

Características do Instagram como uma mídia de divulgação

Além de pensar unicamente na pessoa do influenciador também é importante conhecer a rede social do Instagram. Ser um usuário é essencial para se familiarizar com a dinâmica, linguagem e funcionamento das ferramentas disponíveis para eventualmente usar a rede social em prol do seu negócio.

É interessante observar as peculiaridades e o modo como os usuários manipulam as possibilidades para conseguir produzir seu conteúdo através da plataforma e isso já é hoje algo característico do Instagram, uma rede social que passou por várias fases de adaptação dado a apropriação de ferramentas originalmente criadas para um propósito, mas que tiveram sua função prática totalmente modificada. O Instagram foi uma rede social moldada pela forma de uso da mesma e hoje se tornou algo diferente de todo seu conceito inicial, por isso possui tantas características próprias que necessita ser estudada particularmente para o melhor rendimento das ações de marketing do seu negócio nesse ambiente.

Vamos observar algumas características positivas para anunciar do Instagram:

AUDIOVISUAL

Conteúdos audiovisuais são comprovadamente um meio de alto impacto da atenção do usuário. A rede social possui funcionalidades e meio rápidos e didático para se produzir vídeos instantâneos, divertidos e estéticos sem qualquer dificuldade ou conhecimentos prévios.

INFORMALIDADE

O Instagram é conhecido pelo seu conteúdo efêmero, temporário e a espontaneidade dos usuários, isso é observável pelo compartilhamento da rotina em fotos e vídeos instantâneos publicados através do Stories. Porém essa informalidade não pode ser confundida com conteúdo pobre ou desinteressante, agregar informação, entretenimento e relevância são fundamentais para um relacionamento de sucesso. Se esse conteúdo for entediante ou gerar irritação podem significar ser silenciado pelo usuário e isso é algo praticamente irreversível.

TELA CHEIA

O Instagram é uma rede social nascida para o smartphone e é essencialmente desenvolvida para funcionar nos aparelhos móveis, por isso os recursos de tela são geralmente maximizados e o conteúdo exibido na tela é muito maior. No Stories toda a tela do aparelho móvel é utilizada, promovendo atenção plena ao conteúdo sem competir com nenhuma outra informação.

HASHTAGS

As hashtags tiveram sua ascensão primordialmente no Instagram e é onde esse recurso é mais utilizado entre as redes sociais, garantindo ótimos alcances por palavras chaves a pessoas que possuem um interesse em comum por determinados assuntos. Por isso fazer o uso correto das hashtags será primordial para um conteúdo de alto alcance e melhor: um alcance direcionado.

PERSONALIZAÇÃO

A produção de conteúdo no Instagram é muito intuitiva e de fácil personalização, a rede social possibilita vários recursos divertidos com alta recepção dos usuários. Vídeos e fotos personalizadas com efeitos e filtros interativos, stickes, textos coloridos, emojis, enquetes e vários outros artifícios para criar ainda mais interações e engajamento nas publicações.

PROGRAMA DE AFILIADOS

Você sabe o que é o Programa de Afiliados?

Programa de Afiliados são ótimas ferramentas para se trabalhar com Influencers da internet, afinal, um meio no qual todos envolvidos possuem ganhos e vantagens ao trabalhar em prol da venda dos seus produtos. Um e-commerce desenvolvido através de uma plataforma que viabilize essa possibilidade, como a PrestaShop - base do desenvolvimento da VR SYS Agência Digital - proporcionará resultados e parcerias de sucessos quando alinhado a uma campanha bem estruturada.

Segundo a definição do Wikipédia, o Programa de afiliados é: “Todo site/empresa que oferece o serviço de programa de afiliados, gera um link diferenciado para o usuário que fará a divulgação daquele produto, e através de um código, consegue identificar toda compra que foi realizada através daquele link, proporcionando uma comissão por venda concluída. [...] Há diversos tipos de programa de afiliados, entre eles: CPC (Custo por Clique), CPA (Custo por Aquisição), CPL (Custo por Lead) e CPM (Custo por Mil Impressões)”.

Saiba mais sobre entrando em contato com a VR SYS Agência Digital.

