Parece até que é uma regra, mas muitos empresários após o desenvolvimento de sua Logo, contratam o serviço de produção de papelaria, ou ainda fecham um pacote com a Agência, Designer ou Gráfica.

Mas será que esses empresários se perguntam qual a importância de uma boa papelaria? Digo isso porque se tornou um costume quase obrigatório ter um cartão de visita, por exemplo.

Mas será que é obrigatório mesmo?

Entender a importância que uma boa papelaria tem é essencial para investir de forma consciente em materiais gráficos que sejam mais úteis para sua empresa.
O Digital substituirá o impresso?

No curso de Graduação de Design, eu ouvi muitas vezes que o meio impresso está com seus dias contados por causa do meio digital.

Porém, o que vemos no momento é o consumo de papel aumentando cada vez mais. A expectativa é que em 2025 atinjamos 500 milhões de toneladas de papel consumidas, sendo que hoje consumimos em média 400 milhões.

Um dos principais preconceitos que as pessoas possuem com o papel é a questão do desmatamento, porém existem outras formas de fazer papel. Na verdade 60% da produção mundial de papel usa como matéria-prima os rejeitos da agricultura como o bagaço da cana-de-açúcar, ou seja, sem necessidade de derrubar árvores.

Ainda que o digital venha a substituir o papel, a produção de materiais visuais não deixará de existir. Hoje em dia, as Agências de Design já produzem tarja e vinheta para vídeos, papel de parede para computadores, capa e avatar de redes sociais, assinaturas de e-mail, entre outros materiais.

Vantagens de uma boa papelaria

Esbanja a personalidade da marca

Branding nada mais é que a criação de uma estratégia para que as pessoas se identifiquem com a sua marca.

Uma estratégia de Branding envolve desde os valores da empresa, missão, personalidade da marca, Tom de Voz, Modelo de Negócios até a logo e os materiais gráficos. Tudo isso precisa estar em harmonia.

Uma papelaria baseada em uma estratégia de Branding, tem mais chances de impactar aqueles que entram em contato com esses materiais.

O ideal é sempre entregar à Agência ou Designer, o manual da marca, o qual contém as diretrizes técnicas e de Branding, para que o resultado seja coerente.

Destaca a sua marca

Hoje em dia estamos cercados de elementos de Design como Fachadas de Loja, Outdoors, panfletos, banners, cardápios, pôsteres, entre outros.

Ao mesmo tempo, a maior parte desses materiais não possuem originalidade e passam despercebidos pelos nossos olhos.

E é aí que entra a oportunidade de destacar a sua marca em mundo de iguais. Uma boa papelaria fará com que sua marca se destaque do comum, fazendo as pessoas se encantarem por você.

Fixa a sua logo na memória

Quando uma pessoa escreve diariamente com uma caneta que contém a sua logo, ela aos poucos fixará a logo em sua memória.

No Design chamamos isso de Redundância, ou seja, repetir uma informação até que a pessoa a absorva.

Se você tentar lembrar agora a logo da Coca-Cola, é muito provável que consiga. Isso só é possível porque há décadas a Coca-Cola tem praticado a Redundância em comerciais de TV, outdoors, nas garrafas, em mesas de lanchonete, fachadas de lojas, entre outras aplicações.

Lógico que a Coca-Cola faz isso em nível mundial, porém o princípio funciona para qualquer logo, desde que ela esteja sempre visível para as pessoas.

Mostra que a sua empresa é detalhista

Todas as interações que você tem com seu cliente influenciarão na opinião que ele tem da sua empresa.

Vamos supor que você queira enviar um cartão de natal para todos os seus clientes. Você colocará um cartão lindo dentro de um envelope branco e sem graça?

O simples fato de você enviar um cartão de natal para seu cliente, mostra que você se importa com eles, porém a experiência será mais completa se ele receber o cartão em um envelope personalizado da sua marca.

Mostra a profissionalidade da sua empresa

Infelizmente, existem muitas empresas que são incompetentes ou desonestas. Só na última Black Friday (26/11/2018) foram registradas 5.607 reclamações no Reclame Aqui.

Isso significa que as pessoas estão cada dia mais cautelosas em relação a profissionalidade da empresa.

Uma boa papelaria transmitirá profissionalismo e confiança para que seu cliente sinta-se confortável para negociar com você.

Aplicações

Existem muitas possibilidades quando o assunto é papelaria. Porém tudo dependerá do orçamento que você tiver disponível.

O ideal é que você não gaste todo o seu dinheiro apenas para fazer um cartão de visitas diferenciado e criativo, mas sim faça outras aplicações para que as pessoas vejam sua marca em outros formatos.

Cartão de Visita

Muitos se questionam se o cartão de visita continua sendo algo útil, visto que hoje em dia basta procurar no site ou nas redes sociais da empresa pelo contato.

Mesmo com essas mudanças o cartão de visita continua essencial, isso porque já não se trata apenas de contato, mas sim de impressionar seu cliente.

