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O varejo está sendo constantemente desafiado e mudanças estão se tornando cada vez mais frequentes e necessárias para se manter competitivo no mercado, no cenário online não é diferente, afinal, e-commerces também estão sendo desafiados.

A cada ano a expansão de lojas virtuais é expressivamente maior e o consumo online está cada vez mais ganhando espaço na cultura e no dia-a-dia do cidadão brasileiro. Nesse contexto muitos negócios e nichos antes condicionados a um pequeno grupo, limitado pela localidade, hoje ganharam espaço e se tornaram gigantesco com o ilimitado alcance da internet. Entretanto não é apenas de boas perspectivas que vive o e-commerce, se o cenário é de crescimento significa que seus concorrentes também estão ganhando seu espaço e clientes e usufruindo de novos recursos que o marketing digital proporciona. Apenas possuir uma loja online não é mais suficiente, ser competitivo e atento às tendências é fundamental para cativar o mercado cada vez mais exigente com as possibilidades e experiências.

Resolvemos analisar o cenário atual e listar cinco tendências importantes que já estão sendo utilizadas por muitos dos grandes negócios e que promete se tornar um daqueles requisitos obrigatórios em pouco tempo, se você quer se manter competitivo no seu mercado de atuação deve se atentar a eles.

Tendências

MarketPlaces

Os marketplaces são como grandes shopping centers da vida real, um grande local que atrai visitantes para as lojas dos mais diversos mercados. Um grande marketplace é responsável por anunciar seu produto, integrado a sua loja virtual, dentro do seu site, utilizando da sua credibilidade e branding conquistada junto ao visitante devido ao grande investimento do portal, ele vende para você o seu produto em troca de uma porcentagem comissionada do mesmo.

Vale a pena ressaltar que ainda que a efetivação da venda seja feita no site do marketplace é importantíssimo prezar pela sua marca que é exibida na página, junto a informações claras, objetivas e de qualidade, que não possam gerar dúvidas, desistências e converta a compra. O produto é integrado diretamente da sua loja virtual, logo, possuir sua loja e oferecer um espaço que ofereça ao visitante usabilidade e objetividade é requisito mínimo para efetivar uma venda.

Atendimento humanizado

A humanização do branding é cada vez mais aperfeiçoada e presente nas empresas, seja através de posicionamentos políticos e sociais, ações ou promoções visando mensagens que promovam identificação e simpatia pela marca. O atendimento é um papel fundamental nesse contexto.

Na mesma proporção que cresce a tendência do atendimento humanizado, também há o forte apelo ao uso dos chatbots, uma inteligência artificial que conversar com cliente, seja em texto ou em voz automatizada. Ainda que num primeiro momento ambas as ideias pareçam conflitantes a realidade já mostrou que elas podem ser aliadas e trabalhem juntos para melhor atender o consumidor, isso se for planejada aos detalhes com uma linguagem adequada e direcionada.

Produção de conteúdo

A produção de conteúdo relevante e de qualidade está se tornando cada vez mais uma ferramenta necessária para atrair novos visitantes e fidelizar seus clientes através de um relacionamento constante e atrativo. Seja através das redes sociais, blog ou e-books, dizer mais sobre si, seu produto e informações que de alguma forma agregue a vida do seu cliente, facilitando e demonstrando soluções reais, é a melhor forma de criar fortes laços de credibilidade com seu leitor e uma excelente força de conversão quanto haver os esforços de venda.

Omnichannel

Ditado há alguns anos atrás, a dinâmica do omnichannel está prometendo ser algo real muito em breve e para isso ser possível serão necessárias mudanças estruturais e organizacionais importantes e significantes dentro da empresa. A tendência dita que a experiência de compra precisa ser integrativa e que a efetivação da mesma deva fluir de uma para outra mídia sem ruídos ou contratempos, por exemplo, visitar o catálogo de uma empresa de eletrodomésticos na loja virtual, efetivar a compra e retirar na loja física. Sem disparidade de preços ou características. Utilizando todas as mídias como mobile ou desktop, todos os canais precisam trabalhar em prol da venda, se adaptando a demanda do cliente, nos critérios pagamento, recebimento do produto ou demais possibilidades.

Mídias Sociais como canal de comunicação

O atendimento através das redes sociais é uma demanda criada na prática pelos consumidores, que hoje acostumados com os chats e mensageiros, optam por mensagens de texto instantâneas ao invés do contato através de uma ligação ou e-mail. Por meio do chat do Facebook ou Direct do Instagram, entre outros exemplos, os consumidores utilizam essa mídia para as mais diversas finalidades que vão desde dúvidas ou pedidos até a efetivação da compra. Tornar esse meio um canal oficial de comunicação será uma forma de aproximar ainda mais do seu cliente, economizando recursos com outros meios cada vez mais ultrapassados, e adotando formas que gerem mais rapidez e conforto aos seus consumidores.

Conclusão

Evoluir com o mercado é essencial para se permanecer vivo e atuante entre seus concorrentes, o ambiente online está cada vez mais poderoso e com ferramentas cada vez mais efetivas, elevando a ciência da venda a um nível nunca antes experimentado. Por outro lado os clientes estão cada vez mais carentes por marcas e empresas que lhe abracem, entenda e esteja no dia-a-dia auxiliando e trazendo mais que produtos, mas sim soluções para suas diversas necessidades. Atender e auxiliar seus consumidores nesse processo vai garantir clientes fidelizados, satisfeitos e que vejam valor em pagar um preço justo pela experiência completa.

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