Existem sites institucionais, lojas virtuais, marketplaces, redes sociais, blogs, fóruns, landing pages e outros.

E todos eles podem ser agrupados em duas categorias principais: sites dinâmicos e estáticos.

Ter o tipo certo de site é importante para não desperdiçar dinheiro ou ainda criar uma solução inadequada para suas necessidades.

Se você tem planos de criar um site em breve, então esse post esclarecerá as diferenças entre sites dinâmicos e estáticos.

Antes de mais nada, o que é um website?

Um website é um conjunto de arquivos de códigos, imagens, vídeos e fontes que simulam um espaço virtual nos computadores.

O termo "website" pode ser traduzido como "local de rede", ou seja, um espaço que pode ser acessado pela internet.

No início da internet, ainda não haviam muitos sites e ter um endereço web era algo que somente o governo, empresas grandes e especialistas na área podiam ter.

Porém, com a popularização da internet, ferramentas de criação de sites dinâmicos começaram a surgir, o que fez com que o número de sites crescesse.

Ferramentas como Wordpress, Joomla!, Magento, Prestashop e centenas de outras opções facilitaram muita o processo de criação.

Essas ferramentas são chamadas de CMS, e podem ser de código aberto ou fechado.

As ferramentas CMS de código aberto permitem que a comunidade crie plugins gratuitos ou pagos, além de você ter acesso ao código do site.

Já as ferramentas CMS de código fechado tem plugins próprios ou terceirizados, e geralmente você não tem acesso ao código do site.

Pesquisar por um CMS que te atenda bem é muito importante. Por isso sempre que for necessário contratar o desenvolvimento de um website veja com a agência quais são as ferramentas CMS utilizadas por ela.

O que é um site dinâmico?

Como o próprio nome sugere, um site dinâmico é aquele em que a forma como o site é entregue ao usuário pode mudar.

Para entender melhor, pense em uma loja virtual, na qual para comprar é necessário efetuar um cadastro.

A partir do momento em que você faz o login, algumas coisas na loja mudam. Por exemplo, áreas que antes não eram acessíveis agora são.

site estatico ou site dinamico qual e a melhor opcao img sites dinamicos

Um site dinâmico funciona da seguinte maneira:

  1. O usuário envia uma requisição de acesso ao servidor;
  2. O servidor consulta o banco de dados e o CMS utilizado para criação do site;
  3. O banco de dados e o CMS retornam as modificações na página;
  4. O servidor entrega a página modificada para o usuário.

A grande vantagem dos sites dinâmicos é que eles possibilitam recolher dados de clientes e utiliza-los para propor uma experiência mais completa.

Outra vantagem dos sites dinâmicos, é que fazer alterações costuma ser mais simples do que em sites estáticos, o que reduz o valor de manutenções.

Além disso, a gestão de conteúdo também é mais fácil. Ou seja, se você pretende ter um blog em seu site, é recomendado ter um site dinâmico.

Como as ferramentas de sites dinâmicos são muito populares e dão mais possibilidades, a quantidade de plugins são maiores também.

Os plugins são extensões pagas ou gratuitas que acrescentam uma nova funcionalidade ao site, podendo ser instaladas através do CMS.

Em compensação sites dinâmicos possuem um tempo de carregamento maior, o que pode afetar os posicionamentos nos mecanismos de buscas.

Além disso, um site dinâmico leva mais tempo para ser produzido, o que eleva também o preço do projeto.

O motivo pelo qual isso acontece é porque para criar um site dinâmico, é necessário trabalhar com o código do site, banco de dados e ainda com o CMS.

Como um site dinâmico recolhe dados importantes de usuários, também é recomendado ter uma rotina de backups para se proteger de possíveis erros.

Outro ponto negativo é que um site dinâmico exige mais da hospedagem por causa da quantidade de tarefas executadas.

Ou seja, talvez seja necessário investir em uma hospedagem melhor para oferecer uma boa experiência para quem acessa.

Veja agora algumas opções de CMS para criação de sites dinâmicos:

O que é um site estático?

Diferente de um site dinâmico, o site estático é entregue ao visitante da forma que ele é, com poucas possibilidades de mudanças.

Em um site estático não é possível criar um sistema de cadastro, como no exemplo dado antes da loja virtual

Isso acontece porque os sites estáticos trabalham da seguinte forma:

site estatico ou site dinamico qual e a melhor opcao img sites estaticos

  1. O usuário envia uma requisição de acesso ao servidor;
  2. O servidor entrega a página ao usuário.

Se você comparar o passo-a-passo de como ambos funcionam, verá que o número de etapas de um site estático é menor que o de um site dinâmico.

Existem duas formas de fazer um site estático: através de um CMS ou na “unha” como dizemos na agência.

Até a década passada, se você desejasse ter um site estático, era necessário contratar uma agência para desenvolver todo o código do site do zero.

Porém hoje, existem ferramentas CMS nas quais é possível criar sites estáticos de modo mais fácil.

Apesar do site ser estático, esses CMS permitem algumas funções de sites dinâmicos, como a rápida gestão de conteúdos.

A grande vantagem de um site dinâmico é que o preço para a produção é menor em relação aos dinâmicos.

Além disso, como os sites estáticos exigem menos da hospedagem, é possível utilizar planos mais baratos sem maiores problemas.

Os sites estáticos também possuem tempo de carregamento menor em relação aos dinâmicos. Isso ocorre por causa da menor quantidade de tarefas na requisição de acesso.

Por natureza, sites estáticos não precisam de uma rotina de backup, o que poupa tempo e dinheiro.

Caso o seu site estático seja feito na mão, qualquer manutenção ou alteração de conteúdo custará caro, visto que será necessário contratar uma agência web.

Agora se você utiliza um CMS de sites estáticos, isso torna-se mais fácil, porém a maioria deles não possuem tradução para o português ainda.

O ponto mais fraco de um site estático são as poucas possibilidades que ele oferece. Alguns CMS ainda trazem alguns plugins que acrescentam possibilidades, mas no geral as possibilidades são pequenas.

Veja agora algumas opções de CMS para criação de sites estáticos:

  • Netlify
    Next.js
    Jekyll
    Hugo
    Hexo

Conclusão - Site dinâmico ou estático?

Os sites estáticos geralmente são feitos como cartões de visitas para empresas, fornecendo informações de contato e apresentando produtos e serviços.

Nesse caso, vale mais a pena contratar uma agência que desenvolva sites estáticos ou fazer um site você mesmo com base em um

CMS utilizando templates prontos como base.

O grande problema de utilizar templates prontos é que muitas empresas também o utilizam, ou seja, o visual do seu site não será único ou exclusivo.

Agora caso você precisa ou deseja trabalhar com dados de usuários, um site dinâmico é a melhor opção.

O orçamento disponível também é algo a ser levado em conta. As vezes você precisa de um site dinâmico, mas não tem recursos para fazer um.

Existe a possibilidade ainda de você fazer um site estático e depois migrar o código para um CMS de sites dinâmicos, fazendo com que o seu site tenha mais possibilidades.

Na verdade, esse caminho é natural durante o crescimento da empresa, visto que necessitarão cada vez mais de inovação e soluções mais completas.

Por isso, nós da VR SYS Agência Digital optamos por desenvolver sites dinâmicos. Desse modo acompanhamos essa evolução e ofertamos mais possibilidades aos nossos clientes.

Abaixo você confere nossa postagem como infográfico.

site estatico ou site dinamico qual e a melhor opcao infografico