Blog: VR SYS Agência Digital

Por que escolher uma plataforma de loja virtual open source?
e-max.it, posizionamento sui motori

Com a explosão do mercado de e-commerce nos últimos anos surgiram diversas plataformas de loja virtual para atender a demanda de pessoas que desejam empreender.

Pelo custo baixo para iniciar as operações, muitas pessoas decidem por começar através de sites marketplaces, como a Amazon ou Mercado Livre ou ainda plataformas de lojas virtuais pagas mensalmente.

Essas opções são legais para quem está começando, mas com o crescimento da sua loja virtual você perceberá que essas plataformas não conseguem entregar o que você precisa.

As plataformas de loja virtual open source são ferramentas de criação e operação de e-commerces com código aberto, o que permite que você crie e manipule o código do site.

Isso significa que as plataformas de loja virtual open source oferecem um nível de personalização, interação com o usuário e originalidade maiores que as outras duas opções.

Além disso, as maiores plataformas open source do mundo possuem uma grande comunidade de profissionais produzindo plugins para agregar ainda mais valor a sua loja virtual.

Vantagens das plataformas open source

Alto grau de personalização e originalidade

As plataformas open source permitem que você tenha um site com um visual bastante personalizado, visto que você não estará preso aos templates prontos de marketplaces e plataformas “closed source”.

É muito provável que ao escolher um template de uma plataforma closed source, a sua loja virtual fique igual a outras milhares que utilizam o mesmo template, assim revelando ao seu usuário que a sua loja é apenas mais uma entre muitas.

Se você observar as maiores lojas virtuais do Brasil, boa parte delas tem um grau de personalização e originalidade que só pode ser atingido com uma plataforma open source.

Maiores possibilidades de interação com o usuário

A maior parte das plataformas virtuais possuem plugins que aumentam as possibilidades de interação dentro de sua loja virtual, porém nesse quesito as plataformas open source são muito melhores.

Por causa do código aberto, muitos programadores e empresas de tecnologia produzem plugins para essas plataformas, o que contribui para o alto índice de ferramentas.

Você já deve ter visitado uma loja virtual que possuía alguma dinâmica diferente. Veja o caso da Direct Estamparia, um de nossos clientes.

por que escolher uma plataforma de loja virtual open source imagem direct

A Direct é uma estamparia digital onde você pode montar sua camiseta personalizada online! Você raramente encontrará esse tipo de possibilidade em uma loja virtual baseada em plataforma closed source.

Você possui o código da sua Loja Virtual

Podemos afirmar que não é muito sábio construir sua loja em um terreno que não é seu, visto que algum dia o dono pode querer vendê-lo ou ainda falecer e um dono pior assumir.

A mesma comparação pode ser feita com sua loja virtual e plataformas de e-commerce.

Já imaginou se a plataforma que você utiliza anunciar que encerrará os serviços? Se a ela for open source, basta migrar o código para outra plataforma e configurar a loja, sem perder o layout.

Agora se for uma plataforma de código fechado tenho uma péssima notícia: você perderá o layout da sua loja e terá que produzi-lo novamente em outra plataforma.

Ter o código da sua loja virtual em posse, garante que você não passe por esse tipo de constrangimento, que apesar de não ocorrer com frequência, é algo passível de acontecer.

Você não paga mensalidades ou taxa sobre vendas

Em marketplaces e plataformas de loja virtual closed source pode ser cobrada taxa sobre as vendas que sua loja fizer ou mensalidade de uso.

Inclusive, existem plataformas closed source que oferecem planos mais baratos que limitam a quantidade de pessoas que acessam o seu site, forçando você a fazer um upgrade e pagar uma mensalidade maior se quiser vender mais nesse mês.

Esse tipo de obstáculo não existe em lojas virtuais de plataforma de código aberto. É óbvio que você ainda terá que pagar o valor anual do domínio e da hospedagem, mas, pelo menos, você não precisará pagar as taxas de marketplaces ou mensalidades de plataformas closed source.

Possibilidade de escolher a hospedagem da Loja Virtual

Você perderá muitos clientes se a sua loja virtual estiver com o carregamento lento e por isso você precisa de um plano de hospedagem que consiga dar conta do recado.

Na maioria das plataformas closed source você estará refém da hospedagem que eles utilizam, enquanto que em uma plataforma open source você estará livre para escolher qual hospedagem utilizar.

Para lojas virtuais é importante sempre escolher por planos que consigam suportar um aumento repentino de clientes por causa de datas como a Black Friday, Natal ou o Dia do Consumidor.

Por isso, se possível, contrate um plano de hospedagem VPS individual, assim você não precisará dividir servidor com outras lojas virtuais em hospedagens compartilhadas.

Desvantagens das plataformas open source

Alto valor de investimento

Se você não tiver conhecimentos em criação de lojas virtuais, é provável que você precise contratar um freelancer ou uma agência digital para produzir a loja para você e por isso o valor de investimento é mais alto.

Como já disse, você não precisará pagar uma mensalidade para as plataformas open source o que faz com que esse alto investimento seja ótimo a longo prazo.

É importante lembrar que boa parte dos plugins que tornam sua loja virtual mais interativa também são pagos, por isso é importante fazer um levantamento financeiro de quanto custará tanto a produção do código como as extensões pagas que serão instaladas.