Riscos e Oportunidades de anunciar com um Instagrammer

Como toda ação de publicidade existem riscos e oportunidades ao escolher uma mídia para veicular seu anúncio e alguns aspectos precisam ser observados e alinhados a estratégia e objetivo da campanha para balancear essas variáveis e colher resultados ao fim do investimento.
No campo de oportunidades muito pode ser abordado e cada mercado se beneficia de características próprias que pode agregar ao sucesso da ação, mas vamos citar algumas vantagens pontuais que você pode colher ao anunciar com um Instagramer:

  • Audiência Direcionada
  • Figura de Autoridade
  • Bom Relacionamento com a marca
  • Humanização dos valores da marca

No entanto, também há riscos, quando decidimos por colocar nosso produto nas mãos de uma terceira pessoa existe a possibilidade de interpretações erradas, ruídos na mensagem ou na percepção do produto.

Vamos ver algum dos riscos que existem ao anunciar com um Instagrammer:

  • Má interpretação da mensagem
  • Rejeição do produto pelo público
  • Influenciador não conversa com seu público
  • Influenciador possui má reputação entre seu público

E-Commerce e Instagrammers

Diversas empresas anunciam e utilizam os Instagrammers para divulgação da sua marca, produto ou serviços, porém existem algumas diferenças. Uma empresa investe em campanhas institucionais, outra empresa envia seu produto para review ou um negócio que venda através de um e-commerce, cada um terá um tipo de abordagem, linguagem e método para desenvolver a ação junto ao influenciador. Não haverá regras fixas e estratégias que funcione para todo tipo de negócio, cada empresa deve junto a uma equipe criativa analisar seu contexto, apontar suas características e trabalhar em cima dessas possibilidades. Mas vamos focar no empresário que possui um e-commerce, afinal, essa é a especialidade da VR SYS Agência Digital e estamos mais bem preparados para abordar esse tipo de negócio.
Podemos listar algumas dicas e métodos recorrentes que devem ser considerados na estratégia de comunicação junto ao um Instagrammer se você possui um e-commerce.

MENSURAR RESULTADOS

A dica mais valiosa se você é empreendedor de um e-commerce e vai trabalhar uma campanha junto a um Instagrammer é a mensuração de todos os resultados que você puder. Possuir uma plataforma que comporte funcionalidades que possibilitem esse trabalho potencializará melhor esses resultados, assim você pode utilizar meios pontuais para identificar a origem das suas vendas, como um cupom de desconto personalizado ou um programa de afiliados.

OFEREÇA ALGO AO SEU PÚBLICO

Ao relacionar com um Influenciador do Instagram é importante criar vínculos positivos da marca para com os seguidores do Instagrammer, seja através de brindes, sorteios, cupom de desconto ou produtos exclusivos, nessa hora o que vale é ser criativo e ter o insight certo para melhor agradar o novo público alcançado é fundamental.

FOCO NA GERAÇÃO Z

Uma questão importante a ser observada é quem são os usuários consumidores do tipo de conteúdo do Instagram e sabemos de antemão que a grande maioria é a Geração Z, isso é, os nascidos 1995 até 2010, é claro que existe grande parte de outros públicos, como a Geração Y, mas se seu negócio apenas dialoga com a Geração X, então necessita de uma estratégia ainda mais refinada considerando essa particularidade.

CRIE RELACIONAMENTO

Por fim e mais importante, utilizar um Instagrammer é uma oportunidade única para estreitar um relacionamento positivo entre sua marca e seu público, consolidando ainda mais o conceito do branding, fidelizando e criando identificação com seus consumidores. O sentimento de pertence a um grupo é uma estratégia poderosíssima que pode ser usada a seu favor, se esse grupo adotar seu produto como parte da sua cultura é garantia de sucesso. Essa é a hora de criar um grande laço de amizade entre sua marca e a personalidade de admiração que seu público possui, afinal “O amigo do meu amigo é meu amigo também”.

Conclusão

As novas formas de consumo de conteúdo que surgiram recentemente no nosso dia-a-dia são uma ciência a parte a ser estudada e apropriada para resultados práticos. Um e-commerce pode se beneficiar muito quando estamos falando de anunciar junto a um influenciador do Instagram, mas há riscos e várias etapas a serem cumpridas. No marketing é recorrente e útil relembrar: uma ação de publicidade precisa de objetivos claros, metas, um bom planejamento e mensuração de resultados, um profissional está bem preparado para conduzir esse processo e uma campanha de sucesso será efetivada se for bem conduzida.

Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.

influencers do instagram pontos positivos e negativos ao anunciar seu e commerce infografico

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