O nosso cartão de visitas é um exemplo disso. Como nosso principal serviço são Websites e lojas Virtuais, a ideia da arte em HTML cai muito bem para nós.

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Existem diversas formas de fazer um cartão de visita que vá além do clássico formato retangular 9cmx5cm. Dependendo de quem for seu público-alvo, é possível chegar a resultados bem fora do padrão como os das imagens abaixo

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Papel Timbrado

O papel timbrado serve para dar um ar mais profissional em contratos, declarações, pedidos, briefings e outros momentos em que você e seu cliente usem papel.

Geralmente o timbrado é feito em formato A4 por ser o tipo de folha mais comum utilizada para a impressão de documentos. O fundo deve ficar em branco, para facilitar o contraste entre as letras impressas e a folha.

Como o timbrado é usado para documentos, a arte deverá ser um pouco mais séria por causa do contexto.

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Envelopes e Pastas

Como já citei no exemplo do cartão de Natal, um envelope é uma maneira profissional de enviar documentos, contratos e lembranças para seus clientes.

Existem envelopes pequenos para envio pelos correios e também no formato A4, para casos onde não há necessidade de dobrar os papéis.

As pastas são uma ótima forma de organizar os documentos e são mais resistentes que os envelopes.

Organização é sinônimo de profissionalismo, por isso vale a pena investir nesse tipo de material.

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Adesivos

Os adesivos podem ser aplicados tanto por você, em objetos da empresa, como pelas pessoas, em coisas pessoais. Eles podem ser colados em carros, bikes, paredes, vidros, chão, notebooks, geladeiras, entre outros.

O mais legal de um adesivo, é que as pessoas podem colá-los em objetos que outras pessoas verão. Por exemplo, é muito comum profissionais da área de tecnologia colocarem adesivos de linguagens de programação, software e eventos em seus notebooks.

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Por isso, antes de pagar pela produção de adesivos, busque saber onde seus clientes costumam colocar adesivos antes, para acertar no tamanho certo de adesivo.

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Materiais para Escrita

Apesar de digitarmos bastante em computadores, às vezes você precisa anotar algo rápido ou ainda fazer um desenho para mostrar melhor a sua ideia para a equipe.

E é aí que entra a utilidade de materiais para escrita como canetas, porta-canetas, lápis, blocos de texto, post-its, réguas, apontadores, cadernos, entre outros objetos.

Esses materiais são excelentes para fixar sua marca na cabeça das pessoas, pois o uso dessas ferramentas é quase diário.

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Materiais para promoção de produtos

Promover seus produtos ou serviços é essencial para conquistar novos clientes, por isso materiais como cardápios, catálogos, flyers, folders, panfletos e folhetos podem ajudar nos resultados da empresa.

Cada ramo pede por um tipo de material diferente. Por exemplo, uma empresa de móveis precisará de um catálogo de produtos, já um restaurante poderá contar com um cardápio (que de certa forma também é um catálogo).

Muita gente acaba se confundindo entre flyers, folders, panfletos e folhetos e com razão, pois todos eles são um pouco parecidos.

Os panfletos são feitos com papel de menor qualidade para a impressão barata em alta escala, produzidos em papel A5 ou A6, podendo ter uma ou mais páginas.

Os folhetos são quase iguais aos panfletos, a diferença é que são produzidos em folhas maiores (A4 e A3). O folheto é bastante confundido com o panfleto, pois o termo é menos popular.

Tanto panfletos e folhetos são muito utilizados por supermercados, farmácias, e lojas de varejo.

Já os Flyers possuem apenas uma página e são produzidos com um material mais refinado que panfletos e folhetos. Geralmente são produzidos em apenas uma folha A5 ou A6 e como o próprio nome sugere, a ideia é distribui-los de forma rápida.

Os Folders por sua vez, são bastante parecidos com os flyers, a diferença é que são dobráveis (fold em inglês significa dobrar) e possuem mais informação em texto, ou seja, são mais explicativos.

Ambos são bastante usados por prestadores de serviço, como clínicas médicas, escritórios de advocacia, por exemplo. O flyer também é muito utilizado para eventos como shows, baladas, palestras, convenções, entre outros.

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Materiais Digitais

Os materiais digitais são próprios para a visualização em telas e muito importante se a sua empresa está inserida no meio digital.

Os materiais digitais mais comuns são capa, avatar e padronização de posts para redes sociais, o chamado Lower Third (tarja) para vídeos e assinaturas de e-mails.

Apesar de não ser bem um trabalho de papelaria, ainda assim oferece as mesmas vantagens.

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Conclusão

Ainda existem uma infinidade de materiais como bottons, calendários, mouse pads, porta-copos, recibos e receituários que não foram abordados no texto, pois são menos necessários ou ainda muito específicos de um ramo.

Por isso é importante conversar com sua Agência, Designer ou Gráfica para que eles lhe sugiram o que é mais popular dentro do seu ramo e também pesquisar na internet por inspirações.

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Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.

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