Falta de suporte e manutenção

Não importa qual opção você escolha, em algum momento haverá algum problema em sua loja virtual que necessitará da manutenção por parte de um profissional.

Nesse caso, as plataformas closed source levam vantagem sobre as open source, por você contar com o atendimento do suporte da plataforma.

Já nas plataformas open source, você terá que entrar em contato com uma agência especializada na plataforma que você utiliza para resolver o seu problema, ou seja, levará um pouco mais de tempo para que as coisas voltem a normalidade.

Apesar disso, algumas agências oferecem contrato de manutenção no qual elas se comprometem a cuidar de possíveis problemas que venham a ocorrer em sua loja virtual de modo rápido.

As maiores plataformas Open Source de Loja Virtual

Vamos falar um pouco sobre as maiores plataformas de loja virtual open source do mundo a começar pela plataforma que nós da VR SYS Agência Digital adotamos para criação de lojas virtuais: a Prestashop.

por que escolher uma plataforma de loja virtual open source imagem prestashop

Prestashop

A Prestashop é uma plataforma de loja virtual francesa presente em mais de 190 países e que conta com mais de 270.000 lojas virtuais operantes.

Entre os pontos positivos da Prestashop estão a leveza da plataforma que contribui para a velocidade de carregamento da loja, a grande quantidade de temas prontos para usar (4.500 temas) e a interface amigável ao usuário do painel do administrador.

O ponto negativo da Prestashop é que ela não é muito robusta para escalabilidade, sendo mais recomendada para lojas virtuais de pequeno e médio porte. Além disso, a maioria dos plugins de personalização são pagos no Prestashop.

por que escolher uma plataforma de loja virtual open source imagem magento

Magento

O Magento é a plataforma de loja virtual open source mais popular do mundo o que faz com a quantidade de plugins produzidos por profissionais e empresas seja muito alto.

A plataforma é bastante robusta para lojas virtuais de grande porte, permitindo um alto poder de customização que nenhuma plataforma dessa lista oferece.

Porém, o Magento não é recomendado para lojas virtuais que não possuem profissionais especialistas em programação, pois sua interface não é tão amigável para o usuário, além de existir muita reclamação em relação ao peso da plataforma que prejudica o seu carregamento.

por que escolher uma plataforma de loja virtual open source imagem open cart

Open Cart

Podemos dizer que o Open Cart é um meio termo entre Prestashop e Magento em termos de escalabilidade, sendo bastante recomendada para lojas virtuais de médio porte.

Assim como o Prestashop, o Open Cart é uma opção muito leve e fácil de usar, porém a maior parte dos plugins também são pagos.

A grande vantagem do Open Cart é que ela é a melhor plataforma dessa lista para criar você mesmo a sua loja virtual a partir de um template gratuito.

O problema é que essa facilidade faz com que muitas agências não utilizem o Open Cart, ou seja, será mais difícil encontrar uma empresa que ofereça criação de código e manutenção da sua loja virtual para essa plataforma.

por que escolher uma plataforma de loja virtual open source imagem oscommerce

OsCommerce

O OsCommerce é uma plataforma open source com mais de 8.000 plugins gratuitos para utilizar o que faz dela a melhor opção dessa lista quando o assunto é preço de plugins.

Ela é bastante recomendada para lojas virtuais de pequeno e médio porte. Ela é fácil de usar, caso você tenha conhecimentos básicos de desenvolvimento de código.

Infelizmente, o OsCommerce não possui uma boa fama quando o assunto é segurança, além de que é muito difícil encontrar agências que trabalhem com essa plataforma aqui no Brasil.

por que escolher uma plataforma de loja virtual open source imagem woocommerce

WooCommerce

Apesar de o WooCommerce não ser uma plataforma open source, ele figura nessa lista por que é um plugin muito utilizado no maior CMS de código aberto do mundo, o Wordpress.

Ao mesmo tempo em que o Wordpress é mais voltado para sites e blogs, ele também é um dos mais usados para e-commerce justamente por causa do plugin WooCommerce.

Assim como as plataformas open source, o plugin WooCommerce é gratuito e para quem já tem familiaridade com o painel administrativo do Wordpress é uma ótima escolha.

Porém se você nunca utilizou Wordpress e não tem a mínima ideia como funciona será necessário contratar uma agência para fazer as devidas instalações e manutenções.

Conclusão

Apesar do alto investimento que a criação do código de uma loja virtual demande, a longo prazo acaba sendo financeiramente mais rentável que uma plataforma de código fechado ou marketplace.

Como você pode ver todas as plataformas e plugins citados no post possuem pontos fortes e pontos fracos e cabe a você definir qual a melhor opção de acordo com suas necessidades e recursos.

Recomendamos também que você baixe nosso e-book gratuito 6 passos para criar sua loja virtual para conhecer outros fatores muito importantes de serem definidos antes de criar seu e-commerce.

Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.

por que escolher uma plataforma de loja virtual open source infografico

Gostou desse conteúdo? Ajude-nos compartilhando!


Posts Relacionados:


VR SYS Agência Digital - Todos Direitos Reservados © - 2019